Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 19 de novembro de 2024

SORTE - Mega-Sena acumula e irá sortear prêmio de R$ 18 milhões


Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.798 que foram sorteadas na noite desta terça-feira (19) no Espaço da Sorte, em São Paulo. O prêmio da faixa principal acumulou e está estimado em R$ 18 milhões.


Os números sorteados foram: 03 – 09 – 18 – 54 – 59 – 60

TN

EMPREENDEDORISMO - Mais de 30% das empresas do RN são lideradas por mulheres

Celebrado no dia 19 de novembro, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino reforça a necessidade de discutir medidas para ampliar o espaço das mulheres nos negócios. Em 2023, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE, o Rio Grande do Norte tinha 119 mil empreendedoras. Apesar de já responderem por cerca de 32% das empresas do estado, estudo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio RN) mostra que elas ainda enfrentam muitos desafios de gênero.

Desenvolvida pela Câmara da Mulher Empreendedora – Fecomércio Com Elas, a pesquisa “Perfil e Desafios das Empreendedoras do Rio Grande do Norte” apontou que a falta de acesso a capital (63,7%) e conciliar vida pessoal e profissional (40,8%) são os principais desafios enfrentados pelas empresárias do RN. Além disso, de acordo com as entrevistadas, faz-se necessário investir em políticas de incentivo (48,3%), ampliar o acesso a financiamentos (45,3%) e promover capacitações específicas para mulheres (41,3%).

“Apesar de todas as dificuldades, mais de 84% das empreendedoras do estado são mães que encontraram nos negócios uma forma de mudar a vida de suas famílias. Estamos falando de mulheres que muitas vezes começaram a empreender por necessidade, que não tiveram a oportunidade de colocar tudo na ponta do lápis e formalizar suas empresas, por exemplo; então as capacitações promovidas pela Câmara Fecomércio Com Elas podem fazer toda a diferença”, ressaltou a coordenadora da Câmara, Sâmela Gomes.

A instalação da Fecomércio COM ELAS no RN foi a partir da criação da Câmara Brasileira das Mulheres Empreendedoras do Comércio (CBMEC), da Confederação Nacional do Comércio. “A Fecomércio é uma das poucas federações que tem um grupo que fale especificamente do empreendedorismo feminino, seguindo o exemplo da CNC, que entende a necessidade de investir em iniciativas que promovam o ambiente favorável aos negócios”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Projeto Conectando Mulheres fomenta o empreendedorismo feminino

Para ampliar o espaço das mulheres no mundo corporativo, a Câmara da Mulher Empreendedora – Fecomércio Com Elas criou o projeto Conectando Mulheres, que leva cursos gratuitos sobre gestão de negócios e empreendedorismo feminino para municípios de todo o estado. Iniciado em 2023 e ministrado por profissionais do Senac RN, o projeto já empoderou mais de 400 mulheres em 18 cidades do Rio Grande do Norte. De acordo com a instrutora Vyctoria Carvalho, o objetivo é incentivar tanto quem já empreende quanto quem quer começar.

“A ideia é que elas possam alcançar uma maior independência financeira e diminuir a desigualdade de gênero, que ainda é algo muito presente na nossa realidade. Esse projeto tem muito êxito por unir o saber técnico com o saber da prática, do dia a dia de mulheres que empreendem e muitas vezes começaram por necessidade. Quando elas conhecem as ferramentas e técnicas de gestão, conseguem prosperar e ter ainda mais sucesso nos negócios”, explicou a instrutora do Senac RN.

Capacitações já beneficiaram 400 mulheres em 18 cidades do RN

A manicure Lucimar Costa é uma das mulheres que teve sua vida transformada pelas capacitações do Senac RN. Ela aprendeu a fazer unhas aos 14 anos de idade, quando foi matriculada pela mãe em um curso da instituição: “minha mãe nunca ia imaginar que esse curso me faria tão bem. Minha mãe faleceu, meu esposo me deixou, mas eu criei minhas três filhas sendo manicure. Elas eram todas pequenas, mas fazendo unha eu conseguia ficar em casa e dar conta delas”.

Agora, aos 57 anos, Lucimar é uma das alunas da turma do bairro de Cidade da Esperança que se formou pelo projeto Conectando Mulheres. Para ela, a capacitação reacendeu a vontade de investir em seu negócio. “Esse curso foi uma luz, estou pretendendo até modernizar meu salão, trabalhar com unhas em gel. Cada aula abriu uma porta, foi incrível, aprendi o que é empreendedorismo, como administrar meu comércio, o que melhorar, qual é a meta que eu vou ter e muito mais”, destacou a manicure.

