Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

BRASIL

Anac divulga medidas para evitar caos no fim do ano

Movimento no aeroporto de Guarulhos, após a retomada das operações nos terminais do Sul do país
Movimento no aeroporto de Guarulhos: Anac intensificará fiscalização no final do ano (Mário Angelo/Sigmapress/Folhapress)
 
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou nesta segunda-feira o planejamento para a operação dos aeroportos brasileiros durante o período de final de ano. De acordo com a agência, 17,4 milhões de pessoas devem passar pelos terminais este mês - um aumento de 8% em relação a 2011. 

A agência informou que a fiscalização será ampliada em 12 aeroportos, com reforço de 290 agentes da Anac - em Galeão e Santos Dumont (RJ); Brasília; Congonhas, Guarulhos e Viracopos (SP); Confins (MG); Salvador; Fortaleza; Recife; Porto Alegre e Curitiba. De acordo com Wagner Bittencourt, ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), a Anac está oferecendo treinamento para as companhias aéreas e para seus servidores para prepará-los para o fim do ano. Até o ano passado, apenas seis aeroportos eram fiscalizados nesse período.

A Anac também apresentou medidas acordadas com as companhias aéreas para evitar o caos de filas e atrasos nos aeroportos. Todos os guichês das companhias aéreas devem estar funcionando, de acordo com o planejamento. A expectativa é de um aumento de 10% no número de funcionários das companhias trabalhando no período. As companhias se comprometeram a evitar 'overbooking' nos voos do período e a ampliar o número de aviões reservas - no total serão 11 para as quatro principais empresas nos dias de maior movimento. 

Apesar do acordo feito entre empresas aéreas e a Anac para avitar situações de caos no final do ano, reportagem do site de VEJA publicada neste fim de semana mostra que as companhias Gol e TAM vem reduzindo seu número de aeronaves como forma de cortar gastos.

Aeroportos privatizados - A Infraero e as concessionárias dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, e Brasília, também adotaram medidas para evitar tumulto nos saguões. O número de funcionários da Polícia Federal e da Receita Federal também será ampliado nestes terminais no período.

A expectativa é de que o movimento no aeroporto de Guarulhos aumente em 10% em relação ao ano passado. A projeção é de 2,8 milhões de passageiros em dezembro. Já Brasília deve receber 1,4 milhão de passageiros. 

Os terminais também receberam investimentos de infraestrutura em sanitários, elevadores, escadas rolantes e assentos para melhorar o conforto dos passageiros. Viracopos também terá novos ônibus para o transporte de passageiros entre o terminal e as aeronaves.

Nenhum comentário: