ECONOMIA
Copa gera mais de R$ 50 milhões para pequenos negócios
Há 18 meses do início da Copa do Mundo da
FIFA 2014, o mundial já rendeu mais de R$ 50 milhões em negócios para as
micro e pequenas empresas brasileiras, segundo balanço do Sebrae.
Na sexta-feira (7), a instituição encerrou, no Rio de Janeiro, o ciclo
do Encontro de Negócios – Oportunidades e Finanças para 2014.
Representantes de entidades financeiras nas 12 cidades-sede do evento
esportivo e mais de 1,5 mil empresários participaram dos encontros, com o
objetivo de estimular o intercâmbio de experiências e relações
comerciais, tornando as empresas mais competitivas sem prejudicar as
finanças.
A iniciativa integra o programa Sebrae 2014, que mapeou cerca de 930
oportunidades de negócios para o mundial em dez segmentos específicos.
“O Sebrae investiu R$ 11 milhões para realizar os Encontros de Negócios
nas 12 cidades da Copa neste ano.
A expectativa é de gerar um volume de
negócios pelo menos dez vezes maior, ou seja, deve superar R$ 100
milhões somente com os eventos de 2012”, ressaltou o presidente do
Sebrae, Luiz Barretto.
Além das rodadas de negócio, os participantes tiveram a chance de
esclarecer dúvidas com representantes de instituições financeiras, entre
elas Santander, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica
Federal e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
As questões mais abordadas durante os encontros envolveram o uso de
recursos próprios para investimentos fixos, a confiança necessária para
construção de um sólido relacionamento com os bancos e as garantias
exigidas para obtenção de crédito junto aos agentes financeiros. “Nosso
trabalho é sensibilizar os empresários para aproveitar as oportunidades,
mantendo saudável o caixa da empresa”, alertou o gerente de Acesso a
Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae, Paulo Alvim.
Após os talk shows sobre serviços financeiros e linhas de
crédito e financiamento, os empresários participaram das rodadas de
negócios, momento destinado à realização dos acordos comerciais e
parcerias entre fornecedores e compradores.
Entre os negócios fechados
durante o evento, há exemplos de hotéis de médio e grande porte que
acertaram a compra de produtos ou serviços de pequenos negócios nos
setores da construção civil, agronegócios e móveis.
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