Celebrado no dia 19 de novembro, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino reforça a necessidade de discutir medidas para ampliar o espaço das mulheres nos negócios. Em 2023, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE, o Rio Grande do Norte tinha 119 mil empreendedoras. Apesar de já responderem por cerca de 32% das empresas do estado, estudo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio RN) mostra que elas ainda enfrentam muitos desafios de gênero.
Desenvolvida pela Câmara da Mulher Empreendedora – Fecomércio Com Elas, a pesquisa “Perfil e Desafios das Empreendedoras do Rio Grande do Norte” apontou que a falta de acesso a capital (63,7%) e conciliar vida pessoal e profissional (40,8%) são os principais desafios enfrentados pelas empresárias do RN. Além disso, de acordo com as entrevistadas, faz-se necessário investir em políticas de incentivo (48,3%), ampliar o acesso a financiamentos (45,3%) e promover capacitações específicas para mulheres (41,3%).
“Apesar de todas as dificuldades, mais de 84% das empreendedoras do estado são mães que encontraram nos negócios uma forma de mudar a vida de suas famílias. Estamos falando de mulheres que muitas vezes começaram a empreender por necessidade, que não tiveram a oportunidade de colocar tudo na ponta do lápis e formalizar suas empresas, por exemplo; então as capacitações promovidas pela Câmara Fecomércio Com Elas podem fazer toda a diferença”, ressaltou a coordenadora da Câmara, Sâmela Gomes.
A instalação da Fecomércio COM ELAS no RN foi a partir da criação da Câmara Brasileira das Mulheres Empreendedoras do Comércio (CBMEC), da Confederação Nacional do Comércio. “A Fecomércio é uma das poucas federações que tem um grupo que fale especificamente do empreendedorismo feminino, seguindo o exemplo da CNC, que entende a necessidade de investir em iniciativas que promovam o ambiente favorável aos negócios”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
Projeto Conectando Mulheres fomenta o empreendedorismo feminino
Para ampliar o espaço das mulheres no mundo corporativo, a Câmara da Mulher Empreendedora – Fecomércio Com Elas criou o projeto Conectando Mulheres, que leva cursos gratuitos sobre gestão de negócios e empreendedorismo feminino para municípios de todo o estado. Iniciado em 2023 e ministrado por profissionais do Senac RN, o projeto já empoderou mais de 400 mulheres em 18 cidades do Rio Grande do Norte. De acordo com a instrutora Vyctoria Carvalho, o objetivo é incentivar tanto quem já empreende quanto quem quer começar.
“A ideia é que elas possam alcançar uma maior independência financeira e diminuir a desigualdade de gênero, que ainda é algo muito presente na nossa realidade. Esse projeto tem muito êxito por unir o saber técnico com o saber da prática, do dia a dia de mulheres que empreendem e muitas vezes começaram por necessidade. Quando elas conhecem as ferramentas e técnicas de gestão, conseguem prosperar e ter ainda mais sucesso nos negócios”, explicou a instrutora do Senac RN.
Capacitações já beneficiaram 400 mulheres em 18 cidades do RN
A manicure Lucimar Costa é uma das mulheres que teve sua vida transformada pelas capacitações do Senac RN. Ela aprendeu a fazer unhas aos 14 anos de idade, quando foi matriculada pela mãe em um curso da instituição: “minha mãe nunca ia imaginar que esse curso me faria tão bem. Minha mãe faleceu, meu esposo me deixou, mas eu criei minhas três filhas sendo manicure. Elas eram todas pequenas, mas fazendo unha eu conseguia ficar em casa e dar conta delas”.
Agora, aos 57 anos, Lucimar é uma das alunas da turma do bairro de Cidade da Esperança que se formou pelo projeto Conectando Mulheres. Para ela, a capacitação reacendeu a vontade de investir em seu negócio. “Esse curso foi uma luz, estou pretendendo até modernizar meu salão, trabalhar com unhas em gel. Cada aula abriu uma porta, foi incrível, aprendi o que é empreendedorismo, como administrar meu comércio, o que melhorar, qual é a meta que eu vou ter e muito mais”, destacou a manicure.
A crocheteira Katiana Dias, de Mossoró, também teve a oportunidade de participar do projeto Conectando Mulheres. Segundo ela, a capacitação é uma ótima oportunidade para quem deseja gerar renda extra e conquistar mais independência financeira. “O Senac está de parabéns por essa oportunidade que está dando às mulheres, principalmente muitas donas de casa, que começam a empreender porque não podiam trabalhar fora de casa por causa da família”, finalizou Katiana.
Ponta Negra News
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado pela sua participação