INTERNET
Telefonia móvel: rede social é o principal canal para reclamação
Os consumidores brasileiros descobriram nas redes sociais um aliado
contra os serviços prestados pelas operadoras de telefonia móvel. Nos
últimos seis meses, quase um milhão de internautas usaram a internet
para se manifestarem – de forma negativa, neutra ou positiva - sobre a
Claro, Nextel, Oi, Tim ou Vivo.
A conclusão é parte da pesquisa "Imagem
das operadoras de telefonia celular nas redes sociais", em parceria da
WebSIA com o Data Popular, através da plataforma Tracx - Big Data de
Social Intelligence / Market.
Entre os aplicativos, o Twitter é o mais usado, com índice de 61,07%. Em seguida estão a fan page das operadoras, com 25,57%; blog, com 8,92%; Facebook, com 2,31%; notícias, com 1,13%; Youtube, com 0,47%; e Tumblr, com 0,38%.
A Tim é a operadora mais comentada nas redes sociais. Cinco em cada
dez conversas tratavam de temas relacionados a marca, que obteve um
índice de 56%. Em segundo lugar está a Vivo, com 16%; Oi e Claro
aparecem empatadas, com 11%; e a Nextel tem 6%. No quesito reclamação, a
Tim também é campeã, com 75% de críticas a respeito de seus serviços e
apenas 25% de pontos positivos.
A segunda operadora com mais críticas é a Oi, com 68% das
reclamações contra 32% de satisfação. Em seguida aparecem empatadas no
índice de reclamação a Vivo e a Claro, com 52%, e 48% de insatisfação. A
Nextel é a única em que o nível de pontos positivos superam as
críticas: 57% contra 43%.
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