Além de melhorias na estrutura física do hospital municipal, renovação da frota de ambulância, equipamentos hospitalares, contratação de médicos especialistas nas mais diversas áreas de saúde, a administração implantou um programa de combate e prevenção à tuberculose, doença bacteriana infecciosa que acomete principalmente os pulmões podendo se agravar caso não seja tratada com brevidade.
Segundo observa à secretaria de saúde, Alto do Rodrigues encontra-se bastante avançada no que diz respeito ao atendimento em casos de pacientes portadores de turbeculose, uma vez que em um passado recente, a medicação era fornecida pela cidade de Mossoró e, na atualidade, é distribuída pela própria secretaria de Saúde.
Ainda de acordo com informações da secretaria, o sistema municipal de saúde já dispõe de uma sala na Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade rural de Tabatinga, para a realização do exame PPD, indicado justamente para pessoas imunodeprimidas ou aquelas que mantêm o contato direto com portadores da doença.
No caso da UBS de Tabatinga, o material para exame é coletado nas sextas e o resultado é entregue nas segundas-feiras. Anteriormente, os pacientes do município teriam que se deslocarem para Assú para realizar esse procedimento. Com os investimentos realizados pela gestão municipal, Alto do Rodrigues passou a ser referência para municípios circunvizinhos na região do Vale do Açu.
SECOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário