A secretaria municipal de Saúde sob o comando de Ricardo Alves inicia hoje, acompanhando a campanha nacional de vacinação da gripe e disponibiliza em todos os postos de saúde a vacina da gripe.
O público-alvo que precisa tomar a vacina da gripe é o seguinte:
O público-alvo que precisa tomar a vacina da gripe é o seguinte:
► Pessoas com 60 anos ou mais
► Mulheres no período pós-parto (45 dias)
► Crianças de 6 meses a menores de 5 anos
► Gestantes
► Portadores de doenças crônicas (diabetes, hipertenso, etc)
► Mulheres no período pós-parto (45 dias)
► Crianças de 6 meses a menores de 5 anos
► Gestantes
► Portadores de doenças crônicas (diabetes, hipertenso, etc)
A campanha de vacinação é realizada no período que antecede o inverno porque a criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. O período de maior circulação da gripe é de final de maio a agosto. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados, sem a necessidade de prescrição médica.
A vacinação contra gripe é uma importante ação de prevenção da gripe, mas não dispensa medidas básicas de proteção. São cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.
A transmissão da gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente as integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado pela sua participação