A Prefeitura do Rio divulgou na tarde desta
segunda-feira (29/07) um balanço do serviço prestado pelos órgãos municipais
durante a Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu na cidade de 23 a 28 de
julho, com a presença do Papa Francisco, em sua primeira viagem internacional
como pontífice.
Mais de
três milhões de pessoas participaram da Jornada, que contou com eventos abertos
ao público em Copacabana, na Quinta da Boa Vista, na Lapa, e em diversas
paróquias. Dados do Ministério do Turismo revelam que dois milhões de turistas
estiveram no Rio durante a JMJ, movimentando R$1,2 bilhão na economia da
cidade, um recorde de visitação no país, considerando que todos estavam em uma
mesma cidade e em um mesmo período. Vindos de 170 países, 93% dos turistas
pretendem voltar para conhecer melhor o Rio.
De
acordo com números oficiais do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ, 355 mil
peregrinos de 175 países se inscreveram na Jornada. Desses, 220 mil eram
brasileiros, 63% deles moradores da região Sudeste, 16% da região Sul e o
restante do Nordeste, Norte e Centro Oeste. Seis mil jornalistas de mais de 70
países cobriram a Jornada.
O prefeito Eduardo Paes considerou a Jornada Mundial da Juventude no Rio um
sucesso e citou os pontos positivos:
- O
controle de acesso à cidade foi fundamental para a organização do evento, assim
como a compreensão e o apoio dos cariocas, que evitaram grandes deslocamentos
pelo Rio. A rota de peregrinação da Central do Brasil para Copacabana foi
incrível, uma decisão acertada devido à troca da Vigília e da Missa de Envio de
Guaratiba para Copacabana; o trânsito da cidade permaneceu com muita fluidez e
os transportes públicos funcionaram 24 horas, transportando mais de 9 milhões
de pessoas; também contamos com enorme gentileza e paciência dos moradores de
Copacabana, bairro que praticamente sediou a Jornada Mundial da Juventude.
Transportes
Durante
todo o período da Jornada Mundial da Juventude, 8.800 ônibus urbanos (2
mil veículos apenas nos bolsões) fizeram 3,5 milhões de viagens, transportando
os peregrinos até os locais dos eventos.
Um dos
principais portões de entrada da cidade, a Rodoviária Novo Rio contabilizou
recordes para o período. Pelo terminal passaram mais de 500 mil peregrinos que
chegaram em 29 mil ônibus (sendo 5 mil extras) durante toda a JMJ.
Além
disso, também foram registrados 6.438 ônibus fretados, que transportaram cerca
de 290 mil peregrinos nos quatro pontos de credenciamento nas rodovias com
destino às paróquias e ao Terminal do Fundão.
O
sistema de trens, que operou 24h sábado e domingo, fez 3 milhões de viagens no
período, com recorde de movimento em apenas um dia na Central do Brasil
(155.777 passageiros), segundo a Supervia. Já o MetrôRio, que também operou em
esquema especial ininterrupto de quinta-feira a domingo, transportou 3 milhões
de passageiros em 4.250 partidas.
Nos
aeroportos Santos Dumont e Galeão, 14 mil peregrinos circularam pela área do fun zone para
atendimento e informações.
CET-Rio:
Efetivo
empregado: 2.840 homens/dia (GM/CET-Rio);
91 Painéis de mensagens variáveis e 281 mensagens/dia;
237
imposições semafóricas/dia (alteração no tempo dos semáforos);
•
Segunda-feira: 22 vias bloqueadas
• Terça-feira: 18 vias bloqueadas
• Quarta-feira: 41 vias bloqueadas
• Quinta-feira: 57 vias bloqueadas
• Sexta-feira: 52 vias bloqueadas
• Sábado: 60 vias bloqueadas
• Domingo: 54 vias bloqueadas
Redução
do tráfego de 11% no feriado da terça, 40% na quinta e na sexta, 20% no fim de
semana e na quarta-feira e 18% na manhã da segunda.
