Memorial às vítimas de Covid
sábado, 16 de julho de 2016
ALTO DO RODRIGUES - II edição dp Happy Holi contagia e abre oficialmente o V Congresso Jovem
ESPORTE - América empata com Remo e perde chance entrar no G4 da Série C
sexta-feira, 15 de julho de 2016
ECONOMIA - ANP autoriza Petrobras interromper produção em plataformas do RN
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou a Petrobras a interromper a produção em 14 concessões e 16 plataformas nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Sergipe e Espírito Santo, por até um ano. O motivo seria a inviabilidade econômica da produção nessas áreas.
No Rio Grande do Norte, a estatal vai paralisar a operação das três plataformas de Agulha, no mar, além de outras quatro plataformas nos campos de Ubarana, Arabaiana e Pescada. O governo do estado afirmou que mantém diálogo com a empresa, mas admite que não deverá conseguir reverter uma decisão empresarial a curto prazo. O temor é de uma queda ainda maior na distribuição de royalties e o aumento do desemprego.
A notícia chamou a atenção de representantes do segmento que participavam ontem, em Natal, da Petronor – Conferência do setor de petróleo no Norte e Nordeste brasileiro. Apesar de a empresa não ter emitido informações sobre a paralisação da operação, empresários e consultores acreditam que este pode ser um primeiro passo para que a Petrobras coloque esses ativos à venda dentro de até um ano – a exemplo do que está fazendo com a venda de poços terrestres (tema do evento).
Parte das áreas que terão operações suspensas, inclusive, já integrava o plano de desinvestimentos da companhia, apresentado em março, prevendo 104 concessões correspondentes a 2% da produção petrolífera estatal.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Otomar Lopes Cardoso, afirmou que o Executivo estadual vê com bons olhos o repasse de áreas que não estavam tendo investimentos da Petrobras para pequenos operadores da iniciativa privada, como uma chance de retomada da produção em campos maduros, inclusive com a possibilidade de mais empregos e investimentos. Por outro lado, vê com preocupação a suspensão. “É uma decisão da empresa, não há como interferir no momento. É verdade que isso afeta um pouco a arrecadação, mas se isso for uma preparação para que entre no bloco de vendas, é apenas um momento passageiro”, afirmou.
O secretário adjunto e o diretor do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Jean Paul Prates, reforçaram que os poços não são os de maior produção do estado e que, portanto, não vão representar um grande déficit.
O fato, por outro lado, desagradou o Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte (Sindipetro/RN). De acordo com o presidente da entidade, José Araújo, não existe qualquer inviabilidade comprovada. “Nenhum projeto no Rio Grande do Norte é inviável economicamente. Essa é uma desculpa da Petrobras para entregar essas plataformas para empresas estrangeiras. Se fosse inviável, não teria tanta gente querendo comprar”, argumentou. A categoria está em fase de mobilização, junto a outros sindicatos estaduais e poderá entrar em greve até o dia 29 de julho. Assembleias internas estão sendo convocadas.
Segundo a ANP, a solicitação da Petrobras ocorreu por causa das recentes mudanças da conjuntura externa, especialmente a queda de preço do barril de petróleo, a desvalorização do real, a perda de grau de investimento e os problemas enfrentados com fornecedores nacionais.
A autorização de paralisação é válida por 12 meses. Findo o prazo de interrupção, se a Petrobras não tiver vendido os ativos ou não constatar a inviabilidade econômica do retorno de produção, deverá dar início ao processo de terminação antecipada dos contratos de concessão. Dessa forma, as áreas podem voltar a ser leiloadas. “A concessão prevê uma produção contínua. A empresa não pode simplesmente parar de produzir. Tem que apresentar razões para que a agência reguladora do governo autorize ou não a suspensão da operação”, aponta Jean-Paul Prates. Até primeiro de maio do próximo ano, a operadora terá que apresentar estudos de retorno à operação.
No caso da plataforma POUB-02 (Concessão de Oeste de Ubarana), no Rio Grande do Norte, foi autorizada sua paralisação “definitiva”.
novojornal.jor.br
quinta-feira, 14 de julho de 2016
ALTO DO RODRIGUES - Corrigindo nosso deslize graças ao alerta de uma leitora
PENDÊNCIAS – Partidos têm contas aprovadas pela Justiça Eleitoral
ALTO DO RODRIGUES – MPE e Justiça Eleitoral aprovam contas de partidos políticos
SAÚDE - Chikungunya desafia ciência e já mata mais que dengue e zika no Nordeste
BRASIL -Lanchonetes do Rio-2016 venderão salgados a R$ 10 e água a R$ 8
quarta-feira, 13 de julho de 2016
MACAU - Pároco local aponta três grandes prejuízos com o fechamento da agência da Receita Federal
ALTO DO RODRIGUES - Município sinalizou positivamente para absorver o posto da Receita Federal
Com aval do prefeito Abelardo Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal Nixon Baracho (DEM) se pronunciou na reunião, sinalizando que o município poderia dá às condições necessárias para absorver essa demanda e incluir no rol de serviços na Central do Cidadão que funciona em Alto do Rodrigues, um posto da Receita Federal. De acordo com o delegado haveria uma possibilidade de deixar o serviço de regularização do CPF em um local adequado, de preferência oferecido pela prefeitura ou Câmara Municipal.
ALTO DO RODRIGUES - Convidado especial nos três anos do programa Conversando com o seu prefeito
MACAU - Edinor defende união de todos em nome do município para lutar pela reabertura da agência da RF
Edinor falou em nome do prefeito e ressaltou a união para vencer desafios |
ALTO DO RODRIGUES - Abelardo e Nixon participam da reunião com delegado da RF em Macau
Na 3ª fila (à dir), prefeito Abelardo Rodrigues e o presidente da Câmara Municipal Nixon Baracho |
Autoridades se reunirão nesta tarde para definir as estratégias para agilizar documentos e solicitações dos políticos para viabilizar o quanto antes, a reabertura da agência da Receita Federal, no município.
BRASIL - Divulgada mais uma atração musical para a abertura dos jogos Olímpicos, no Rio
ELEIÇÕES - Órgãos partidários sem CNPJ vão prejudicar seus candidatos
MACAU - Autoridades querem esclarecimentos do delegado da RF sobre fechamento da agência
É de suma importância além da presença das autoridades, o comparecimento dos usuários dos serviços da Receita, pois o fechamento da agência, ocorrido desde o dia 1º de julho, por determinação de uma Portaria Federal, está prejudicando mais de 80 mil pessoas das cidades já citadas.
ALTO DO RODRIGUES - Conversando com o seu prefeito completa 3 anos
Emilia, Dôra, Téo Seixas, Abelardo Neto, Marcio, vereadores Pedro Eugênio e Zé Pedro, prefeito Abelardo, Sinal, Fran Seixas, Mocinha e Iran. Atrás: Os blogueiros Keffas e Luciano Seixas |
terça-feira, 12 de julho de 2016
domingo, 10 de julho de 2016
ALTO DO RODRIGUES - No ar, a novidade!
Desde já queremos agradecer, à Deus, nossos colaboradores, Anderson França, Alê Rocha, Mário Angelo e todos os nossos parceiros e incentivadores na realização de mais esse sonho. As pessoas que partiiparam do programa, a galera massa do V Congresso Jovem, Léo Souza, apresentador do programa Rota InterTV, Dedé Loucura e Rivaldan e o cantor altorodriguense, Jhonny Ksanova,
Domingo tem muito mais! Confira, curta, comente, compartilhe e espalhe essa boa ideia.