Para auxiliar os empresários a aumentarem suas vendas em
uma das mais importantes datas para o comércio varejista, o Sebrae lançou a
cartilha Venda Melhor – Dia dos Pais. O material está disponível aqui. Para ter acesso ao conteúdo, o
empreendedor deve se cadastrar no site ou ir pessoalmente até um escritório do
Sebrae em São Paulo.
Com orientações didáticas e bastante detalhadas, a cartilha traz orientações
para o empreendedor com as melhores soluções para preparar a fachada da loja,
confeccionar a vitrine, compor cores, além de variados kits para cada tipo de
pai, e valiosas dicas para vender mais e melhor – inclusive no ambiente
virtual.Fazer um mix de produto e serviços, promoções, criar motivos e oferecer
sugestões por faixa de preços também estão entre as instruções de apoio ao
comerciante.
Para auxiliar o lojista a alcançar bons resultados, a
cartilha concentra orientações para que o lojista tome alguns cuidados, como
não estocar itens demais apenas com vistas a aproveitar descontos de
fornecedores; não comprar pouco e, com isso, perder oportunidades de venda.
A cartilha desenvolvida pelos especialistas do Sebrae-SP
ainda lembra da importância de se investir no aperfeiçoamento do pessoal de
atendimento e prepará-los para atender diferentes públicos. Normalmente, em
datas especiais, quem compra não é quem usa. Diante disso, é necessário que o
vendedor tenha argumentos de vendas diferentes e saiba dar explicações
detalhadas quanto à forma de uso dos produtos comercializados.
Já com relação ao ponto de venda, a cartilha orienta o
empresário para checar se há necessidade de instalar mais máquinas de cartões
de crédito e débito, bem como linhas telefônicas. Também há dicas valiosas para
sobre o dia da troca: trata-se de uma ótima oportunidade para vender mais e
cadastrar novos clientes. “Um bom relacionamento mantém o cliente, faz com que
ele compre mais e ainda recomende sua loja”, afirma Ivan Hussni.
Dicas para não errar nesta
data
1 – Atenção aos cuidados
essenciais: consulte sempre seus vendedores antes de
realizar pedidos de compra.
2 – Faça um mix de
produtos/serviços: tenha sugestões por faixas de preço e
viabiliza cheque-presente.
3 – Embalagens: deixe-as
bem visível para o cliente, elas podem ser motivo de decisão de compra.
4 – Promoções e motivos: Crie,
inove, invente. Não há regras, você é quem define o que promover.
5 – Adapte o ponto de venda: crie
uma rotina de vendas para que o caixa seja rápido no fechamento da venda.
7 – Divulgue sua loja: capriche
na vitrine e no visual interno da loja. Também use SMS e redes sociais.
8 – Atenda bem seu cliente –
tenha domínio da informação para passar credibilidade ao cliente.
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