A crocheteira Katiana Dias, de Mossoró, também teve a oportunidade de participar do projeto Conectando Mulheres. Segundo ela, a capacitação é uma ótima oportunidade para quem deseja gerar renda extra e conquistar mais independência financeira. “O Senac está de parabéns por essa oportunidade que está dando às mulheres, principalmente muitas donas de casa, que começam a empreender porque não podiam trabalhar fora de casa por causa da família”, finalizou Katiana.

Ponta Negra News

CULTURA - 11ª Mostra de Cinema de Gostoso apresenta programação da mostra competitiva; confira


A Mostra de Cinema de Gostoso se consolidou como um evento único no Brasil, ao promover a exibição de filmes a céu aberto na sala de cinema montada na paradisíaca praia do Maceió, em São Miguel do Gostoso (RN), aliando conforto e alta qualidade de projeção. Este ano, a 11ª edição acontece de 22 a 26 de novembro.

Com uma equipe de curadoria renovada e diversa, a Mostra de Cinema de Gostoso conta com os novos olhares de Janaína Oliveira, Mariana Souza e Carine Fiúza, que se juntam a Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld no trabalho de seleção dos filmes e de montagem da programação.

Ao longo de cinco dias, o público da Mostra de Cinema de Gostoso assistirá aos mais recentes lançamentos cinematográficos em uma sala de cinema de alta tecnologia, montada ao ar livre na Praia do Maceió. Com 700 espreguiçadeiras, tela de 12m x 6,5m, projeção com resolução 2K e 4K e som 7.1, a sala recebe exibições da MOSTRA COMPETITIVA que concorrem ao Prêmio do Público, definido pelo voto do popular, e ao Prêmio da Crítica, concedido por jornalistas presentes na Mostra.

Na Mostra Competitiva, serão exibidos os longas-metragens: TIJOLO POR TIJOLO, de Victória Álvares e Quentin Delaroche; O DESERTO DE AKIN, de Bernard Lessa; KASA BRANCA, de Luciano Vidigal e MANAS, de Marianna Brennand.

Oito curtas farão parte da Mostra Competitiva: YBY KATU, de Geyson Fernandes, Jessé Carlos, Kaylany Cordeiro, Ladivan Soares e Rodrigo Sena; HOJE EU SÓ VOLTO AMANHÃ, de Diego Lacerda; CALUIM, de Marcos Alexandre; AXÉ MEU AMOR, de Thiago Costa; BATI DA VILA, de Raquel Cardozo; CHIBO, de Gabriela Poester e Henrique Lahude; RAPOSA, de Margot Leitão e João Fontenele e PEQUENAS INSURREIÇÕES, de William de Oliveira.

A 11ª Mostra de Cinema de Gostoso é apresentada pelo Ministério da Cultura, Petrobras, Salinor e Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Conta com o patrocínio da Coca-Cola, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Estado da Cultura – SECULT, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo e Banco do Nordeste.

Apoio institucional: Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso. Apoio: Emprotur, Visite RN, IDEMA, VESTAS, Pousada dos Ponteiros, Restaurante Balica, Sebrae-RN, Serveng, Inter TV, APAN, Mistika e DOT. Produção: Heco Produções e CDHEC

Dia 23/11 – 20h30 – Sala ao ar livre

Tijolo por Tijolo
Documentário, 103 min, PE, 2024, Livre
Direção Victória Álvares e Quentin Delaroche
Sinopse:
Durante a pandemia, Cris perdeu o emprego e a casa devido a um risco de desabamento. Grávida do quarto filho e em busca de uma laqueadura, ela trabalha como microinfluenciadora digital, enquanto tenta reconstruir a casa e reestruturar a vida.

O Deserto de Akin
Ficção, 78 min, ES, 2024, 12 anos
Direção Bernard Lessa
Sinopse:
Akin é um dos médicos cubanos trabalhando no Brasil em 2018. Com as eleições, a cooperação entre o Brasil e Cuba chega ao fim. Os médicos são convocados a retornar ao seu país de origem. Akin está em uma encruzilhada. Voltar para Cuba ou se estabelecer no Brasil?

Dia 24/11 – 20h30 – Sala ao ar livre

Bati da Vila
Documentário, 13 min, RN, 2024, Livre
Direção Raquel Cardozo
Sinopse:
“Bati da Vila: Memórias que Azeitam uma Tradição” traça o conhecimento de Dona Nicinha e das famílias mais antigas da Vila de Ponta Negra, mostrando o processo e a importância da produção do azeite do Bati, valorizando a memória e o conhecimento ancestral da cidade de Natal (RN).

Hoje Eu Só Volto Amanhã
Animação, 24 min, PE, 2024, 12 anos
Direção Diego Lacerda
Sinopse:
Nas ladeiras de Olinda, Marina busca o êxtase carnavalesco. Seu trajeto é visto através dos olhos de dez personagens diferentes e para cada um deles um(a) diretor(a) empresta seu olhar artístico. Mas, no meio de tanta gente, como encontrar o Carnaval?

Caluim
Ficção, 11 min, BA, 2023, Livre
Direção Marcos Alexandre
Sinopse:
Uma atriz negra recebe um tratamento bem peculiar em um set de filmagem composto por uma equipe branca.

Axé Meu Amor
Ficção, 18 min, PB, 2024, Livre
Direção Thiago Costa
Sinopse:
Mãe Bené acorda de um pesadelo e descobre que a vida de sua mãe de santo está por um fio. Em um jogo de búzios, descobre que tem de fazer sua última obrigação de 21 anos de santo. Antes que o pior aconteça, embarca numa viagem em busca do seu sagrado.

Kasa Branca
Ficção, 95 min, RJ, 2024, 12 anos
Direção Luciano Vidigal
Sinopse:
Dé é um adolescente negro da periferia da Chatuba, Rio de Janeiro, que recebe a notícia de que sua avó, Almerinda, está na fase terminal da doença de Alzheimer. Ele tem a ajuda de seus dois melhores amigos, Adrianin e Martins, para enfrentar o mundo e aproveitar os últimos dias de vida com ela.

Dia 25/11 – 20h30 – Sala ao ar livre

Yby Katu
Ficção, 18 min, RN, 2024, Livre
Direção Kaylany Cordeiro, Jessé Carlos, Ladivan Soares, Geyson Fernandes e Rodrigo Sena
Sinopse:
Enquanto os indígenas do Katu vivenciam mais um dia de suas jornadas, Fernanda enfrenta os mesmos problemas na escola.

Chibo
Documentário, 18 min, RS, 2024, 10 anos
Direção Gabriela Poester e Henrique Lahude
Sinopse:
Na fronteira entre Brasil e Argentina, uma família vive às margens do rio Uruguai e trabalha com chibo – travessia clandestina de mercadorias para subsistência, comércio e pessoas. Dani, a filha mais velha, está prestes a concluir o ensino médio e enfrenta as decisões dessa fase da vida.

Raposa
Ficção, 15 min, CE, 2024, 14 anos
Direção Margot Leitão e João Fontenele
Sinopse:
Em uma pequena casa do interior do Ceará, mora Raposa, uma mulher de jeito peculiar que chama atenção de Lelé, um diarista que trabalha na casa ao lado. A relação entre os dois muda a partir de sons estranhos vindos da casa de Raposa.

Pequenas Insurreições
Ficção, 13 min, PR, 2023, Livre
Direção William de Oliveira
Sinopse:
Na sala de espera de uma agência de babás, um grupo de mulheres decide firmar um pacto.

Manas
Ficção, 101 min, PE, 2024, 14 anos
Direção Marianna Brennand
Sinopse
Marcielle, jovem de 13 anos que vive na Ilha do Marajó (PA), começa a entender que o futuro não lhe reserva muitas opções. Encurralada pela resignação da mãe e movida pela idealização da irmã que partiu, decide confrontar a engrenagem violenta que rege sua família e as mulheres da comunidade.

TN

REGIONAL - Mar pode subir até 1,1m até fim deste século e cinco cidades do RN correm risco de inundação


As cidades Areia Branca, Guamaré, Galinhos, Caiçara do Norte e Macau sofrem o risco de inundação até o fim deste século, e lugares como Caiçara do Norte podem precisar ser removidos do sítio atual nesses casos, já que a cidade inteira poderia ser coberta por água, segundo o professor da UFRN, Marco Túlio Diniz. “A prévia mostra que o risco de inundação é bem preocupante,” afirma.

