ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Ainda hoje:
Abelardo Rodrigues e comitiva participam da inauguração de parque eólico junto com a governadora.
“Temos um novo modelo energético”, disse Ricardo Motta sobre novos parques eólicos
Ao prestigiar hoje (2) a inauguração dos dois novos parques eólicos do RN, Miassaba 2 e Aratuá 1, em Guamaré, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, destacou o novo modelo energético que está sendo posto em prática na economia do Estado: “Aqui no Rio Grande do Norte temos um novo modelo energético, com a compra se dando diretamente entre o produtor e o consumidor. O nosso Estado está no caminho certo do desenvolvimento”, disse o presidente da Assembleia Legislativa.
Ricardo Motta frisou que o parlamento está totalmente antenado com a agenda do RN: “Estamos presentes neste momento e, em maio, por sugestão nossa, e em parceria com a União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), vamos realizar a conferência nacional aqui em Natal exatamente sobre energias renováveis. Nós que fazemos a Assembleia Legislativa, vemos com muito entusiasmo a inauguração de mais esses dois parques eólicos no RN, que juntos, vão gerar energia para atender a demanda de uma cidade com 200 mil habitantes”, disse.
Além do presidente da Assembleia e da governadora Rosalba Ciarlini, a inauguração contou com a presença do deputado Vivaldo Costa, do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, do diretor geral do Idema, Gustavo Szilagyi, do presidente da Bioenergy, Sergio Marques e do líder de negócios da GE, Jean Claude Robert, do prefeito em exercício de Guamaré, Edmilson Borba cunha, além de diversos empresários e políticos da região.
A governadora Rosalba Ciarlini afirmou que o Estado tem 35% da energia eólica autorizada no País: “São mais de oitenta parques. Sessenta em fase de implantação e dezoito em funcionamento. Temos um longo caminho a percorrer. Fico feliz em saber que este é o primeiro parque da América Latina a utilizar equipamentos GE”, disse Rosalba, que fez um pedido a Jean Claude, para que transmita aos diretores internacionais da GE a expectativa de que será ainda melhor quando a empresa puder produzir seus equipamentos em solo potiguar e garantiu que, para isso, terão incentivos e todo o apoio do governo.
“Para nós esse é o momento da realização de um sonho. Este ano a Bionergy completa dez anos e a inauguração de Miassaba 2 e Aratuá 1 é um marco institucionalizado. Temos orgulho em fazer esse empreendimento no RN. Conseguimos com o apoio institucional do governo e isso realmente nos traz muita satisfação. Não são todos os estados em que encontramos esse ambiente de apoio e de tranqüilidade para investir”, disse Sérgio Marques.
De acordo com o governo, o investimento no setor eólico no Rio Grande do Norte, até o ano de 2014, será da ordem de R$11,2 bilhões. Contabilizados os resultados do último leilão, realizado dia 20 de dezembro de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário