Independente de qual é o setor e o porte da empresa, a
crise econômica afeta a todas as organizações e faz com que elas tenham que se
adaptar a um novo cenário. Para amenizar os impactos que a crise causa nas
empresas, é necessário que elas estejam em constante processo de análise do
mercado e de adaptação para não sucumbir em meio aos problemas e dificuldades
econômicas.
Pensando nisso, resolvemos dar algumas dicas de como a
sua empresa deve se comportar diante de uma crise e não ficar no sufoco. Quer
saber mais? Então confira o post de hoje:
Analise o orçamento
Faça o orçamento da empresa e procure identificar quais
são as maiores despesas. Procure alternativas que ajudem a reduzir alguns
custos. Analise também o faturamento, assim é possível saber se a receita é
compatível com todos os custos, como por exemplo, folha de pagamento, custos
com fornecedores e impostos.
Crie uma lista de prioridades
Listar as principais prioridades e focar em apenas
algumas de cada vez contribui para que o resultado das ações surja em curto
prazo. Ao mesmo tempo em que isso mostra que ações estão sendo tomadas e sendo
efetivas, ajuda a acalmar os ânimos dos colaboradores e manter a confiança na
organização.
Corte as despesas mais
adequadas
Cortar despesas é algo extremamente importante em tempos
de crise. Mas o gestor não pode se apressar e querer cortar todas as despesas
possíveis. É necessário fazer uma análise estratégica para conseguir
diferenciar despesas que podem ser cortadas, nas áreas certas, e despesas que
são necessárias para o crescimento da empresa. Isso porque, quando o corte de
despesas é feito indiscriminadamente, pode gerar problemas para a empresa no
futuro.
Busque ideias novas na equipe
Boas ideias surgem o tempo todo e podem vir por meio de
diferentes pessoas. Reúna sua equipe e solicite que sugiram ideias que podem
contribuir para o crescimento da organização. Seja receptivo a todas as ideias
que forem colocadas. A princípio, pode ser que a maioria não faça sentido
algum, mas elas podem ser o ponto de partida para uma ideia melhor. Pode ser
que, em uma dessas reuniões, surja uma ideia inovadora que ajudará a empresa a
alavancar os negócios.
Procure se adaptar
Em tempos de crise, é necessário saber que algumas
circunstâncias serão diferentes, que mudanças ocorrerão e que é necessário se
adaptar. Aquele que reconhece a necessidade de mudança e se adapta a elas é
capaz de fornecer um tempo de resposta mais rápido às situações ou problemas que
vão surgindo. A crise vem para todos, mas não são todos que conseguem
lidar com ela. Um bom gestor consegue analisar qual é a real situação, avaliar
as alternativas e colocar em prática ideias que contribuam para que a empresa
consiga superar esses momentos ruins. Estar engajado e transmitir confiança
para a equipe também são atitudes típicas de um líder e que ajudam a empresa a
se manter firme no mercado.
fonte: Sebrae
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