MENSAGEM NATALINA
sábado, 24 de dezembro de 2011
Também queremos agradecer por estar sempre nos acessando, ao irmão de Dr Assis, o amigão de todos, Jaime Veira. Jaiminho, como é chamado pelo mais próximos, está sempre ligado no nosso blog, mas Jaime deve tudo que sabe de informática, a grande neta, Fernandinha. Para todos da família de Dr. Assis e Jaime, o nosso muito obrigado e feliz 2012
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
GUAMARÉ
Prefeito Auricélio inaugura restaurante popular e no final da tarde entrega o cargo para Lula.
Hoje pela manhã, o governo de Auricélio Teixeira, inaugurou o novo restaurante popular que servirá ao preço de um real, comida de boa qualidade, acompanhada por nutricionistas. O restaurante tem capacidade atender 700 pessoas por dia e está localizado no distrito de Baixa do Meio.
Hoje a tarde, tomará posse, já como novo prefeito, o presidente da Câmara Municipal, Emilson de Borba. Lula, como é conhecido, ficará no poder por 30 dias. O prefeito Auricelio não poderá participar, pois precisa fazer uma bateria de exames de rotina. A transmissão de cargo ficará por conta da Mesa Diretora da Casa Legislativa.
BRASIL
Serra Pelada voltará a funcionar
Serra Pelada (PA) - Quase 20 anos depois de o governo fechar aquela que foi a maior mina de ouro a céu aberto do mundo, a exploração de Serra Pelada, no Pará, será agora toda mecanizada. A empresa de mineração canadense Colossus Minerals Inc., associada à Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), conquistou a permissão para explorar a área.
Os primeiros levantamentos feitos em uma parte do terreno de 100 hectares com permissão para ser explorada indicou a presença de, pelo menos, 50 toneladas do metal. Esse número deve ser atualizado pela empresa em janeiro, e a expectativa dos ex-garimpeiros é que o volume seja bem maior, já que a própria mineradora informou que o potencial de novas descobertas na propriedade é elevado.
"É basicamente ouro amarelo, paládio - que é um ouro branco -, prata e platina. Sendo que a incidência menor é de platina, mas, em compensação, o preço é dobrado em relação ao preço do ouro", explicou Antônio Ferreira Milhomem, diretor da cooperativa.
A antiga mina, que na década de 1980, foi alvo da maior corrida a metais preciosos da história da América Latina, chegou a ser conhecida como “formigueiro humano”, com mais de 80 mil garimpeiros trabalhando ao mesmo tempo. O ouro retirado deveria ser vendido exclusivamente à Caixa Econômica Federal. Na época, foram extraídas cerca de 40 toneladas do metal precioso, sem contar o que foi vendido clandestinamente. O grande buraco que os trabalhadores cavaram é hoje um lago com mais de 100 metros de profundidade.
Após 20 anos de espera, ex-garimpeiros esperam que ouro finalmente melhore sua vida
Quando o garimpo de Serra Pelada foi fechado definitivamente pelo governo federal em 1992, milhares de garimpeiros ficaram sem rumo. A maioria voltou para as suas cidades de origem, outros, chamados de “teimosos”, continuaram na região, vivendo de bicos ou do que tinham juntado.
Todos, porém, com a esperança de um dia se beneficiar do ouro que ainda permanece inexplorado no subsolo. No ano que vem, duas décadas depois, a esperança vai se tornar realidade para quase 40 mil deles que, associados a uma cooperativa de garimpeiros, terão participação de 25% no lucro da mineração que começará.
Alguns garimpeiros ainda não sabem como acessarão a parte a que têm direito. O mais provável é que ações equivalentes a 25% dos lucros do que será extraído sejam repartidas igualmente entre os trabalhadores, mas para isso é necessário que a multinacional apresente o último levantamento do potencial de exploração, o que deve ocorrer em janeiro.
