Memorial às vítimas de Covid
▼
sexta-feira, 29 de janeiro de 2021
quarta-feira, 27 de janeiro de 2021
ALTO DO RODRIGUES - Novo Decreto da prefeitura proíbe aglomeração no carnaval e prorroga a validade de alvarás, confira
Ontem (26), o prefeito de Alto do Rodrigues, Nixon Baracho (DEM), publicou um decreto que dispõe sobre a proibição de aglomerações e realização de quaisquer festividades no período de carnaval, no âmbito do município de Alto do Rodrigues, e um segundo decreto que prorroga a validade dos alvarás concedidos pela vigilância sanitária do município, e que tiveram previsão de fim de validade, durante o período de calamidade, até o mês de junho de 2021. Dessa forma, e em decorrências as dificuldades de vistoria, em razão do coronavírus (COVID-19), os alvarás terão a validade prorrogada.
Foram levadas em consideração a pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), que demanda não só a manutenção, mas também a intensificação das medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença no Município; também em atendimento as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), e das autoridades sanitárias do País, do Estado do Rio Grande do Norte e do Município, no sentido de buscar diminuir a aglomeração, e o fluxo de pessoas em espaços coletivos, mediante o isolamento social, para mitigar a disseminação do vírus.
De acordo com o decreto de Nº 002/2021, fica proibido no âmbito do município de Alto do Rodrigues, a realização de quaisquer festividades no período carnavalesco de 2021, com a incumbência pela fiscalização, e o cumprimento do decreto, através da Polícia Militar e Civil, devendo tomar as providências cabíveis, caso haja a necessidade. Já o decreto de Nº 003/2021, que prorroga até 30 de Junho de 2021, os alvarás de funcionamento, concedidos pela Vigilância Sanitária Municipal, e que tiveram seu prazo vencido durante o estado de calamidade decorrido do coronavírus, entrou em vigor nesta terça-feira (26), data de sua publicação.
CINEMA - Filme gravado no interior do RN, 'Bacurau’ é indicado ao Gotham Awards e entra na corrida do Oscar
O filme Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, foi indicado ao Gotham Awards 2020 na categoria de melhor filme internacional. A premiação é um dos chamados ‘termômetros’ do Oscar, e pode ser um indício de que o longa brasileiro, que obteve sucesso de crítica, esteja na briga pelo Oscar.
Além do filme da dupla brasileira, está indicado na mesma categoria o filme Lindinhas, de Maïmouna Doucouré, produzido pela Netflix, que acumulou polêmicas desde seu lançamento. O longa, que é estrelado por Sônia Braga, foi gravado no Rio Grande do Norte, nas cidades de Parelhas e Acari, Seridó potiguar.
Bacurau narra o cerco de um grupo de estrangeiros ao município fictício que dá nome ao filme. Em um misto de ficção científica, faroeste contemporâneo e ação, o longa mostra a resistência dos moradores de Bacurau à violência gratuita e desmedida à qual são submetidos. No elenco, estão Lia de Itamaracá, Sônia Braga, Udo Kier, Bárbara Colen e Silvero Pereira.
Recentemente, o roteiro de Bacurau foi publicado pela editora Companhia das Letras no livro Três Roteiros, que reúne também os textos de outros dois filmes de Kléber Mendonça Filho, O Som ao Redor e Aquarius.
O filme vem acumulando premiações, tendo sido laureado com o prêmio do júri em Cannes, além de vencer o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e o prêmio de melhor filme no 29.º Festival de Cinema Fantástico da Universidade de Málaga.