Memorial às vítimas de Covid
terça-feira, 1 de fevereiro de 2022
ALTO DO RODRIGUES - Moradores das comunidades contam com transporte público gratuito
REGIONAL - PF resgata trabalhadores que foram recrutados no RN para trabalho análogo à escravidão
A PF (Polícia Federal), em ação conjunta com a Superintendência Regional do Trabalho em Sergipe e com o Ministério Público do Trabalho, resgatou 11 trabalhadores do Maranhão e do Piauí, submetidos à condição análoga de escravos.
Eles foram recrutados no Rio Grande do Norte para trabalhar no corte de cana-de-açúcar em Sergipe e tiveram restabelecidos os direitos trabalhistas, incluindo pagamento de verbas salariais, liberação do seguro-desemprego e custeio do retorno aos locais de origem.
“Foi constatado que os trabalhadores eram submetidos a jornadas exaustivas de trabalho, por mais de 12 horas diárias, eram alojados em condições degradantes (alojamentos com camas insuficientes, ventilação deficitária, sem água filtrada, ausência de utensílios de cozinha e alimentação adequada, em precárias condições de higiene)”, informou a Polícia Federal em nota hoje sobre a ação realizada nos dias 24 e 25 últimos.
Ainda segundo a PF, esses trabalhadores não tinham equipamentos de proteção individual em quantidade suficiente para todos, muitos deles, inclusive, danificados, não havia banheiro e eles comiam em espaço com inadequações térmicas e ergonômicas. Além disso, sofriam descontos salariais indevidos, que os impediam de retornar às suas casas, já que lhes sobrava menos que o valor para aquisição das passagens de retorno.
Por não se encontrar em Sergipe no momento das diligências, o responsável pela empresa que os contratou não foi preso em flagrante. Os nomes da empresa e do responsável por ela não foram divulgados.
“As provas colhidas subsidiarão o inquérito policial já existente, assim como um novo, em razão da prática, em tese, dos crimes de redução à condição análoga a de escravo e tráfico de pessoas, com previsão de penas restritivas de liberdade cumuladas de até 16 anos”, ressaltou a Polícia Federal.
Histórico
A Polícia Federal informou, ainda, que deflagrou, em 2021, 47 operações policiais especiais, representando aumento de 470% em comparação com o ano de 2020, bem como foi responsável pelo apoio de 57% das ações do Grupo Especial de Fiscalização Móvel, nas fiscalizações de trabalho escravo em todo o território nacional, tendo auxiliado no resgate de 764 trabalhadores ao longo de 2021.
Fonte: 98FM
segunda-feira, 31 de janeiro de 2022
DICAS DA CIOR - Dentes Sensíveis: Sensibilidade nos dentes
ALTO DO RODRIGUES - Prefeito Nixon Baracho será homenageado entre os 20 maiores gestores do RN
ESTADO - Governo Estadual emite Nota de Esclarecimento sobre às declarações do senador Styvenson
ASSU - George Soares participa de assinatura de ordem de serviço para asfaltar ruas do Parati, em Assu
ESPORTE - "Em casa", ABC bate Santa Cruz de Natal e reassume liderança do estadual
O ABC reassumiu neste domingo a liderança do primeiro turno do Campeonato Potiguar. O Alvinegro bate o Santa Cruz de Natal por 3 a 1, com gols de Kelvin, Wallyson e Daniel Porozo.
O jogo foi realizado no Frasqueirão, estádio do ABC, mas com mando do Santa Cruz. O Alvinegro foi comandado mais uma vez pelo auxiliar Altair Coimbra - o técnico Moacir Júnior, mesmo testando negativo para Covid, segue afastado.
Com a quinta vitória na competição, o ABC chegou aos 15 pontos, dois a mais que o rival América-RN. O Santa Cruz segue com cinco pontos, mas caiu para a sétima posição.
A última rodada do turno está marcada para quarta-feira, com todos os jogos às 15h. O ABC encara o Assu no Edgarzão, na cidade de Assu. O Alvinegro depende das próprias forças para manter a ponta da tabela. O Santa Cruz enfrenta o Força e Luz no Nazarenão, em Goianinha, e ainda sonha com vaga nas semifinais - precisa vencer e torcer por combinação de resultados.
(IN)SEGURANÇA - Criminosos explodem cofre de posto de combustíveis durante a madrugada no interior do RN
Criminosos explodiram o cofre de um posto de combustíveis na madrugada desta segunda-feira (31) no município de Riachuelo, na região Agreste potiguar. Segundo a Polícia Militar, quatro criminosos chegaram ao local por volta de 1h e renderam 12 pessoas que estavam no estabelecimento.
A PM também informou que os bandidos estavam fortemente armados, com submetralhadora e outra arma longa calibre 12. Após fazer os reféns, os criminosos realizaram duas explosões para conseguir abrir o cofre e fugiram do local levando o dinheiro. Um carro de cor prata teria sido o usado por eles na fuga, no sentido a Lajes.
REGIONAL - Torre de energia eólica desaba e fica destruída no litoral do RN
Uma torre de produção de energia eólica desabou durante a tarde de domingo (30) em um parque eólico no município de Rio do Fogo, no Litoral Norte potiguar.
O caso aconteceu no parque eólico Arizona, que pertence à Neoenergia. A empresa confirmou o incidente ao g1 e afirmou que está apurando as causas do desabamento da torre.
Ainda segundo a companhia, o caso aconteceu por volta das 12h30 do domingo e não deixou feridos.
"A operação dos demais aerogeradores do parque está mantida. Todas as medidas de segurança foram implementadas e nenhum colaborador foi afetado pelo incidente", informou a empresa.
O Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do Brasil e possui mais de 2,5 mil torres eólicas, segundo levantamento do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne) em setembro de 2021.