MÚSICA
Caetano Veloso completa hoje 70 anos
Um dos artistas mais plurais do Brasil, Caetano Veloso completa 70 anos neste 07 de agosto de 2012. Cantor, compositor, músico, escritor e até mesmo cineasta, diretor do filme O Cinema Falado (1986), Caetano se completa ao se dividir entre tantas áreas de atuação.
Com 48 discos lançados a partir de 1967, quando gravou o LP Domingo em parceria com Gal Costa, o baiano é hoje um dos músicos mais respeitados do mundo.
Em 1968, foi um dos líderes do Tropicalismo, que através do conceito antropofágico do modernista Oswald de Andrade renovou o cenário musical brasileiro ao transcender a MPB e a Jovem Guarda a partir da vitalidade do rock’n’roll e da elegância da bossa nova. De quebra, o movimento também influenciou artes visuais, moda, literatura, cinema e comportamento no país.
O disco Tropicália ou Panis et Circensis, lançado com Gilberto Gil, Mutantes, Nara Leão, Gal Costa e Tom Zé, que com apoio do maestro Rogério Duprat registraram músicas de Vicente Celestino, Capinam, Torquato Neto e outros, é um dos álbuns mais importantes da história da música no Brasil.
A Tropicália terminou no final de 1969, com o exílio de Caetano e Gil em Londres. Depois da volta das músicos, Caetano seguiu em uma carreira produtiva, repleta de discos, turnês, parcerias e polêmicas. Em 1998, bateu um recorde pessoal ao vender mais de 1 milhão de cópias do disco ao vivo Prenda Minha, que tinha o hit Sozinho, de Peninha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado pela sua participação