Durante toda a tarde desta quarta-feira, diversos setores da sociedade se reuniram na sede do Poder Legislativo para a realização do I Fórum Comunitário do Selo Unicef Município Aprovado 2013-2016. O evento contou a presença de diversas autoridades do município.
Entre os discursos, o ponto principal foi destacar a importância do município em receber o Selo UNICEF-Município Aprovado, cujas atividades têm contribuído para o fortalecimento do capital social e para a inserção de uma cultura de monitoramento das políticas públicas em municípios que integram o semi-árido brasileiro.
Estiveram presente no I Fórum Comunitário: Wilson Rodrigues e a vice-prefeita Emília Patrícia, representando o prefeito Abelardo; da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) e coordenadoras de programas sociais; Irani e Nalda (secretária e adjunta da Educação), além de diretores de Escolas do município; o pastor da igreja Batista Carlos Alberto; o presidente da Associação comunitária Luiz Gonzaga Hugo Barbosa; a presidente do Conselho Tutelar do municípo Kalimar; o presidente do Conselho da Criança e do Adolescente (CONDICA) Francisco Juniou (Junior de Babá); Antonio Flávio coordenador da Atenção Básica e estava representando a secretaria de saúde; Rodrigo Moura, articulador do Selo Unicef; Lavínia, representante do Núcleo de Cidadania do Adolescente (NUCA), vereador Pedro Eugênio representante do Legislativo no Selo Unicef, além dos vereadores Nixon e Zé Pedro.
Em sua apresentação o articulador do Selo Unicef no município, Rodrigo Moura, mostrou em números a realidade do município e apresentou ao público a importância do município está certificado com o Selo. A secretária de educação Irani Cunha e o representante da saúde Antonio Flávio também fez um explanação sobre a realidade, avanços e os serviços ofertados à população através da educação e saúde, respectivamente.
Após as apresentações, o público foi dividido em seis grupos que discutiram: Grupo 1: Reduzir a mortalidade infantil e materna; Grupo 2: Reduzir as desigualdades das raças e etnias; Grupo 3: Reduzir as desigualdades relacionadas à renda; Grupo 4: Reduzir as desigualdades relacionadas à condição Pessoal; Grupo 5: Reduzir as desigualdades relacionadas ao território e no grupo 6, Reduzir as desigualdades relacionadas à idade. Os grupos tiveram um tempo de 30 minutos para discutir e apresentar ideias para serem implantadas e foram apresentadas ao público.
O próximo passo será a realização do II Fórum Comunitário com a participação de representantes do Selo Unicef e com a turma do NUCA que analisarão as propostas e definirão as melhores a serem implantadas no município. Não foi divulgado quando (onde e qual horário) será realizado o II Fórum Comunitário.
Grupos discutindo os assuntos
Apresentação das ideias propostas pelos grupos
Outros flashs do I Fórum Comunitário do Selo Unicef Município Aprovado 2013-2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado pela sua participação