Uma
pesquisa recém-publicada pela revista Neuroscience revela que a educação física
na escola influencia de maneira positiva o desempenho acadêmico dos alunos.
Crianças de 9 anos de idade foram submetidos a
uma série de testes cognitivos com o objetivo de avaliar a capacidade de
atenção após vinte minutos de repouso. No dia seguinte, as crianças passaram
pelos mesmos testes após uma sessão de vinte minutos de caminhada na esteira. O
desempenho cognitivo dos alunos foi significativamente melhor quando testados
após o exercício físico, acompanhado também por melhores medidas
neurofisiológicas que refletem a capacidade de atenção.
Além disso, os pesquisadores realizaram testes
do conteúdo aprendido em sala de aula, com foco em matemática, escrita e
interpretação de texto. Os acertos foram maiores após a prática de atividade
física, especialmente no teste de interpretação de texto. Um dos autores do
estudo, Darla Castelli da Universidade de Illinois, recomenda que estudantes do
ensino fundamental realizem pelo menos 150 minutos de atividade física durante
a semana e 225 minutos no caso de estudantes do ensino médio. A pesquisadora
recomenda ainda que os professores criem formas de integrar atividade física e
conteúdo programático até mesmo dentro da sala de aula. Vale ressaltar também
outros benefícios que a Educação Física proporciona, como equilíbrio psíquico e
prevenção de doenças.
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