ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
Trabalho infantil no RN ainda é preocupante
No Rio Grande do Norte os números no trabalho infantil ainda são preocupantes, embora em 2008 o Estado tenha sido considerado uma referência no combate ao trabalho de crianças e adolescentes. O alerta foi feito pelo deputado Hermano Morais-PMDB, nesta quarta feira, dia 8.
Segundo ele, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –IBGE, mostram que o trabalho infantil aumentou nos últimos cinco anos, saltando de 12,59% em 2002 para 15,01% em 2007.
O Trabalho Infantil é o trabalho executado por crianças e adolescentes com menos de 16 anos – salvo na condição de aprendiz, com registro em carteira e a partir dos 14 anos – no setor formal ou informal.
“Pais de famílias, muitas vezes por ignorância, não permitem que os filhos freqüentem as escolas. O Rio Grande do Norte é precursor na criação dos fóruns de combate ao trabalho infantil no país.
A partir disso a sociedade despertou para a necessidade de se implantar órgãos específicos para o combate à exploração da mão-de-obra de crianças. No entanto, o trabalho infantil cresce na informalidade”.
O deputado Hermano disse que se não houver mobilizações para se educar a sociedade e os pais que colocam seus filhos para trabalhar, dificilmente a situação de jovens e crianças que trabalham mudará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário