O Brasil será o próximo país a receber uma campanha
publicitária que irá valorizar o uso do papel na comunicação. Entidades
setoriais das áreas de jornais, revistas e indústria gráfica, entre outras,
anunciaram ontem o lançamento de uma campanha com o mote “No wonder you love
paper” – ou “Não surpreende que você adore papel”, em uma tradução livre.
A ação foi criada em 2012 na Inglaterra pela Two Sides,
uma ONG que busca derrubar mitos no uso do papel na comunicação. A Two Sides
está presente nos principais países da Europa, além dos Estados Unidos,
Austrália e África do Sul. No Brasil, 42 entidades apoiam a implementação da
ação, como a Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Nacional dos
Editores de Revistas (Aner) e a Associação Brasileira da Indústria Gráfica
(Abigraf). As organizações assinaram protocolo de intenção com a Two Sides ontem.
Dentro de 45 a 60 dias, devem ser veiculados material
publicitário na mídia de apoio ao consumo de papel no país, numa tentativa de
desmistificar a ideia de que o produto é nocivo ao meio ambiente. “Cerca de 70%
do consumo de papel na Europa é reciclado. Temos que reforçar essas questões e
derrubar mitos de que consumir papel é ruim para o mundo”, disse ontem Martyn
Eustace, diretor da Two Sides no Reino Unido. “O que pouco se fala, por
exemplo, é que a energia gasta no Google, no período para se fazer cerca de 100
buscas online, equivale ao gasto de uma lâmpada de 60 watts por 20 minutos”,
afirmou.
No Brasil, o nível de reciclagem de latas e garrafas pet
é maior do que de papel. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de
Limpeza Pública e Resíduos (Abrelpe), são reciclados 98,3% das latas, 45,5% do
papel, 47% do vidro e 57,1% das garrafas pet.
A intenção da ANJ e da Aner com a campanha não é aumentar
a circulação de jornais e revistas, “mas se ocorrer será bem-vinda”, informaram
as entidades no evento. Segundo o Instituto Verificador de Circulação (IVC),
foram 4,43 milhões de jornais em circulação mensal no Brasil em 2013, enquanto
no ano anterior foram 4,52 milhões, queda de 1,9% %. O número já havia caído
1,8% em 2012.
A campanha no mundo foca o alto nível de reciclagem de
papel nos países participantes e na baixa participação de jornais e revistas no
volume de áreas desmatadas para obtenção de celulose. Na Europa, jornais e
revistas respondem por 11% do consumo de papel e celulose. No Brasil, esse
índice não foi informado ontem. Também não foi informado pelas entidades
envolvidas na ação o número de veículos de comunicação no país com certificação
ambiental.
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