CURIOSIDADE
O que aconteceria se um meteoro atingisse a Lua?
Bem, já vi muitas matérias sobre o que aconteceria se um grande meteoro atingisse a Terra, com grandes terremotos, tsunamis, destruição etc. Enfim, todo aquele apocalipse de sempre.
Mas, recentemente o meteoro 2005 YU55 passou “raspando” pela Terra, a uma distância menor do que a da Lua, e me veio a questão: e se esse meteoro atingisse a LUA? O que aconteceria, hein?
Oráculoogle? O trocadilho é tão difícil que mal dá para pronunciar… E “todo aquele apocalipse de sempre”? Se você tivesse passado por um fim do mundo não falaria assim, moço. Mas vamos lá porque a pergunta é boa. Mas o resultado, bem, seria um tanto insosso.
A Lua ganharia apenas mais uma cratera em sua celulitada superfície. A cada 100 mil anos, mais ou menos, um meteoroide – astro que, ao entrar em contato com a atmosfera de um planeta, dá origem a um meteoro – choca-se com a Terra ou com a Lua. E o resultado não é nada além de uma grande depressão no solo (aka buraco).
Solicitei uma ajuda à professora Maria Elizabeth Zucolotto, pesquisadora do Museu Nacional da UFRJ, e ela prontamente atendeu. Se o 2005 YU55 tivesse atingido a Lua, o resultado seria uma cratera de 10 a 30 quilômetros de diâmetro. Grande, claro, mas não o suficiente para causar maiores danos. Ela explica que todas as crateras da Lua são resultado de colisões com asteroides.
Quando ocorre o choque, o material, se não for atraído pela força da atração lunar, é ejetado e entra novamente em órbita. Por maior que pareça o acidente, Maria Elizabeth salienta que ainda não se tem conhecimento de algum impacto na Lua que tenha repercutido na Terra.
Ou seja, muito provavelmente o dragão de são Jorge, o Tonho da Lua e o Lucas Silva e Silva continuam lá passeando amarradões entre as crateras lunares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado pela sua participação