Memorial às vítimas de Covid

domingo, 4 de novembro de 2012

ALTO DO RODRIGUES

Católicos celebraram o Dia de Finados com missa em memória dos antepassados

A igreja Católica do município sob o pastoreio de Padre Marcelo Coutinho, iniciou o Dia de Finados (02), dedicado à memória dos antepassados e entes queridos que já partiram, com celebração de missas em Canafístula e Tabatinga, zona rural de Alto do Rodrigues.
 
 
A missa na Matriz de Nossa Senhora do Rosário, foi às 19:30h, com grande participação dos fiéis, que foram homenagear com orações em forma de conforto espiritual, pois sabemos que aos mortos não basta oferecer só flores, velas e visitas ao cemitério.
 

 
A celebração da missa pelos mortos é uma tradição milenar, existe desde o século V. Em 998, por determinação do abade santo Odilo, todos os conventos beneditinos passaram, oficialmente, a celebrar "o dia de todas as almas", que já ocorria na comunidade no dia seguinte à festa de Todos os Santos. 
 
A partir de então, a data ganhou expressão em todo o mundo cristão. Em 1311, Roma incluiu, o dia 2 de novembro no calendário litúrgico da Igreja para celebrar "Todos os Finados".
 
 
 
Padre Marcelo, chamou atenção para que todos reflitam sobre nossa própria salvação, pois a vida eterna começa aqui, sendo agora a hora de amar, perdoar, servir e espalhar o bem. 
 
"Devemos ser solidários com os irmãos, em gestos cristãos, atitudes, palavras, caridade, sacrifícios e orações, que agradam a Deus e retornam para nossas vidas em forma de bênção, alegria e conforto espiritual. No momento do encontro final com Deus, de nada vale o dinheiro, sucesso, pretígio, beleza, fama etc. 
 
Porém, o que conta são nossas boas obras e a retidão do agir. Levaremos em nossa bagagem, o bem que realizamos ao longo da vida para alcançarmos a salvação diante de Deus!" disse o Padre na missa em celebração ao dia de Finados.
 
 Reflita:
Vinde, benditos do meu Pai, recebei por herança o reino preparado para vós desde a fundação do mundo. Pois tive com fome e me deste de comer. Tive sede e me deste de beber. Estive nu e me vestistes”(Mt,25,34).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela sua participação