Secretaria Municipal de Saúde, Dôra. |
Hoje (14), comemora-se o dia Mundial do Diabetes e, desde o início da gestão, o prefeito Abelardo Rodrigues se preocupou com a demanda de encaminhamentos que existia na secretaria municipal de saúde.
No Alto do Rodrigues, segundo a secretária municipal de Saúde Maria Auxiliadora da Silva Sena, é grande a procura dos usuários dos serviços da endocrinologista Dra Alessandra Barreto que atende cerca de 25 pacientes a cada quinze dias. "Dos 50 pacientes atendidos no mês, a maioria são portadores de Diabetes", disse a secretária municipal de saúde Dôra.
Além do atendimento com o endocrinologista, os portadores de diabetes, recebem gratuitamente da prefeitura municipal, um aparelho para medir a glicose na corrente sanguinea (HGT - chamado de glicosimetro), insulina e exames.
Os números no Brasil assustam, para se ter uma ideia, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) o novo número de pacientes com diabetes no é de 12.054.827 Os dados são resultados dos números do Censo de Diabetes, do final da década de 80, baseado no Censo IBGE 2010.
O diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de
ação da insulina. O diabetes
tipo 1 é
resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O
diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a
adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias.
Já no diabetes
tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das
células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas
com mais de 40 anos, acima do peso,sedentárias, sem
hábitos saudáveis de alimentação, mas
também pode ocorrer em jovens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário