A Governadora Rosalba Ciarlini visitou na manhã desta
terça-feira (6) as quatro frentes de trabalho do Pró-Transporte, obra que
solucionará os problemas de mobilidade urbana na Zona Norte de Natal.
O
projeto, de R$ 88 milhões, que foi assumido pelo Governo do Estado no ano
passado, tem financiamento do Pró-Investe e a conclusão prevista para novembro
de 2015. A visita desta manhã foi acompanhada pela secretária de Estado da
Infraestrutura, Kátia Pinto.
A obra consiste na criação de dois grandes eixos em pista
dupla que vão ligar o gancho de Igapó a ponte Newton Navarro. O primeiro,
denominado Eixo Fronteiras, parte do Gancho de Igapó, na Av. Tomaz Landim,
percorrendo a Av. das Fronteiras, a Av. Rio Doce e a Av. Tocantínea, até o
entroncamento com a Av. Moema Tinoco.
O segundo grande eixo, chamado de Eixo Moema
Tinoco/Conselheiro Tristão, é a continuação do primeiro, ao longo da Av. Moema
Tinoco e a Av. Conselheiro Tristão, até o encontro com a Av. João Medeiros
Filho (estrada da Redinha). Todo esse trecho, cerca de 11 quilômetros, será
composto por seis faixas, três pra cada lado, sendo que duas faixas serão
exclusivas para o transporte público. Além disso, o prolongamento da Moema
Tinoco, em um trecho de 3 km, diminuirá consideravelmente o trajeto para as
praias do litoral norte do estado.
O Pró-transporte também contempla a construção do viaduto
da Redinha, onde hoje há uma rotatória com a existência de dois semáforos, o
que tem gerado constantes engarrafamentos no local, tanto para quem chega,
quanto para quem sai da Zona Norte. Com a construção do viaduto, o gargalo será
eliminado, dando assim, completa funcionalidade a Ponte Newton Navarro.
A Governadora Rosalba Ciarlini comentou a evolução das
obras e o que significará para a população, em especial da Zona Norte. “Essa
obra vai desafogar muito o trânsito dessa região, principalmente quando a obra
do Gancho, que está em licitação, for concluída. Essa obra é muito esperada,
sonhada, que prometemos e estamos cumprindo”.
A secretária Kátia Pinto ressaltou a evolução do
Pró-Transporte, levando em conta o desenvolvimento da cidade. “O Pró-Transporte
trará um desenvolvimento muito grande para a Zona Norte, valorizando a região e
dando maior segurança à população. O valor investido aqui é proveniente do
Governo do RN, através de um financiamento. Além do investimento social, o
setor de turismo também será muito valorizado com essas obras que estamos
realizando”.
Desapropriações
Para a implantação das obras, será necessária a
desapropriação, total ou parcial, de cerca de 450 imóveis. Devido a isso, a
Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN) vem desenvolvendo um trabalho
inédito no processo de caracterização e avaliação desses imóveis. São dezenas
de profissionais, entre engenheiros, arquitetos, advogados, assistentes sociais
e estagiários, que estão à disposição da população, seja fazendo visitas
domiciliares, seja atendendo aos moradores na Casa Social, localizada na Rua
Trovador Gumercindo, no bairro Pajuçara.
Os primeiros resultados desse trabalho já começam a
aparecer: 27 processos de indenizações já foram concluídos, o que representam o
total de 39 imóveis, dos quais 32 proprietários aceitaram o acordo proposto
pelo estado. As avaliações dos imóveis são realizadas seguindo o mais rigoroso
padrão técnico e a população tem se mostrado confiante no trabalho dos
avaliadores.
Por iniciativa da secretária da Infraestrutura, Kátia
Pinto, e da Procuradoria-Geral do Estado (PJE), em janeiro deste ano, foi
realizada uma reunião com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte para
apresentar o projeto e o trabalho que vem sendo desenvolvido com essas
famílias. Na ocasião, ficou definido que o TJ/RN vai criar uma câmara temática
específica para dar celeridade na homologação dos processos em que houver
acordo, evitando assim, que haja atraso na execução das obras. O Governo do
Estado dispõe de R$ 12 milhões para as desapropriações, dos quais R$ 8 milhões
já foram repassados à PGE para efetuar os pagamentos no ano de 2014.
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