O Corinthians foi o time brasileiro que mais arrecadou
recursos com patrocínio em 2012, aponta o levantamento feito pelo consultor
esportivo Amir Somoggi. O clube paulista arrecadou R$ 64,6 milhões com
patrocínios, seguido pelo Santos que levantou R$ 70,3 milhões.
No geral, os clubes nacionais arrecadaram R$ 767 milhões.
Segundo Somoggi, crescimento em patamar bastante inferior ao registrado em anos
anteriores.
As receitas com patrocínio da CBF apresentaram evolução
de 7% de 2011 para 2012, metade da média de crescimento na última década. Os
clubes apresentaram um crescimento ainda mais baixo em 2012, com aumento de
apenas 2% em suas receitas.
Os maiores contratos de patrocínio do futebol brasileiro
estão com a CBF, que sozinha representa quase um terço do mercado. Em 2003,
essa fonte de receita gerava R$ 80 milhões e em 2012 atingiu R$ 236 milhões,
evolução de 194%, ou 119% acima da inflação do período.
Entre as marcas que mais investiram em patrocínios estão
a Nike com investimentos de R$ 61,7 milhões, seguida pelo Itaú com R$ 30,1
milhões e a Vivo com R$ 29 milhões. Também estão na lista Seara, TAM, Volks e
Extra.
Corinthians - R$ 64,6 milhões
Santos - R$ 50,3 milhões
Palmeiras - R$ 44,2 milhões
Flamengo - R$ 34,4 milhões
Internacional - R$ 32,3 milhões
Vasco - R$ 26,9 milhões
São Caetano - R$ 26,5 milhões
Grêmio - R$ 25 milhões
Atlético - R$ 21,9 milhões
Cruzeiro - R$ 17, 8 milhões
Botafogo - R$ 15,1 milhões
Fluminense - R$ 11,5 milhões
São Paulo - R$ 11,1 milhões
istoédinheiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário