A Operação DesFarsa foi deflagrada na última quinta-feira (23), com a execução de sete mandados de busca e apreensão em diversas localidades: Natal, Parnamirim, Lagoa Salgada e Garuva, em Santa Catarina.
De acordo com as investigações do MPRN, foi identificado um esquema envolvendo a contratação de serviços para postagens em perfis de redes sociais. Esses perfis, no mínimo seis, estavam voltados para a promoção de interesses políticos específicos, utilizando informações falsas. Um dos perfis investigados possui mais de 20 mil seguidores e afirma fornecer conteúdo político sobre cidades do interior do Rio Grande do Norte.
Os conteúdos eram criados conforme os interesses dos contratantes, com o objetivo de influenciar e moldar a opinião pública, além de coagir servidores públicos em suas funções e enfraquecer o prestígio de instituições públicas.
As ações analisadas caracterizam-se pelos crimes de calúnia, difamação, ameaça contra servidor público, coação no curso do processo e associação criminosa do tipo milícia digital, visando a manipulação da opinião pública.
A investigação continua em andamento, com os materiais apreendidos sendo analisados pelo Gaeco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado pela sua participação