Desde a última terça-feira, 08, que o ex-vereador Fernando Antonio (Fernandinho) arrumou as malas com destino à Bolonha, na Itália. Fernandinho foi a convite de uma amiga macauense e deve passar pelo menos 15 dias aproveitando e conhecendo as belezes daquele lugar. Conheça um pouco dessa cidade.
Bolonha é uma cidade com inúmeras qualidades: é a capital da Emília-Romana, um importante entroncamento ferroviário italiano (os trens que ligam Roma a Milão param em Florença e Bolonha, obrigatoriamente), é um centro universitário antiquíssimo (sua universidade foi criada em 1088 e hoje é a mais antiga da Europa), e possui um dos melhores índices de qualidade de vida da Itália. Seu centro histórico é um dos maiores centros medievais preservados da Europa.
Bolonha também tem algumas curiosidades: a cidade guarda o traçado retilíneo de suas ruas da época do Império Romano. A mais importante delas, que cruza a cidade de leste a oeste, é parte integrante da Via Aemilia.
Bolonha também possui um dialeto próprio, resultado da mistura da língua dos habitantes do local com o latim dos conquistadores romanos. Até hoje ela possui canais (atualmente subterrâneos) que a ligam aos principais rios navegáveis da região. Diz-se que, ainda hoje, é possível até fazer rafting nesses canais.
E, como toda cidade italiana que se preze, sua história é repleta de batalhas, brigas de famílias ricas, saques, invasões, conquistas, períodos gloriosos alternando-se com períodos obscuros e sombrios, ataques de peste… Já esteve nas mãos de bárbaros, do papado, de imperadores germânicos, caiu frente a Napoleão e teve papel ativo na reunificação italiana. A história é quase sempre a mesma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário