ECONOMIA
Brasil é 3º maior contratante de trabalho temporário no mundo
O Brasil é o terceiro maior contratante de trabalho temporário do mundo, com média de 965 mil contratos diários. A informação é da Confederação Internacional de Trabalho Temporário e Terceirização (Ciett), entidade que reúne mais de 50 países e que anualmente divulga o estudo The agency work industry around the world.
A edição 2012 contempla dados referentes ao cenário do setor em 2010. O país subiu duas posições - antes ocupava a 5ª posição, com média de 902 mil contratos diários.
Em todo o mundo, segundo levantamento da Ciett, há 10,4 milhões de temporários. Os Estados Unidos lideram o ranking, com aproximadamente 2,58 milhões de trabalhadores. Em segundo lugar a África do Sul, com 967 mil contratos temporários, e na quarta colocação o Japão, com 960 mil.
O Sindicato das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem) é o representante brasileiro na Ciett.
O Sindicato das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem) é o representante brasileiro na Ciett.
No Brasil, o trabalho temporário é regulamentado pela Lei 6.019/74 e pode ser utilizado para substituição de mão de obra efetiva – afastamento por licença médica, por exemplo – ou para suprir a demanda quando há acréscimo extraordinário de serviço, como acontece nas datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães e Natal.
De acordo com a 5ª Pesquisa Setorial Sindeprestem/Asserttem, 12,5% das vagas abertas pelo setor são preenchidas por jovens em busca do primeiro emprego.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado pela sua participação