Os beneficiários
do Bolsa Família que não atualizaram suas informações no Cadastro Único
(CadÚnico) nos últimos dois anos devem procurar, a partir deste mês e até 17 de
janeiro do ano que vem, a gestão municipal do programa para fazer alterações ou
confirmar os dados. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
(MDS), que coordena o programa, estima que 1,8 milhão de famílias estão nessa
condição. Após o prazo, o benefício pode ser bloqueado.
Segundo o secretário nacional de Renda de Cidadania do MDS, Luís Henrique
Paiva, manter os dados atualizados é a melhor maneira de acessar os cerca de 20
programas sociais das três esferas de governo que usam o Cadastro Único, e
continuar recebendo o Bolsa Família. Ele enfatizou que mesmo que não haja
alterações a serem feitas, as famílias devem procurar a rede assistencial do
município.
"É fundamental que as famílias procurem a rede, que pode ser o Cras
(Centro de Referência de Assistência Social) ou a área da prefeitura
responsável pela assistência social, para atualizar as informações. O
Cadastro Único é a peça chave do Brasil Sem Miséria [plano do qual o Bolsa
Família faz parte] e se quisermos superar a extrema pobreza temos que ter os
dados sempre atualizados", disse Paiva, ao participar hoje (19) de
teleconferência do MDS transmitida ao vivo pela TV NBR.
Ele citou, entre os programas sociais que usam as informações do CadÚnico, o
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e a Tarifa
Social de Energia Elétrica.
O secretário também ressaltou que, embora o governo tenha alertado as famílias
sobre a necessidade de procurar o órgão local responsável pelo programa, por
meio de mensagens nos extratos de recebimento do benefício, no mês de julho, e
de correspondências, os gestores municipais devem fazer uma busca ativa para
garantir que os dados estejam corretos. Paiva lembrou que a pasta disponibiliza
a esses profissionais, por meio do Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família,
informações sobre os beneficiários cujos dados estão desatualizados, para
direcionar os esforços.
Ainda de acordo com o secretário Luís Henrique Paiva, o governo está preparando
uma campanha nacional, que deverá ser veiculada nos próximos meses,
principalmente nas rádios, para alertar as famílias sobre a necessidade da
revisão cadastral. Ele destacou que 13,8 milhões de famílias brasileiras
recebem os recursos do Bolsa Família.
De acordo com o MDS, as informações a serem atualizadas são: endereço, renda,
composição familiar e sobre as escolas das crianças e adolescentes. A partir
deste ano, os gestores municipais também registrarão, caso o responsável
familiar tenha, o número do telefone celular. A medida, anunciada há um mês,
visa a permitir o contato direto e rápido com as famílias, caso seja
necessário.
Agência Brasil
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