Pesquisa realizada pelo Instituto Seta, nos dias 1 e 2 de
julho, confirma que quase 100% da população aprova as campanhas educativas de
trânsito realizadas nos últimos anos pelo Governo do Estado, por meio do
Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran).
O índice de aprovação chega a 98,7%. É praticamente o
mesmo percentual de entrevistados que acreditam que as campanhas salvam vidas:
98,5%. A pesquisa mostra ainda que a aprovação independe do perfil
sociodemográfico da população. Foram entrevistadas 600 pessoas, em Natal.
“Qual a distância entre o que você diz e o que você faz
no trânsito?”. É com essa pergunta que o Detran-RN quer levar motoristas e
pedestres a uma reflexão sobre o seu papel no trânsito. A atual campanha foi
produzida pela agência Executiva Comunicação, para o Governo do Rio Grande do
Norte, e se utiliza ainda de uma demonstração prática do efeito do álcool sobre
o motorista. As pessoas são convidadas a percorrer, caminhando, um
mini-circuito usando um óculos que reproduz os efeitos da embriaguez.
Para a secretária de Comunicação do Estado, Juliska
Azevedo, “a pesquisa mostra que a população aprova as campanhas e atesta a
importância delas não somente para a educação de trânsito, mas para a redução
do números de acidentes. Prova que a linguagem e a mensagem aplicadas estão
tendo impacto junto ao público”, explica Juliska.
Outro destaque da pesquisa foi a Operação Lei Seca, que
foi apontada por quase metade dos entrevistados, 46,4%, como a principal ação
de propaganda que o Detran deveria investir. O combate ao uso de celular ao
volante apareceu como segunda opção, apontada por 39,6% dos entrevistados. Já
96,9% dos natalenses concordam que a redução de acidentes traz economia para o
Estado.
Para o diretor geral do Detran-RN, Júlio César Câmara, as
campanhas estão reduzindo o número de acidentes, constatação baseada nas
pesquisas e no número de vítimas fatais no trânsito. “A pesquisa comprova
aceitação da campanha do Governo do Estado, por meio do Detran.
Quando é comparado o número de vítimas fatais de 2012 com
2016, por exemplo, a redução foi de 794 para 638 mortes em acidentes de
trânsito. Ano passado já foi comprovada esta redução, mas continuamos
trabalhando cada vez mais para conscientizar população com objetivo de
preservar vidas”, afirma Júlio César.
A aprovação expressiva da campanha reforça o objetivo do
Governo do Estado e Detran de levá-la para todos os municípios do Estado. 99,2%
dos entrevistados acreditam que a mídia para educação no trânsito deve ser
contínua. E é isso que o Governo do Rio Grande do Norte vem fazendo. A atual
campanha é a quarta desde 2014. Anteriormente, o Detran trabalhou os temas
“Gentileza”, “Motorista do Bem”, “Trânsito Seguro” e agora a campanha
#CurtoDirigirBem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado pela sua participação