A certeza que ninguém esconde, no entanto, é que ainda há muito ouro a ser retirado, e dessa vez sem os riscos que enfrentaram na década de 1980, quando dezenas morreram na mina devido às condições precárias de trabalho
IPANGUAÇU
Mensagem do prefeito Leonardo ao município, festejando 63 anos.
Amigas e amigos ipanguaçuenses. Nesta data especial, em que comemoramos os 63 anos da emancipação política de nosso município, parabenizo cada filho de Ipanguaçu, de nascimento ou por opção, que ama e se preocupa com a nossa terra.
Ipanguaçu é uma terra de pessoas batalhadoras, que acreditam nos seus sonhos e que tem perseverança para realizá-los. Nestes últimos anos, temos trabalhado para realizar antigos anseios da população, investindo pesado em saúde, educação, assistência social, obras, cultura, enfim, em qualidade de vida. Valorizando o nosso povo. O resultado é que hoje Ipanguaçu é, sem dúvida, um lugar melhor para se viver.
Parabéns, Ipanguaçu. Que continuemos todos crescendo juntos, pois, assim, somos mais fortes.
ALTO DO RODRIGUES
Eider Medeiros tenta escapar de saia justa
Vendo sua mentira sair do controle e sem saber como explicar a opinião pública sobre acusação que fez aos vereadores de oposição, o prefeito de Alto do Rodrigues Eider Medeiros (PMDB), agora se agarrou na desculpa rídicula que a Presidente Dilma Rousseff (PT), resolveu o problema criado por ele e o secretário de comunicação Assis Medeiros, e que somente agora, o saneamento será liberado.
Posando de amigo de infância, na foto ao lado da Presidenta, durante a visita que fez a São Gonçalo do Amarante, o prefeito Eider Medeiros tenta transparecer uma intimidade que definitivamente se percebe não ter. Enquanto que o prefeito abraça a Presidenta Dilma e sorrí, com o olhar fixo para a câmera, a Presidenta Dilma segura o título de cidadã Sãogonçalense e o ignora, olhando em outra direção. Mostrando claramente a falta de sintonia.
Além disso, não entra na cabeça de ninguém que num encontro apressado, onde a Presidenta Dilma desceu no seu avião na pista de pouso de São Gonçalo do Amarante e de lá mesmo seguiu de volta para Brasília, reservou um audiência exclusiva para ouvir aos pleitos do prefeito Eider Medeiros de Alto do Rodrigues.
De qualquer forma o prefeito não podería mais segurar o reinicio da obra, pois o recursos já estavam liberados na Caixa Econômica Federal e caso fosse insistido com a farsa, a cidade podería até mesmo perder o dinheiro, devido a tanta demora com o inicio da obra
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
ALTO DO RODRIGUES
Pesquisa mostra insatisfação com a gestão "fazendo acontecer" de Eider Medeiros.
A pesquisa de opinião pública TELEDATA, encomendada pela Rádio Princesa do Vale, confirma o que todos que convivem e moram em Alto do Rodrigues já sabem.
A gestão fazendo acontecer do prefeito Eider Assis de Medeiros (PMDB), continua sem agradar a maioria da população.
De nada adiantou distribuir nos últimos meses, cestas básicas, garrafões de água e até mesmo tentar colocar as pessoas contra os vereadores de oposição, jogando a responsabilidade pelo atraso no inicio do saneamento básico.
Na pesquisa, a população DESAPROVA sua gestão e ainda o coloca em 2º lugar, bem atrás do ex-prefeito Abelardo Rodrigues, que mesmo com participação política há muitos anos, teoricamente acumulando desgaste natural de quem já administrou o município 4 vezes, foi citado no item rejeição, por pouco mais de 10% dos entrevistados.
Enquanto que o prefeito Eider Medeiros (PMDB), com toda estrutura governamental, trabalhando em seu favor e massificando o seu nome junto a população como candidato a reeleição, foi citado por 32,94% como o mais rejeitado.
