O ano de 2013 nem terminou e, pelo menos, 100 novos blogs
foram lançados nesses meses. O investimento nítido feito pela imprensa tem
motivo: ampliar o conteúdo e aumentar a audiência. O Comunique-se conversou com
quatro veículos que começaram o ano com projetos voltados para o online e
descobriu quais foram os resultados alçados até o momento. Estadão, Carta
Capital, R7 e GQ Brasil, que somados são responsáveis por colocar no ar 69
novas páginas, falaram, também, sobre planos para 2014.
"Hoje, os blogs são tratados como extensão de
conteúdo do Estadão", enfatiza o editor-executivo de conteúdos digitais do
Grupo Estado, Luiz Fernando Bovo. De acordo com ele, 25 colunas digitais foram
lançadas em 2013. Mas, para melhorar a audiência, foi preciso, inclusive, se
desfazer de algumas. "Retiramos muitos blogs que não eram atualizados,
incrementamos a lista com novos e passamos a trabalhar as redes sociais".
Bovo conta que, atualmente, 4% da audiência registrada
pelo site do Estadão vêm dos blogs, que são escolhidos de acordo com critérios
como afinidade com a política editorial do jornal. "Entendemos que os
blogs agregam conteúdo de qualidade, ampliando e diversificando a oferta de
conteúdo numa linguagem estritamente digital". Até o fim deste ano e o
começo do próximo, novas apostas serão feitas pelo grupo.
Quinze novas páginas foram lançadas pelo site de Carta
Capital de maio até agora. O mês cinco marcou, também, a ida de Lino Bocchini
para o veículo, que criou o cargo de editor de mídia online para receber o
jornalista e reforçar o investimento. Por lá, os resultados podem ser
comemorados: os blogs representam quase a metade da audiência do site.
"Estamos indo na contramão, investindo e conseguindo bons
resultados", comenta o editor.
Bocchini diz que conteúdo vindo dos blogs possui o mesmo
tratamento que as reportagens e que a experiência tem sido positiva. Ele
explica que não há equipe suficiente para falar de todos os assuntos e, neste
ponto, as páginas administradas pelos colaboradores são essenciais. "Todos
os espaços lançados pela Carta tem curadoria, as pessoas que escrevem levam o
nome da revista para mais lugares e conseguimos conversar com público muito
maior". Em 2014, a ideia é que seja colocado no ar um primeiro blog bilíngue
do veículo.
Diretor geral do R7, Antonio Guerreiro afirma que a
Record tem no DNA o investimento no online. Neste ano, foram 21 blogs lançados
com a proposta original que deu vida a outros espaços: interagir com leitores e
investir no relacionamento deles com as pessoas que fazem a
marca. "Temos mais de 100 blogs e o resultado em audiência é bastante
significativo. Mas, evidentemente, o grande ganho é na variedade de conteúdo e
ponto de vista", avalia o executivo.
Guerreiro ainda conta que cerca de 14% das visitas do
R7 vêm dessas páginas. O executivo anuncia que o site é aberto a ideias.
"Todos podem lançar blogs no nosso site, basta ter coisas interessantes
para falar".
O início de julho registrou o lançamento do primeiro blog
da versão online da revista GQ Brasil. Editora digital, Erin Mizuta afirma que
o investimento não foi somente para conquistar audiência. "Alguns temas
eram de interesse do nosso público, mas não tinham força ou gancho suficiente
para gerar uma matéria. Além disso, outros assuntos pediam uma abordagem mais
subjetiva e analítica".
Todas as páginas da GQ Brasil, oito no total, são
assinadas por integrantes da redação. "A ideia era que o blog fosse uma
voz da redação, uma linha mais direta e pessoal com o leitor. É um projeto que
foi bem acolhido por todos, que pesquisam, entrevistam e se dedicam para falar
sobre os assuntos que mais gostam com propriedade". Atualmente,
aproximadamente 3% da audiência do site vêm dos blogs.
Todos os veículos concordam que, além de bons resultados
numéricos, a possibilidade de ter diversidade de conteúdo e opinião é um dos
principais ganhos para quem investe nessas plataformas.
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