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quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

COMÉRCIO

Empresas do RN fazem negócios na FIT, em São Paulo


As marcas Aire, Daya e New Kin participam da Feira Internacional do Setor Infanto/Juvenil e Bebê (FIT), que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, com estandes próprios. As empresas estão otimistas com as vendas já realizadas.

De olho no segmento de moda infanto-juvenil do Brasil, as empresas potiguares Aire, Daya e New Kin participam da Feira Internacional do Setor Infanto/Juvenil e Bebê (FIT), que termina nesta quarta-feira (18), em São Paulo, no Expo Center Norte. 

As empresas fazem parte do projeto Natal Pensando Moda, uma idealização do Sebrae no Rio Grande do Norte em parceria com o Sistema Fiern/Senai e pensam em ampliar a participação no setor que ocupa uma fatia de quase 15% do mercado de vestuário no Brasil, movimentando cerca de US$ 4,5 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT).

Apoiadas pelo Sebrae, as três marcas estão com estandes montados no evento, que há 19 anos é conhecido internacionalmente como o mais importante do setor infanto-juvenil e bebê na América Latina pela grandeza e importância das marcas expositoras. 

A feira, que começou no domingo, a feira antecipa as novidades e tendências para as próximas estações. Por isso, as empresas do Rio Grande do Norte levaram a São Paulo coleções exclusivas para a moda outono/inverno desenvolvidas a partir do tema ‘Desbravando Terras Potiguares’, proposto pelo Natal Pensando Moda.

Antes mesmo do encerramento, as marcas Aire, Daya e New Kin avaliaram como positiva a participação na primeira edição do ano da FIT por terem apresentado peças diferenciadas, criadas com conceito e identidade cultural, aparada em elementos regionais, ao público visitante. Um diferencial, já que o País produz aproximadamente um bilhão de peças infantis todos os anos, a maior parte (70%) vendidas para meninas.

“A feira é sempre um bom momento para mostrar nosso trabalho ao Brasil e o mundo. Por incrível que pareça, aqui, conseguimos fechar parceria com uma empresa paraibana interessada na nossa produção. Apesar de estarmos próximos, é na FIT que fechamos negócios”, diz a empresária Graça Rodrigues, proprietária da marca Daya.

A grife reflete bem o desempenho das empresas potiguares participante do Natal Pensando Moda no evento. Somente nos três primeiros dias da feira, a Daya conseguiu fechar 32 pedidos. Isso representa uma demanda de 4.800 peças que serão distribuídas para várias partes do Brasil. Para isso, conta com uma linha de produção capaz de confeccionar 30 mil peças por mês.

A marca levou uma coleção Contrastes do RN, que reúne jeans e tecidos, 60% desses últimos com estamparias exclusivas desenvolvida com elementos na natureza do Rio Grande do Norte. “A coleção foi bem aceita e conseguimos ampliar a nossa carteira de novos clientes, além de reforçar o contato com os antigos”, revela Graça Rodrigues, estimando um crescimento de até 15% neste ano.

“O Sebrae, através do projeto, conseguiu viabilizar a participação dessas empresas na FIT em três estandes diferentes. A feira é importante para o setor e exigente em termos de participação, pois há uma seleção criteriosa das empresas expositoras. 

Isso prova o nível de maturidade e, principalmente, de qualidade que as marcas atendidas pelo Natal Pensando Moda conquistaram”, analisa Auxiliadora Sales, gerente da Unidade de Desenvolvimento da Indústria do Sebrae-RN, unidade a qual está vinculado o projeto Natal Pensando Moda.

Daqui a pouco a receita dos royalties do Alto do Rodrigues.

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