Esse é mais um item curioso e que chama atenção, quando levamos em conta toda divulgação feita há 3 anos, pelo prefeito Eider Medeiros nos meios de comunicação do Estado e na rádio de sua propriedade, onde costumeiramente divulga suas promessas de campanha, como a agência do Banco do Brasil, saneamento básico, escola de ensino profissionalizante, creches de tempo integral, dique de contenção de águas, entre muitas promessas, que caminham há passos de tartaruga e outras que ainda se quer saíram do papel e que o prefeito promete para mais adiante, caso conquiste um 2º mandato.
Daqui há exatos 10 DIAS, a gestão fazendo acontecer começa sua contagem regressiva, entrando no seu último ano de governo e pelo jeito saindo sem deixar saudades da maioria da população altorodriguense.
Com esse resultado e ainda que pese, a dificuldade que o prefeito Eider Medeiros (PMDB), terá que enfrentar para registrar sua candidatura a reeleição, depois de ter suas contas de 2009 - REPROVADAS pela Câmara Municipal, é melhor colocar as barbas de molho e pensar no plano B. Pois sua situação a cada dia se complica.
VALE DO AÇU
TCE anuncia intensificação de fiscalização por sobre recursos de royalties do petróleo
O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte, TCE/RN, sediado em Natal, vai intensificar e fortalecer a fiscalização das prefeituras que recebem volume mais elevado de recursos, como é o caso dos municípios contemplados com os recursos dos royalties da Petrobras, sem que se possa ter melhorias em áreas como saúde, educação, saneamento básico e outras.
A informação está sendo prestada pela assessoria de comunicação do Tribunal. Grande parte das cidades potiguares que são mensalmente contempladas com a transferência de recursos de royalties encontra-se localizada na região do Vale do Açu.
De acordo com o presidente da Primeira Câmara de Contas do Tribunal, Carlos Thompson, a entidade fará um planejamento procurando viabilizar um cronograma de inspeções priorizando os municípios considerados mais problemáticos.
Ele adiantou que o órgão cobrará explicações dos prefeitos sobre como estão sendo aplicados os recursos provenientes dos royalties. A informação da Primeira Câmara foi dada em consequência do pronunciamento do conselheiro em exercício, auditor Cláudio Emerenciano, citando notícias veiculadas em jornais locais dando conta que aumento de recursos não significa, necessariamente, desenvolvimento do município, citando como exemplo o caso de Guamaré.
O conselheiro apelou ao TCE um acompanhamento mais de perto da aplicação desses recursos. Cláudio Emerenciano lembrou que há uma verdadeira situação de descontrole do orçamento em alguns municípios.
O procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, Luciano Costa Ramos, lembrou que, com a nova Lei Orgânica, o TCE vai poder contar com o instrumento da auditoria governamental, permitindo análises mais específicas em municípios considerados complexos, observando a correspondência entre o aumento de recursos e o Índice de Desenvolvimento Humano.
O procurador registrou que estas preocupações estão na agenda dos Tribunais de Contas de todo o país. Este ano, foram realizadas inspeções extraordinárias em 30 municípios, cujos relatórios estão sendo finalizados pela equipe técnica para apreciação em plenário.
ALTO DO RODRIGUES
E
X
C
L
U
S
I
V
O
Abelardo "atropela" Eider (denovo).
Freguês antigo em derrota para Abelardo, Eider amarga péssimos índices. O prefeito municipal Eider Assis de Medeiros só ganha mesmo para a Abelardo, quando o assunto é REJEIÇÃO.
Veja os números da pesquisa TELEDATA, que foi encomendada pela Rádio Princesa. A pesquisa foi realizada no dia 18 desse mês e ouviu 252 pessoas nos bairros do Centro, Guarita, Cohab, Novo Horizonte, São Francisco, Chico Gerente, Santa Rosa, Alto Alegre e Carcará. Nos distritos, a equipe da TELEDATA entrevistou moradores de Tabatinga, Ponciana, Estreito, São José, Gajé, Tabuleiro Alto e Barrocas.
O Sr(a) aprova ou desaprova a forma como o prefeito EIDER vem administrando ALTO DO RODRIGUES?
