ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Jácome lembra o Dia Nacional de Combate ao Câncer e defende ações preventivas
A necessidade de ações preventivas contra o câncer, em medidas tomadas pela classe médica e também pela população em geral, foram o tema central do pronunciamento do deputado Antônio Jácome (PMN), lembrando o Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27 passado.
O deputado citou hoje (29) dados do Ministério da Saúde, como a morte de mais de 100 mil brasileiros por ano, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares, que ainda é a principal causa de morte no país.
“A cada ano mais de 500 mil novos casos de câncer serão diagnosticados no Brasil. E a gente sabe que a grande maioria desses tipos de câncer podem ser totalmente preveníveis se a classe médica e a população em geral tiverem os cuidados necessários”, disse o deputado.
Jácome, que é médico, citou estatísticas que apontam que até o final desse ano, serão registrados no País cerca de 305 mil novos casos de câncer. Ao todo, 117 mil pessoas vão morrer vítimas da doença. O câncer de mama ocupa o primeiro lugar no ranking, com 31.590 casos. Em seguida vem o câncer de estômago, com 22.330, e o de pulmão fica em terceiro lugar, com 20.835 ocorrências. “O campeão de casos de óbito, o câncer de pulmão, está diretamente associado ao uso do fumo e da bebida e precisamos de ações preventivas”, alertou o deputado
Poti diz que governo precisa ser rápido
com as obras de acesso ao aeroporto
O deputado Poti Júnior-PMDB disse esta manhã que agora, com a concessão ao consórcio Inframerica, assinada ontem pela presidente Dilma Rousseff, é preciso que o governo do Estado aja rápido na execução das obras de acesso ao aeroporto internacional de São Gonçalo do Amarante.
O parlamentar que sempre defendeu a construção do aeroporto, desde o tempo em que era prefeito daquele município da região metropolitana da capital, destacou a visita da Presidente da República e disse que “agora o sonho está se tornando realidade e o Rio Grande do Norte vai ser a porta de entrada para a Europa e Estados Unidos”.
Poti disse ainda que está apresentando emendas ao Orçamento Geral do Estado com a colocação de recursos para a construção de quatro pontes sobre os rios Potengi e Golandim, dentro das obras de acesso. “È preciso que o governo inicie logo as obras de acesso ao aeroporto, que agora vai tomar um novo ritmo com a assinatura da concessão”, disse.
Ele destacou ainda o discurso da Presidente Dilma Rousseff que enalteceu a união da classe política do Rio Grande do Norte em torno da obra que vai ser um marco no desenvolvimento do Estado.
Poti foi aparteado pelos deputados Vivaldo Costa, Leonardo Nogueira, George Soares, Gustavo Carvalho, Gesane Marinho, Ricardo Motta, Gustavo Fernandes e Márcia Maia, todos eles manifestando solidariedade ao colega e destacando a união dos políticos em torno do empreendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário