Um brasileiro tem, em média, mais do que o dobro de
chances de ter o smartphone roubado ou furtado na rua do que em qualquer outro
país. Uma pesquisa feita pela empresa F-Secure mostrou que 25% dos brasileiros
disseram ter tido o aparelho roubado nos últimos 12 meses, enquanto a média
mundial é de 11%. Entre 15 países pesquisados, o porcentual do Brasil só é
menor que o da Índia. Por isso, não é de surpreender que os consumidores do
País estejam dispostos a gastar dinheiro para proteger o bem.
A oferta de seguros de smartphones e outros aparelhos
eletrônicos - como tablets e laptops - cresceu muito ao longo do último ano, e
novas opções continuam a chegar no mercado. A TIM, por exemplo, somente no
primeiro trimestre de 2014, registrou um aumento de 20% na procura pelo
serviço, comercializando 21 mil apólices. No Rio de Janeiro, a expansão foi
ainda maior, de 30%.
Entre as operadoras, somente a Claro não tem uma operação
de seguros que cubra os aparelhos mais caros do mercado, como iPhone e Samsung
Galaxy. A Oi informou que está começando um projeto piloto, com a venda em 20
lojas do Rio e de São Paulo. Oi e TIM escolheram a mesma seguradora para
oferecer o serviço, a americana Assurant. A parceria da Vivo, que oferece o
produto desde 2008, é com a Zurich.
O varejo também percebeu o potencial da venda de seguros.
A Fnac e a Saraiva, que têm espaços dedicados à venda de produtos Apple em seus
pontos de venda, também já fizeram parcerias - a primeira com a Tokio Marine e
a segunda, com a Mapfre. Os produtos da Apple, que estão entre os mais caros do
mercado - um iPhone 5S pode custar mais de R$ 3 mil, dependendo da configuração
- estão no topo da lista dos produtos mais furtados no País.
As varejistas têm vantagem na oferta do seguro, pois
podem ser mais agressivas no "corpo a corpo" de venda, de acordo com
Maurício Romão, diretor de serviços digitais da Telefônica Vivo. Já as
operadoras têm de tomar o cuidado para não irritar o cliente. "Nossa venda
é muito cuidadosa, pois estamos conscientes de que esse não é o ponto central
do nosso negócio", diz.
Ainda assim, o executivo da Vivo diz que a procura pelo
serviço tem aumentado bastante. Hoje, segundo ele, cerca de 20% a 25% dos
clientes que adquirem um aparelho compram também algum tipo de seguro.
Caso o consumidor não tenha optado pelo seguro na hora da
compra do aparelho, há opções na internet caso ele mude de ideia. A Porto
Seguro oferece uma ferramenta para cálculo de valores em seu site. A Assurant é
uma das sócias do BemMaisSeguro.com, que tem a proteção a aparelhos eletrônicos
como seu carro-chefe. A Assurant já havia patrocinado sites semelhantes nos
Estados Unidos e no Reino Unido e escolheu estender a iniciativa para o Brasil,
mas fez algumas adaptações.
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