Aprova 38,49
Desaprova 50,79
Ns/Nr 10,71
Em quem o Sr(a) votaria para PREFEITO se a eleição fosse hoje?
- ESPONTÂNEA - CANDIDATO %
Abelardo Rodrigues 40,48
Eider Medeiros 23,81
Oliveira 2,38
Indecisos 0,79
Ns/Nr 32,54
Em qual desses candidatos o Sr(a) votaria para PREFEITO se a eleição fosse hoje?
- ESTIMULADA - CANDIDATO %
Abelardo Rodrigues 48,02
Eider Medeiros 26,98
Oliveira 5,56
Indecisos 9,52
Brancos/Nulos 4,37
Ns/Nr 5,56
Em qual desses candidatos o Sr(a) não votaria de forma alguma para PREFEITO se a eleição fosse hoje?
- REJEIÇÃO - CANDIDATO %
Abelardo Rodrigues 13,49
Eider Medeiros 32,94
Oliveira 15,48
Ns/Nr 38,10
Na opinião do Sr(a) quem terá mais chance de ganhar a eleição para PREFEITO em 2012?
- ESTIMULADA - CANDIDATO %
Abelardo Rodrigues 50,40
Eider Medeiros 28,17
Oliveira 3,57
Ns/Nr 17,86
Na opinião do Sr(a) qual é a maior liderança política do município?
ESPONTÂNEA - LIDER
Abelardo Rodrigues 31,75
Eider Medeiros 17,85
Antonio José 2,38
Cabral 0,79
Oliveira 0,40
Me 0,40
Neguinho 0,40
Nixon 0,40
Zé Pedro 0,40
Ns/Nr 45,24
Fonte: Registrando
ALTO DO RODRIGUES
Esclarecendo aos nossos leitores
1) Divulgamos na segunda-feira que as contas do prefeito Ivan Padilha, prefeito de Pendências, seriam julgadas amanhã. Quanto a esse assunto, esclarecemos o seguintes. As contas primeiramente, seriam lidas, o prefeito Ivan Padilha teria 15 dias para se defender e só depois disso, os vereadores colocariam em votação. De acordo com a assessoria, o assunto do julgamento das contas não entrará na pauta de amanhã, ficando para 2012.
2) A publicação logo abaixo, do site de Thaisa Galvão, foi postado ontem e está disponível na segunda página do site.
Tem pesquisa na área e o resultado sai hoje.
ALTO DO RODRIGUES
Recordista no repasse de royalties em dezembro, Alto do Rodrigues na mira do TCE
Já que o Tribunal de Contas do Estado está disposto a investigar os municípios ricos em royalties de petróleo, mas pobres em serviços essenciais como saúde, educação e saneamento, eis um dado que vale ser considerado:
Nesta segunda-feira o município de Alto do Rodrigues superou todos os recordes de arrecadação de royalties em toda sua história, ao receber de uma só vez, e isso equivalente somente a dezembro, o valor de R$ 3.635.863,38.
Mais do que Guamaré, Macau e Mossoró.
Detalhe: a atual gestão ainda não conseguiu inaugurar nenhuma obra feita com 100% de recursos próprios.
O repasse de dezembro bateu recorde, mas vale salientar que a média mensal dos últimos 3 anos é de 3 milhões e meio de reais.
Fonte: www.thaisagalvao.com.br
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
ALTO DO RODRIGUES
Carta aberta de um (a) funcionário (a) consciente.
Prezado Diretor(a) deste blog,
Sou funcionário (a) público (a) da Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues, e gostaria que, se possível esta carta fosse publicada com intuito de tentar, esclarecer de forma simples e objetiva como o gestor do nosso município está tratando os funcionários públicos, e, em especial os professores.
Com relação à educação, devemos ter consciência que estamos terminando o ano e o senhor Prefeito Municipal nada de aumento deu para esta categoria. Mas os professores estão com um déficit salarial que varia de R$ 1.200,00 a 1.800,00 reais, pois este mesmo gestor, só concedeu o reajuste do piso salarial no de 2009, no mês de maio, ficando assim pendente de aumento os meses de: janeiro, fevereiro, março e abril.
