A Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu nesta quinta-feira (7), por maioria dos votos, que a Rússia deve ser suspensa do Conselho de Direitos Humanos. O Brasil se absteve da decisão. Noventa e três países votaram pela suspensão, 24 para não, e 58 se abstiveram.
O embaixador brasileiro na ONU, Ronaldo Costa Filho, disse que o “Brasil está comprometido em encontrar formas de cessar as hostilidades imediatamente, promover um diálogo real em busca de uma solução sustentável e pacífica, garantindo respeito aos direitos humanos e ao direito humanitário”.
A suspensão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos está apoiada no argumento de que o país cometeu “violações graves e sistemáticas dos direitos humanos” na invasão à Ucrânia.
A proposta, que foi apresentada pelos Estados Unidos (EUA) e apoiada pelos aliados e Ucrânia, contou com dois terços da Assembleia.
A decisão foi condenada pelo vice-representante russo nas Nações Unidas, Gennadi Kuzmin. Síria e Coreia do Norte também mostraram desacordo.
A Rússia é membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas e, como tal, não pode ser expulso. A ordem de suspensão representa a desaprovação da ONU pelas ações militares russas no conflito.
PORTALDABAND
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado pela sua participação