Limpeza urbana
A
Comlurb removeu 345 toneladas de resíduos orgânicos e 45 toneladas de materiais
recicláveis durante a Jornada Mundial da Juventude. Após a Vigília e a Missa de
Envio foi realizado um forte trabalho de limpeza com remoção de resíduos das
ruas e das areias e lavagem das pistas, além de reforço com uso de desinfetante
nas áreas onde foram instalados os banheiros químicos. Copacabana foi entregue
totalmente limpa às 2h da madrugada desta segunda-feira.
Uma
equipe de 3.200 garis atuou em três turnos na limpeza, realizando a manutenção
contínua e intensificando os serviços ao fim de cada evento. Foram colocados
quatro mil contêineres desde a Central do Brasil até a orla de Copacabana e
adjacências, facilitando o descarte dos resíduos. Uma frota de 15 caminhões
compactadores e 20 basculantes foi utilizada na remoção dos resíduos comuns. Já
o material reciclável foi coletado com apoio de cinco caminhões específicos
para este tipo de serviço. Foram utilizados ainda caminhões pipa e carros lava
jato.
Pela
primeira vez a Comlurb realizou coleta seletiva num grande evento. Todo o
material reciclável foi coletado em caminhões exclusivos para este fim e
encaminhado às cooperativas de catadores da cidade. O tipo de resíduo gerado
foi de grande volume, mas de pouco peso, a maioria de embalagens de alimentos,
além das caixas de papel dos kits que os peregrinos receberam. O ponto forte
dessa JMJ foi a participação dos fiéis nos primeiros dias, que depositaram o
lixo nos locais corretos e tiveram cuidado em dispor os recicláveis nos
contêineres especiais.
Na
comunidade de Varginha, em Manguinhos, a Comlurb contou com 45 garis, dois
caminhões compactadores, sendo um deles mini compactador e houve o incremento
de 11 caixas metálicas e 100 contêineres. Com a mudança da programação da
Jornada Mundial da Juventude de Guaratiba para Copacabana, no sábado e no
domingo, dias 27 e 28, a Comlurb replanejou sua logística para atender os
peregrinos que fizeram a caminhada a partir da Central do Brasil até
Copacabana, bem como para garantir a limpeza de todas as áreas onde aconteceram
os eventos.
Saúde
Os 11
Postos Médicos montados pela Secretaria Municipal de Saúde em Copacabana (7),
na Via de Peregrinação (3) e no Angelus, na Glória (1), registraram 4.780
atendimentos, com 84 remoções para unidades da rede municipal de saúde. O
esquema especial de atendimento aos peregrinos envolveu 240 profissionais,
entre eles, 103 médicos, 35 enfermeiros e 102 técnicos de enfermagem,
contratados e supervisionados por funcionários da SMSDC.
Foram
colocados 79 leitos e 60 ambulâncias à disposição dos peregrinos. As principais
causas de atendimentos foram mal estar geral, crise de asma, hipertensão (em
idosos), vômito, diarreia, dor lombar e cansaço. Os casos mais graves foram
transferidos para unidades de saúde do município. Não houve registro de óbito.
Os postos permaneceram abertos até a noite de domingo, quando os peregrinos
deixaram Copacabana.
Ordem Pública | Guarda Municipal
A
Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), com o apoio da Guarda Municipal,
rebocou 131 veículos e multou 849 por estacionamento irregular em Copacabana,
na Zona Sul, de 23 a 28 de de julho. Trabalharam, diariamente, 5.100 pessoas
entre guardas municipais e agentes de controle urbano com patrulhamento em
Guaratiba, Copacabana, Quinta da Boa Vista e Lapa, além dos pontos de entrada e
saída da cidade, como os Aeroportos Internacional Tom Jobim e Santos Dumont e
Rodoviária Novo Rio. A fiscalização foi reforçada nos principais pontos
turísticos da cidade, como Cristo Redentor, Pão de Açúcar e Orla.
No
trânsito, o efetivo da Guarda Municipal atuou na orientação de motoristas e
pedestres, sobre interdições, bloqueios e rotas.
A
Guarda Municipal também montou bloqueio em pontos estratégicos para evitar a
circulação dos veículos fretados para transportar peregrinos fora do horário.
