Da editora da Tribuna do Norte online, Cledivânia
Pereira:
Pesquisa do Ibope realizada em dezembro passado e
divulgada ontem (14) mostra que os meios digitais ganham força como fonte de
informação para tomada de decisão de voto. E esse crescimento se dá em paralelo
à queda da importância das conversas cara-a-cara com amigos e parentes. A
pesquisa mostra que nas eleições municipais de 2008, 47% dos eleitores diziam
que conversa com familiares e amigos era muito importante para a tomada de
decisão sobre o seu voto. Em dezembro de 2015, esse número cai para menos da metade:
22%.
Internet
Em compensação, a quantidade de brasileiros que afirmam
utilizar a internet como meio de informação para assuntos eleitorais passou de
3% para 14% — sobretudo entre jovens: 22% entre eleitores de 16 a 24 anos e 17%
entre eleitores de 25 a 34.
Redes Sociais
Facebook, Twitter e WhatsApp, nem citadas em 2008, são
mencionadas por 5% da população. Para quem tem idade de 16 a 24 anos, redes
sociais representam 8% das fontes de informação para escolher um candidato e 9%
para quem tem de 25 a 34 anos.
Propaganda/Jornais/Revista
Juntas essas duas fontes de informação somam 19% e ficam
no mesmo patamar de rádio (18%), propaganda eleitoral oficial (19%) e, claro,
da conversa com amigos e parentes (22%). Também permanecem acima dos jornais e
revistas, que tinham 12% em 2008 e agora somam 10%, mas ainda abaixo da
televisão, que de 48% em 2008 agora tem 51%.
TV
Porém, de acordo com o tamanho do município, o poder da
televisão aumenta ou diminui. Nas cidades com até 50 mil habitantes, a TV é
citada como fonte de informação por 41% dos eleitores, contra 60% nos
municípios com mais de 500 mil. Nas cidades menores, o rádio tem mais
importância (23%) do que nos grandes centros urbanos (16%) e a conversa com
amigos/familiares é o segundo maior influenciador (28%). Resumo da pesquisa Ibope (dezembro 2015, divulgada
ontem — 14/01)
O que influencia você na hora do voto?
51% TV (48% em 2008)
22% Conversa com parentes e amigo (47% em 2008)
19% Propaganda eleitoral
18% Rádio
14% Internet (notícias e informações) (3% em 2008)
10% Jornais e Revistas (12% em 2008)
5% Redes Sociais 5% (0% em 2008)
Nenhum comentário:
Postar um comentário