Ontem foi comemorado no mundo o Dia Internacional no Combate a AIDS e as Secretarias de Saúde e de Educação do município promoveram hoje um dia muito especial para os alunos de 3 Escolas do município.
O Núcleo de Assistência à Saúde da Família (Saúde) em parceria com a equipe Multiprofissional de Educação (Educação) realizaram um ciclo de palestras para alunos do 6º ao 9º ano das Escolas Municipais Francisco de Oliveira Melo, Arlindo Martins (Tabatinga) e Félix Antonio (São José).
O Núcleo de Assistência à Saúde da Família (Saúde) em parceria com a equipe Multiprofissional de Educação (Educação) realizaram um ciclo de palestras para alunos do 6º ao 9º ano das Escolas Municipais Francisco de Oliveira Melo, Arlindo Martins (Tabatinga) e Félix Antonio (São José).
O objetivo foi levar orientações e dicas de prevenção sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e da AIDS para os jovens. Em todas as palestras, alunos puderam acompanhar através de um video o que acontece com o corpo das pessoas ao estarem contaminadas com algum tipo de vírus.
Também foi apresentado que a Secretaria Municipal de Saúde registrou em 2010 seis casos de pessoas portadoras com o vírus da AIDS, dessas, uma pessoa era menor de 13 anos e na região ocorreram 8 mortes em virtude da pessoa ser portadora do vírus da AIDS. Todos os palestrantes explicaram que é muito importante que todos façam o exame nos postos de saúde que além de gratuito, poderá aumentar a expectativa de vida, pois existem medicamentos para diminuir o avanço da doença.
A realização das palestra foi um sucesso devido a interação dos jovens com os palestrantes, sempre perguntando e questionando sobre as dúvidas frequentes.
Para se ter uma ideia, quando a equipe do NASF e Multiprofissional de educação chegou no município hoje à tarde e iniciou a palestra, se descobriu que existia ali, uma criança de 13 anos que já era mãe e outra com 14 que já convivia junto com outro jovem "É para evitar que esses possa se repetir que é necessário a realização de palestras de conscientização para os jovens", disse uma professora à nossa equipe.
Ao final das palestras, a coordenadora da equipe do NASF, fisioterapeuta Lillian Souza, disse que o resultado das orientações foi positivo, pois os alunos aprenderam um pouco sobre como se proteger e os alunos terminaram a palestras sabendo que "sexo, só com camisinha", disse à fisioterapeuta.
Para a coordenadora da equipe Multiprofissional de Educação, Cecília, além de ter levado conhecimento e orientação a mais de 250 alunos durante todo o dia, o ciclo de palestra cumpre seu papel de mostrar aos jovens as DSTs, como se proteger delas e o principal, usar camisinha nas relações sexuais.
A uma jovem que participou de uma das palestras, a opinião é que algumas coisas já sabia, mas tinha vergonha de perguntar aos pais, sobre o uso de preservativos, principalmente os femininos, "mas com a palestra aqui na Escola perdi o medo e perguntei e tirei minhas dúvidas, foi muito bom a palestra", disse uma aluna à nossa equipe.
Em São José, as orientações foram ministradas pela fisioterapeuta Lillian Souza e Jerlande.
Jerlande, Lillian e Cecilia
Jerlande mostrando como a camisinha feminina deve ser utilizada
Na Escola Arlindo Martins em Tabatinga, a palestra foi realizada em uma sala de aula que ficou lotada para escutar as orientações da psicóloga Taciana e Renata.
Em Tabatinga, Taciana e Renata deram orientações aos jovens sobre as DSTs
Foi apresentado um vídeo mostrando astros da TV e do cinema que morreram aidéticas
Pela tarde, a psicologa Tatiana e o educador físico reuniram um grande número de alunos na Escola Francisco de Oliveira e deram valiosas orientações sobre as doenças e o uso do preservativo.
Na Escola Francisco de Oliveira, os alunos interagiram com os palestrantes
O educador Thommas e a psicológa Tatiana palestrando para os jovens
Nenhum comentário:
Postar um comentário