MANDATO
Ricardo Motta fala sobre gestão e eleições em entrevista ao Jornal das 6
Ações efetivas e transparentes são as prioridades da administração da Assembleia Legislativa. Foi o que assegurou o presidente da Casa, deputado Ricardo Motta que, em entrevista ao Jornal das 6 da Rádio 96 FM, na noite desta quinta-feira (15) afirmou que o foco em 2012 é cumprir as metas como a realização do concurso público da AL, promover campanhas educacionais, implantar o painel eletrônico no Plenário da Casa, entre outras iniciativas.
Sobre as atividades da Casa, Ricardo Motta destacou a implantação do Memorial do Legislativo Potiguar e a reedição do livro de Câmara Cascudo, “Uma história da Assembleia Legislativa”, editado pela primeira vez em 1972, pela Fundação José Augusto. O parlamentar destacou o Programa Assembleia na Copa, que irá oferecer curso de inglês como atividade educacional, com vistas à realização da Copa do Mundo 2014 em Natal. “Será um Programa voltado para o setor de turismo”, disse o presidente.
Para Ricardo Motta, o grande desafio da Assembleia é dar transparência a todas as atividades da Casa. “Estamos imbuídos nesse sentido. Uma novidade que estamos querendo implantar é a Teleconferência durante as audiências públicas. A intenção é que os cidadãos que moram em outros municípios e não podem se deslocar até a Assembleia, possam participar da audiência por meio da teleconferência”, afirmou.
Com relação ao ano eleitoral e às atividades na Assembleia, Ricardo Motta garantiu que nenhuma sessão será prejudicada durante a campanha eleitoral. “Estou na Assembleia há 20 anos e não vejo que teremos dificuldades por ser ano eleitoral. O horário das nossas sessões – pela manhã -, dará mais tempo para que os deputados participarem das campanhas sem deixar de comparecer ao Plenário. Nossa Casa é muito bem avaliada por representantes do Legislativo em outros estados”, afirmou.
O deputado ainda falou sobre as possíveis divergências entre os deputados, tendo em vista que a eleição deste ano é municipal. Questionado sobre como deverá conciliar os embates que poderão surgir, o presidente da AL disse que seus colegas parlamentares são maduros e saberão dividir os assuntos. “Eles saberão discernir o que deve ser dicutido no plenário e no palanque. São todos maduros. Os deputados de oposição, por exemplo, em momento algum fazem oposição ao RN. Sabem as diferenças entre o administrativo e o político”, disse.
CUSTAS JUDICIAIS
O deputado Ricardo Motta falou sobre o Projeto de Lei enviado pelo Tribunal de Justiça do RN, que visa a redução das custas judiciais. “Esperamos votar essa matéria nos próximos dez dias. Ao chegar na Casa, o Projeto foi lido imediatamente e agora vamos conversar com os líderes para que haja a dispensa de tramitação para ser votado o mais rápido possível. Com a aprovação, as taxas cartoriais e judiciais serão reduzidas em até 60%”, declarou.
GOVERNO ROSALBA
Questionado sobre a atuação da governadora Rosalba Ciarlini e sobre os índices de avaliação do governo, Ricardo declarou que está otimista para 2012. “Acho que as dificuldades serão superadas. Teremos investimentos na área de energia eólica, Copa do Mundo, entre outras obras importantes. São recursos que haverão de mudar o cenário. Deverão contribuir para a liberação de convênios no interior. Com o espírito publico da governadora, que faz uma gestão honesta, esses números irão se reverter”, disse.
PMN NAS ELEIÇÕES
Segundo o deputado Ricardo Motta, o candidato natural que deverá ser apoiado pelo PMN para prefeitura de Natal é o deputado Rogério Marinho. “É a tendência natural do partido. Vamos nos unir para ver a melhor opção, respeitando a unidade do partido. Hoje é o deputado Rogério Marinho, já que o deputado Felipe Maia disse que não seria candidato. O PMN não se decidiu, nós vamos dialogar. Existe uma unidade no PMN, na Assembleia, com os deputados Antônio Jácome e Raimundo Fernandes”, afirmou.
Sobre as candidaturas do partido no interior, Ricardo Motta afirmou que não haverá restrições às coligações. “Respeitamos as composições municipais, vamos ver o que é melhor para o partido. Em Mossoró vamos conversar com nossos lideres, dialogar e tomar nossa posição”, afirmou. Quando questionado sobre a possibilidade de estar em palanques separados do da governadora Rosalba Ciarlini, em determinados municípios, Ricardo disse que encara isso com naturalidade. “A política é um processo rápido e dinâmico, quando se tem um espírito agregador, tudo se contorna. O importante é não ter radicalismo”, declarou.
A candidatura do secretario da Juventude do Governo do Estado, Rafael Motta – filho de Ricardo – também foi um dos assuntos comentados pelo presidente da AL. “É um direito legítimo, natural. Ele tem me ajudado politicamente. É um idealizador, é candidato a candidato. Se ele passar no colegiado, haverá de disputar uma vaga na Câmara dos Vereadores de Natal”, afirmou.
RELAÇÃO COM ROBINSON
O presidente da Assembleia declarou, durante a entrevista, que sua relação com o vice-governador, Robinson Faria vai além dos limites da política. “A minha amizade com ele está acima de política. Somos amigos há 25 anos, nossos pais foram amigos. Sempre nos respeitamos. Minha afinidade pessoal está acima das políticas. Ele tem as razões dele, as posições dele e eu as minhas. Mas existe um grande respeito”, afirmou.
Fonte: Flávia Urbano, assessora