Os agentes realizaram trabalho de orientação, chegando a acompanhar alguns
veículos a seu destino. Ao todo, foram interceptados 15 ônibus por estarem fora
da rota de suas paróquias ou em horários não permitidos. Todos foram orientados,
conduzidos ao trajeto correto ou retidos até o horário autorizado.
Somando
o número de agentes nos módulos, nos eventos especiais e do efetivo regular de
rotina que patrulhou as demais vias da cidade, a GM-Rio empregou cerca de 5 mil
guardas municipais diariamente durante a JMJ.
Riotur
A
Riotur instalou 13 postos de informações temporários: um nas Barcas, três no
Metrô (Siqueira Campos, Arcoverde e Botafogo), três na Supervia (Campo Grande,
Santa Cruz e Central), três nos postos de salvamento da orla de Copacabana
(Postos 2, 4 e 5), e dois no BRT (Alvorada e Recreio), além de Centro e
Botafogo.
Os oito
postos fixos de atendimento da Riotur, já existentes, funcionaram
normalmentente no Aeroporto Internacional, Candelária, Copacabana Orla,
Copacabana Princesa Isabel, Shopping da Gávea, Rodoviária (sendo este reformado
para a Jornada), Monumento Estácio de Sá.
Como legado da Jornada, oito postos de atendimento ao turista que ficarão no
Leblon, em Ipanema, na Urca, na Quinta da Boa Vista, na Lapa, no Sambódromo, na
Barra e no Aeroporto Santos Dumont.
Numero de atendimentos: 273.331
Atendentes
Bilíngues:
Nos postos extras: 38
Nos postos fixos: 99
Nas ruas em pontos estratégicos: 50, sendo 36 horas ininterruptas na rota de
peregrinação.
Sistema de Sinalização
Blimps: 22
Sentinels: 42
Torres: 41
Adesivo de Chão: 1.190
Placas de Sinalização: 4.569
Envelopamento da entrada do Túnel Pasmado
2 km de lona para grades na rota dos peregrinos
Aproveitamento estrutura Guaratiba
Assim que anunciado a mudança, a Secretaria de Turismo / Riotur alocou quase
100% de toda a estrutura que seria usada em Guaratiba na nova Rota de
Peregrinação.
Equipamentos
3 torres
450 placas
17 blimps
2 postos de informações
88 agentes de informações
9 sentinel com as quilometragem
2 km de faixas de grades
6 km de grades
Aplicativo:
• 15 mil downloads – 10.000 android e 5.000 ios
Redes Sociais:
•
Facebook – 50 mil pessoas alcançadas
•
Google Plus – 150 mil seguidores
•
Galeria de Fotos – Mais de 10 mil downloads
Distribuição de Material:
Guia da
JMJ – 400 mil (Português / Inglês / Espanhol)
Guia do
Rio JMJ – 300 mil (Português / Inglês)
Mapas
do Rio - 1.1 milhão (Português / Inglês)
Caminhos
da Fé - 30 mil (Português / Inglês / Espanhol)
Impacto econômico e outros índices (Fonte: Ministério do Turismo)
Visitantes
desembolsaram R$ 1,2 bilhão;
72,7%
dos estrangeiros disseram estar na cidade pela primeira vez e 93% afirmaram que
estão dispostos a retornar;
53,6%
deles afirmaram que querem voltar ao Brasil em até um ano (12,7% pretendem
fazer isso no prazo de um a seis meses);
Solteiros
(85,6%);
Mulheres
(52,5%);
Hospedados
em casa de voluntários (55,6%);
Menos
de 7% ficaram em hotéis;
57% têm
até 25 anos;
7%
recorreram a agências de viagens
Entre as atividades realizadas durante a estadia na cidade:
77,7%
destacaram os atrativos turísticos;
39,7%,
sol e praia;
38,6%,
atividades culturais;
28,5%,
compras;
9,5%,
diversão noturna.
Serviço 1746
Solicitações
ao serviço 1746 especificamente sobre a JMJ (trânsito, transportes, informações
gerais sobre o evento): 1.388 atendimentos
Quantidade
de ligações ao 1746 para a Riotur (de 22 a 28 de julho): 1.680
Este
número inclui, além das infornações sobre a Jornada, informações turísticas e
de hotelaria.
Fonte:
Prefeitura do Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado pela sua participação