O Ministério da Saúde apresentou na Campus Party, maior
evento de tecnologia e cultura digital do mundo, realizado em São Paulo, duas
ferramentas que vão qualificar a assistência prestada pelo Serviço de
Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e diminuir o tempo de espera para cada
atendimento realizado, com mais transparência.
O aplicativo, lançado pelo
ministro da Saúde, Alexandre Padilha, permite ao cidadão acionar o SAMU e
acompanhar pelo smartphone ou tablet a sua solicitação ao serviço que inclui a
visualização com auxílio de mapa do trajeto percorrido pela ambulância até
chegar ao local do atendimento. O aplicativo integra as redes sociais Facebook
e Waze e será usado, em fase de testes, no Carnaval de Salvador (BA) e durante
a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014.
Ao acessar o aplicativo, o cidadão deverá preencher algumas informações de
saúde, por exemplo, se possui plano de saúde, se é hipertenso, diabético ou tem
alguma alergia. Os dados ficarão disponíveis para a equipe que prestará o
socorro. Como o aplicativo é sincronizado ao perfil no Facebook, o usuário pode
escolher familiares ou amigos para serem acionados, automaticamente, em caso de
emergência – quando o cidadão solicitar o serviço do SAMU pelo aplicativo. O
chamado também será registrado na página do usuário.
A medida deve diminuir o tempo de resposta para cada atendimento, uma vez que o
aplicativo fornece de forma automatizada e instantânea para o sistema todas as
informações básicas que são solicitadas pelo técnico que atende ao chamado.
E-SUS SAMU
A iniciativa é possível por meio da integração do sistema E-SUS SAMU,
disponibilizado gratuitamente aos gestores estaduais e municipais que está em
funcionamento nas cidades de Salvador (BA), Curitiba (PR) e Londrina (PR). O
software proporciona mais controle para os gestores municipais, estaduais e
federal, na medida em que os profissionais envolvidos poderão acompanhar cada
passo do atendimento ofertado ao cidadão, desde a identificação da unidade que
será deslocada, o percurso feito pela ambulância, o acolhimento e até a
transferência para uma unidade de pronto-socorro. O sistema substitui o uso de
formulários e papel pelo computador, organizando o recebimento das chamadas
telefônicas do 192.
Os gestores, em qualquer lugar com acesso à Internet, conseguirão verificar o
que está acontecendo em uma determinada central em tempo real e checar, com o
auxílio de mapas, quais ambulâncias estão em atendimento, quais estão paradas e
o motivo.
As Centrais de Regulação do SAMU que ainda não usam nenhum sistema
informatizado serão convidadas a conhecer a ferramenta e implantar o sistema
até dezembro de 2014. As centrais que já utilizam outros sistemas de gestão
informatizados poderão mantê-los ou solicitar a adequação ao E-SUS SAMU. A
partir de março o sistema começa a ser implementado em 76 centrais de regulação
de todo o país que utilizam o antigo sistema do Ministério da Saúde e devem
migrar para o E-SUS SAMU, como Manaus (AM), Cuiabá (MT), Natal (RN), Fortaleza
(CE), Goiânia (GO), Santo André (SP) e Euzébio (CE).
O SAMU 192 conta 3.092 unidades móveis em 182 Centrais de Regulação. As
unidades atendem 140,4 milhões de habitantes (72,3%) em 2.671 municípios
brasileiros.
Medicamentos
Durante o evento, o ministro também fez o lançamento do aplicativo MedSUS que
facilitará a prescrição e a dispensação dos medicamentos disponíveis na Relação
Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME). Com ele, o profissional de saúde
terá acesso a informações gerais dos medicamentos como o princípio ativo, nome
comercial, apresentação e indicação, além de aspectos farmacocinéticos,
precauções e contraindicações.
O MedSUS disponibilizará 777 apresentações, entre 427 medicamentos e 19 insumos
dos três componentes da Assistência Farmacêutica (Básica, Estratégica e
Especializado). O aplicativo poderá ser utilizado em tablets e smartphones.
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