Divulgar um guia de roteiros turísticos do Rio Grande do
Norte tendo como garotos propaganda Gisele Bündchen e Zidane, e de graça, não é
todo dia. Por isso, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Empresa de
Promoções Turísticas do RN (Emprotur) organizam, junto a órgãos municipais e
trade turístico uma lista de roteiros a serem enviados a um programa das Nações
Unidas responsável pela divulgação.
A campanha Passaporte Verde 2014 é uma iniciativa do
Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em parceria com o
Ministério dos Esportes, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo e
Ministério do Desenvolvimento Social. O objetivo é promover a produção
sustentável e o consumo consciente utilizando o turismo como ferramenta. E a
época da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 é ideal para implantação do
programa.
Na manhã desta última quarta-feira (30), equipes da
Setur/Emprotur, Idema e PGE estiveram reunidas para finalizar o processo de
elaboração dos roteiros. “Até dia 7 de novembro a equipe estadual se juntará ao
município e a entidades do turismo como ABIH e Abrasel para finalizar a
proposta de destinos turísticos sustentáveis para enquadrar o RN no Passaporte
Verde”, comentou o vice-presidente da Emprotur, Alexandre Mulatinho. Até o dia
20 de novembro, o município e o Estado enviarão os roteiros à PNUMA.
Com o relatório de roteiros em mãos, o PNUMA usa todo um
suporte de mídia para a divulgação do guia. Um dos mecanismos é a inserção dos
destinos na principal propaganda turística no meio digital do mundo: o Trip
Advisor, onde internautas do mundo inteiro comentam sobre suas visitas
turísticas. Outro suporte são os embaixadores da PNUMA, a top model Gisele
Bündchen e o campeão mundial de futebol, Zidane, que emprestam suas imagens em
prol do incentivo às práticas sustentáveis.
O presidente da Emprotur Sandro Pacheco lembra que para
ganhar o selo do Passaporte Verde os estabelecimentos comerciais (hotéis,
bares, restaurantes, etc) precisam estar cadastrados no Cadastur – uma
ferramenta criada pelo Ministério do Turismo e coordenada, no Rio Grande do
Norte, pela Setur. O cadastro é gratuito. Informações para o cadastramento pelo
(84) 3232-2541.
O titular da Setur, Renato Fernandes, e o presidente da
Emprotur, Sandro Pacheco, estiveram presentes à reunião de apresentação da
Campanha. “O Estado que aderir ao Programa apresentará um diferencial às demais
cidades-sede. Neste sentido, a Setur apoiará e incentivará os atores vinculados
ao turismo a também participarem desta campanha. Estaremos juntos às
secretarias competentes para fomentar este Programa”, comentou Renato
Fernandes.
O PNUMA usa um mosaico de diferentes mídias (portal na
internet, redes sociais, mídia aeroportuária, LCDs, aplicativos móveis,
intervenções urbanas, assessoria de imprensa, e outros) para divulgação. A
campanha propõe apresentar aos visitantes internacionais, aos brasileiros e aos
moradores da cidade que acompanharão a Copa, mensagens tratando das seguintes
temáticas: consumo consciente em turismo; itinerários verdes e experiências
sustentáveis que o turista e morador poderão vivenciar nas cidades-sede e
cidades do entorno durante e após o evento; iniciativas em sustentabilidade das
SECOPAS (projetos de mobilidade, ciclofaixas, gestão de resíduos sólidos,
etc.); parques da copa; além de estabelecimentos (hotéis e restaurantes) com
ações em sustentabilidade nas cidades-sede. Isso tudo dentro de um raio de 200
km de Natal.
A campanha Passaporte Verde deverá envolver ações de
disseminação junto ao setor de turismo das cidades-sede de práticas de
sustentabilidade. Tais ações devem gerar uma agenda positiva e buscam reforçar
o posicionamento do país como uma liderança mundial na área ambiental. Nesse
sentido, a ação deverá deixar um legado para as cidades-sede dos destinos
turísticos que se alinham com as tendências do mercado turístico global em
matéria de sustentabilidade.
“A campanha promove um estímulo à cadeia produtiva do turismo
à prática da sustentabilidade como fator competitivo. Por isso deixa um legado
para estruturação de políticas públicas nesta cadeira produtiva. Funciona como
uma comunicação para moradores, turistas nacionais e internacionais, das
experiências sustentáveis e roteiros das cidades-sede que apostaram nesta
proposta”, explica o consultor do Programa das Nações Unidas para o Meio
Ambiente, Fernando de Souza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário