O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, garantiu à governadora Fátima Bezerra que vai avaliar a possibilidade de incluir a Arena das Dunas na lista de sedes da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027. A confirmação ocorreu após uma conversa entre a chefe do executivo potiguar e o líder do futebol brasileiro, quando a potiguar apresentou pontos positivos em defesa de Natal como uma das cidades-sede da próxima edição do maior torneio de futebol da modalidade.
Rodrigues garantiu à governadora a realização de uma inspeção técnica da CBF para reavaliar as condições estruturais da Arena das Dunas. A vistoria precede a visita de inspetores da FIFA ao estádio potiguar que será realizada entre julho e agosto deste ano. “Vamos mandar antecipadamente uma equipe da CBF para levantar todos os pontos necessários para municiar a inspeção da FIFA com todas as informações sobre o Arena das Dunas”, garantiu o presidente da CBF.
A confirmação do Brasil como país-sede foi divulgada na última sexta-feira (17), quando a FIFA anunciou a escolha durante a realização do congresso anual da instituição, que ocorreu na Tailândia. O Brasil superou uma candidatura conjunta de países europeus que pretendiam sediar os jogos na Bélgica, Holanda e Alemanha. Na ocasião foram indicadas os possíveis estádios que devem receber partidas da competição: Beira-Rio (Porto Alegre), Arena Corinthians (São Paulo), Maracanã (Rio de Janeiro), Mineirão (Belo Horizonte), Fonte Nova (Salvador), Arena Pernambuco (Recife), Arena Castelão (Fortaleza), Arena Amazonas (Manaus), Arena Pantanal (Cuiabá) e Mané Garrincha (Brasília). Foram dez cidades, sendo três no Nordeste.
Dentre as sedes nordestinas que receberam a Copa do Mundo de 2014, apenas Natal foi preterida, mantendo-se Recife, Salvador e Fortaleza. O apelo de Fátima Bezerra visa colocar a capital potiguar novamente na rota do futebol mundial.
Na conversa com Ednaldo Rodrigues, a governadora Fátima lembrou que o futebol feminino tem caráter importante para o Rio Grande do Norte, onde a modalidade tem conquistado cada vez mais espaço. “Temos aqui um enorme crescimento do futebol feminino e uma mulher governando o Rio Grande do Norte. Não seria justo ficarmos de fora da copa feminina”, frisou a governadora.
Ednaldo Rodrigues concordou com a líder potiguar, e destacou que o RN tem pontos positivos que poderão ser levados em consideração, como a localização geográfica, que é favorável ao deslocamento de atletas, torcedores e turistas para acompanhar o mundial. “A localização de Natal é central e estratégica em relação a Europa e África”, acrescentou Ednaldo Rodrigues, que destacou o papel crescente da mulher dentro do futebol. “Uma das prioridades da CBF atualmente é investir fortemente em colocar o futebol feminino para gestoras, administradoras, preparadoras físicas, criando uma imensa cadeia produtiva”, completou.
Em 2014 a Arena das Dunas recebeu quatro jogos da Copa do Mundo. Camarões x Mexico, Estados Unidos x Gana, Japão x Grécia e Itália x Uruguai.
novonoticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário