PENDÊNCIAS
Audiência Pública vai tratar dos novos modelos carcerários.
Acontecerá daqui a pouco, às 18h30, na sede da Comarca de Pendências a primeira Audiência Pública no Método APAC, que trata dos novos modelos carcerários. A iniciativa é do Presidente dos Novos Rumos na Execução Penal e APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados).
Presença do Presidente do Programa "Novos Rumos na Execução Penal", desembargador Francisco Saraiva Dantas Sobrinho e do Presidente da APAC - Macau), Pastor Francisco Joaquim, além de autoridades, vereadores das cidades de Alto do Rodrigues e Pendências, entre outras autoridades.
A metodologia APAC foi criada em Minas Gerais e contabiliza o percentual positivo de ressocialização em 90% dos presos, ao contrário do método carcerário atual, que reintegra à sociedade apenas 10% dos apenados.
A diferença entre as duas modalidades de ressocialização está no fato de que, na Apac, os próprios presos são responsáveis pela sua recuperação e recebem assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica, prestadas pela comunidade.
A segurança e a disciplina do presídio são feitas com a colaboração dos recuperandos, tendo, como suporte, funcionários, voluntários e diretores das entidades, sem a presença de policiais e agentes penitenciários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário