Consumidores que desejam renegociar dívidas com
instituições financeiras poderão fazê-lo pela internet até 31 de maio
utilizando uma plataforma online disponibilizada pelo governo federal.
A ação faz parte da 4ª Semana Nacional de Educação Financeira, que envolve
órgãos e entidades como o Banco Central, Ministério da Justiça e Federação
Brasileira de Bancos (Febraban).
O consumidor interessado deve registrar seu relato na
plataforma e a empresa credora tem até 10 dias para manifestar-se a respeito.
Após a manifestação, o consumidor tem mais 20 dias para responder e classificar
a demanda como resolvida ou não resolvida. A plataforma tem 377 empresas
cadastradas.
Segundo o secretário Nacional do Consumidor, Arthur
Rollo, as maiores instituições financeiras do país estão cadastrados. “Caso a
dívida seja com uma instituição que não está cadastrada, o consumidor pode
informar e a gente vai tentar contato”, explicou.
A renegociação de dívidas online também foi aberta
durante a Semana Nacional de Educação Financeira do ano passado. Em 2016, houve
3.034 manifestações de consumidores finalizadas, com média de solução de 79,5%,
de acordo com dados do Ministério da Justiça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário