Considerado atualmente o maior vendedor da TV brasileira,
o jornalista Ciro Bottini criou um estilo divertido e original na
comercialização de produtos, sendo pioneiro no segmento de vendas pela
televisão no país. Ele já acumula 20 anos de experiência em comunicação e com
seu bom humor, clareza e muita improvisação, Ciro é reconhecido como um dos
grandes nomes de vendas no país. É por esse motivo que ele foi convidado a
dividir sua experiência com o público do interior do Rio Grande do Norte,
durante palestras que serão realizadas nos municípios de Apodi, Mossoró e Pau
dos Ferros, nos dias 16, 17 e 18 de setembro, respectivamente.
Os encontros fazem parte da programação do Movimento
Compre do Pequeno Negócio e as inscrições podem ser realizadas nos escritórios
regionais do Sebrae das cidades onde acontecem as palestras, com a doação de 2
kg de alimentos não perecíveis. Durante suas apresentações, além de contar sua
trajetória de sucesso na TV e nas vendas, Bottini mostra como faz para atingir
suas metas e lembra do papel do vendedor no atual cenário econômico. “Nunca foi
tão importante estar treinado e motivado para enfrentas novos desafios, e isso
vale para todo mundo: equipes de vendas, empresários, administradores e executivos”,
lembra.
Energia, entusiasmo, criatividade e motivação são algumas
das características apontadas por Bottini como essenciais para obter sucesso
nas vendas. “Nada pode ser pior num vendedor do que a falta de entusiasmo e de
alegria”, pondera. Nesse quesito, Bottini destaca ainda que a simpatia
natural do nordestino conta pontos a favor na hora da venda.
Especialista em comunicação voltada para vendas, Bottini
também fala sobre o Movimento Compre do Pequeno Negócio, realizado pelo Sebrae
em todo Brasil e que desperta no consumidor a importância de comprar dessas
empresas locais, desenvolvendo a economia nos bairros e municípios onde estão
localizados. “Sou um grande entusiasta das iniciativas do Sebrae justamente por
saber que as pequenas empresas são as grande empregadoras do país. Para evoluir
elas precisam sempre desse apoio”, lembra.
Mais próximos dos clientes
De acordo com Bottini, por estar mais próximo de seus
clientes os pequenos negócios possuem diferenciais que as grandes empresas não
conseguem oferecer. “Eu adoro comprar do pequeno comerciante, aquele me conhece
há muito tempo, sabe o nome do meu filho e tem um carinho especial com a
vizinhança. Esse tipo de empresa tem um valor único e deve ser preservada, elas
oferecem diferenciais que as grandes redes não conseguem oferecer por causa do
tamanho, e por isso sempre mantém uma clientela fiel”.
Para aproveitar esse diferencial da natureza dos pequenos
negócios, Ciro Bottini coloca a necessidade do investindo em capacitações. “É
necessário que profissionalizem cada vez mais a gestão do negócio, mas sem
perder esse algo a mais que agrega tanto valor ao negócio”, conclui. Esses e
outros assuntos serão abordados durante as palestras que serão realizadas na
próxima semana no Rio Grande do Norte.
Em Apodi dia 16 de setembro, as 19h. Na quinta-feira (17)
é a vez de Mossoró, às 19h, no Hotel Vila Oeste. E no dia 18 de setembro, em
Pau dos Ferros, no Kandice Recepções às 19h.
* Agência Sebrae
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