E no ano de 2010, este mesmo gestor apenas reajustou o salário da categoria de acordo com o piso, no mês de março, ficando com déficit os meses de janeiro e fevereiro, e no somatório dos prejuízos se acumulam os valores mencionados acima.
Quanto às demais categorias, ouvi falar que a direção do sindicato havia enviado ofício ao senhor Prefeito para juntos tentarem resolver alguns problemas, e entre os principais, estava a implantação do plano de cargos e carreiras dos servidores públicos municipais, onde também ouvi falar que neste plano, todas as categorias de servidores seriam contemplados.
Mas como diz o ditado: “quando a esmola quando é grande o cedo desconfia”, o senhor gestor agendou com a Direção do sindicato para uma reunião no mesmo dia, o que não foi possível, pois segundo ouvi falar, a Presidente do Sindicato não aceitou, pois não houve tempo suficiente para contactar com os demais da Direção do referido Sindicato, sendo a referida reunião reaprazada pelo próprio Gestor para o dia seguinte.
Mas, segundo comentários de rua, quando uma comissão representando o Sindicato compareceu para a referida reunião, foi dito lá que o Senhor Gestor havia viajado para Natal, mas a mesma comissão foi recepcionada pelas pessoas de: Raquel (Secretária de Educação), Renan (Chefe de Gabinete) e César (Contador).
Desta forma, da pauta anteriormente informada no ofício nada foi resolvido, pois o contador apenas deu explicações sobre o orçamento, e quando era abordado pelos assuntos da pauta, ela apenas respondia que não tinha competência para tais informações, mas sim o Gestor Municipal.
Com isso, como a citada reunião em nada adiantou, pois pelo que eu ouvi falar, o que na verdade o contador, juntamente com as pessoas da Secretária e o chefe de Gabinete queriam era que o sindicato funcionasse como facilitador para que os vereadores aprovassem o orçamento do senhor Gestor para o exercício de 2012.
Assim, estamos na eminência de passar mais um ano sem aumento, pois qualquer pessoa sabe que as despesas púbicas tem que orçada num ano para exercício no ano seguinte, e o que é pior: o valor previsto de aumento para a secretaria de comunicação (cujo secretário é o irmão do prefeito) é, relativamente maior do que o previsto para a pasta de educação, como isso resta claro que o senhor Gestor não tem nenhum interesse em contribuir com a educação da sua cidade.
Desta forma, lanço o meu protesto para com o gestor municipal e ao mesmo tempo, conclamo a todos os servidores para que façamos um manifesto em repúdio a esta administração que só está DESFAZENDO ACONTECER, ou seja, é lamentável que a categoria dos professores seja desrespeitada como está sendo, mas o que há de se esperar de uma pessoa de pouco conhecimento e nenhuma habilidade para com a gestão pública.
Para comprovar o alegado, segue abaixo algumas informações, a título de esclarecimento, aí sim, os servidores verão se eu estou falando a verdade ou não.
Transparência nos Municípios - Alto do Rodrigues (RN)
Em Destaque
Painel
Repasses do Governo Federal para o município em outubro de 2011: R$ 1.219.356,62
Repasses do Governo Federal para o município acumulado em 2011: R$ 14.121.627,13
Cadastro de Convênios
Recursos Recebidos do Governo Federal em 2011
Recursos Recebidos por Área (R$)
Encargos Especiais ---------------- 10.317.108,44 | ||
Saúde ------------------------------- 1.876.253,66 | ||
Assistência Social------------------ 1.430.192,95 | ||
Educação---------------------------- 358.072,08 | ||
Comércio e Serviços---------------- 140.000,00 |
Recursos Recebidos por Ação (R$) | ||
FPM - CF art. 159 ---------------------- 4.871.813,46 | ||
Royalties--------------------------------- 3.342.868,27 | ||
FUNDEB------------------------- 1.809.721,17 | ||
Implantação e Melhoria de Sistemas Públicos de Esgotamento Sanitário em Municípios de até 50.000 Habitantes, Exclusive de Regiões Metropolitanas ou Regiões Integradas de Desenvolvimento Econômico (RIDE) R$ 988.511,54 | ||
PAB Variável - PSF ------------------------ 635.700,00 | ||
Recursos Pagos Direto ao Cidadão (R$) | ||
Bolsa Família ---------------------------- 1.399.209,00 | ||
Transferência de Renda - PETI --------- 425,00 |
Dados extraídos do sítio do portal da transparência do Governo Federal no dia 18 de dezembro de 2011 às 22h45min.
Agora, se depois destas informações nós funcionários públicos municipais acharmos que devemos aceitar a maneira como estamos sendo tratados, tudo bem, mas se por outro lado nós percebermos que precisamos fazer algo para tentarmos mudar este quadro desastroso que está se escrevendo mais uma vez, que façamos reuniões por categoria e juntos busquemos o sindicato para que só assim nós possamos ter mais força para reivindicarmos aquilo que merecemos.
Assinado,
Um(a) Funcionário(a) consciente que acredita que com luta e união é possível se encontrar uma solução.
NOVIDADE
Bridgestone apresenta pneu que não utiliza ar
De Tókio, no Japão, a empresa anunciou o desenvolvimento de um pneu conceito, que dispensa o uso de ar e que pode ser uma alternativa viável e ecologicamente correta aos pneus tradicionais no futuro.
Apresentada durante a 42ª edição do Tokyo Motor Show, salão do automóvel japonês, a novidade vem ao encontro da Missão Ambiental da Bridgestone, que visa contribuir com uma sociedade mais sustentável, com ênfase em três pilares principais: a preservação do meio-ambiente, a conservação dos recursos naturais e a redução de emissões de carbono. Para apoiar sua missão, a empresa trabalha em vários projetos como o do pneu sem ar, com o objetivo de colaborar com um meio ambiente mais saudável para as presentes e futuras gerações.
Os pneus sem ar geram um menor impacto para o meio ambiente em relação aos tradicionais, mas os protótipos deste tipo desenvolvidos anteriormente eram inviáveis para a produção em larga escala. Por isso desenvolveu esta tecnologia com o objetivo de implementá-la na prática.
Características especiais da tecnologia do pneu sem ar
Com uma estrutura flexível única que se estende ao longo do interior dos pneus e que suporta todo o peso do veículo, não há necessidade de calibrá-los periodicamente, o que significa que exigem menos manutenção. Ao mesmo tempo, a preocupação com perfurações é eliminada.
Com uma estrutura flexível única que se estende ao longo do interior dos pneus e que suporta todo o peso do veículo, não há necessidade de calibrá-los periodicamente, o que significa que exigem menos manutenção. Ao mesmo tempo, a preocupação com perfurações é eliminada.
Além disso, a estrutura interna é produzida a partir de resinas termoplásticas reutilizáveis[i], e assim como a borracha da banda de rodagem, estes são materiais 100 por cento recicláveis. Como resultado, os pneus estabelecem um novo padrão em termos de compatibilidade ambiental, segurança e conforto.
A empresa busca este desenvolvimento tecnológico com o objetivo de alcançar um processo que maximiza o uso cíclico de recursos, transformando os pneus usados em pneus novos por meio de materiais recicláveis.
E busca este desenvolvimento tecnológico com o objetivo de alcançar um processo que maximize proativamente o uso cíclico de recursos dos pneus usados para pneus novos, utilizando materiais recicláveis.
Fonte: Bridgestone Assessoria, foto divulgação
JONNY CHEGOU.
Hoje acontecerá a inauguração da nova mania do Brasil. Jonny Motos chega no Alto do Rodrigues, através da empresa Pelota Moto Peças. A solenidade será logo mais, às 19h.
Assinar:
Postagens (Atom)