De acordo com Marco, a inundação seria como a que acometeu Ponta Negra neste ano, quando a água lentamente alagou ruas e quebrou calçadas. O professor explica que as cidades precisam se adaptar ao risco e pensar alternativas para deslocar parte do sítio urbano que ocupa a orla de forma inadequada.

A informação é baseada nos dados do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) e uma pesquisa do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN). O mar pode subir até 1.1 metros até o fim deste século. O estudo investiga esse risco em oito cidades da costa semiárida do Rio Grande do Norte: Grossos, Areia Branca, Guamaré, Galinhos, Caiçara do Norte, Macau, Porto do Mangue e São Bento do Norte.

Desde 2023 a equipe utiliza drones para simular cenários de inundação, seguindo o padrão do IPCC. As imagens feitas são analisadas com o objetivo de determinar quais correm mais perigo. A primeira cidade a ter os dados publicados foi Grossos, que não apresenta um risco alto, de acordo com o professor do Ceres e coordenador da pesquisa, Marco Túlio Diniz.

Aquecimento

A mudança do nível do mar é causada pelo derretimento de geleiras e pelo aumento da temperatura da água, ambos fenômenos provocados pelo aquecimento global, muitas vezes em conjunção com impactos ambientais instigados pela atuação humana.

Marco espera que até o fim do próximo ano, todos os dados da pesquisa estejam publicados. Os outros pesquisadores liderando o projeto são José Yure Santos, também do Ceres, e Paulo Victor Araújo, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Informações: Tribunadonorte via Portal da UFRN

ELEIÇÕES 2024 -Justiça Eleitoral confima data da diplomação dos eleitos do Alto Rodrigues, Pendências e Carnaubais.

 

A Justiça Eleitoral já confirmou para o dia 19 de dezembro de 2024, a data oficial para a diplomação das prefeitas, prefeito, vereadores (e suplentes) eleitos de Alto do Rodrigues, Pendências e Carnaubais, cidades que compõem a 47ª Zona Eleitoral.

Sob a presidência do Juiz Eleitoral, Dr Nilberto, serão diplomados para o Executivo (Dra Raquel/Richard Vannute, prefeita e vice de Alto do Rodrigues; Dra Lays/Gilberto, prefeita e vice-prefeito de Pendências; Dr Gleudinho/Wanderley, prefeito e vice-prefeito de Carnaubais), serão diplomados os 9 vereadores eleitos de Alto do Rodrigues e Carnaubais (e seus respectivos suplentes). Assim como os 11 vereadores e suplentes da cidade de Pendências.

Boa sorte e desejamos um mandato excelentes à todos, quem vai ganhar com isso é a população.

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

ESPORTE - Ney Franco é o novo treinador do ABC para 2025


O ABC acertou com Ney Franco para comandar a equipe na temporada de 2025. O treinador foi um dos primeiros nomes conversados para assumir o alvinegro, mas aguardava detalhes para confirmar o acordo.

A informação foi apurada pelo repórter Judson Araújo e confirmada pelo presidente Bira Marques. Além de Bira, o candidato à Presidência do ABC, Irapoã Nóbrega, e o candidato a vice, Fábio Freire, também afirmaram. O contrato deve ser assinado nas próximas horas.

Com comando técnico definido, o time abecedista se prepara para ir ao mercado em busca de contratações para praticamente todas as posições do elenco. Ney Franco é um nome de peso, e já ganhou títulos como Copa do Brasil e Copa Sulamericana, durante a sua carreira vitoriosa.

96FM

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

ALTO DO RODRIGUES - IV MOSTRA CULTURAL acontece hoje e amanhã, confira a programação oficial.

 Nesta quarta e quinta-feira, acontece a IV Mostra Cultural, confira a programação oficial.




ESTADO - Legislativo Ezequiel Ferreira é reeleito presidente da ALRN


O deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB) foi reeleito nesta quarta-feira (13) como presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O novo mandato será para o biênio 2025-2026. Com 20 votos dos 24 parlamentares, a eleição foi realizada durante uma sessão preparatória na terça-feira (12), antecedendo a sessão ordinária desta quarta-feira (13).

NOVONOTICIAS

terça-feira, 12 de novembro de 2024

ALTO DO RODRIGUES - Exposição fotográfica vai mostrar cenários de encantar, através das lentes de Iran Nascimento



É com grande entusiasmo que convidamos a todos para a abertura da exposição fotográfica "Cenários de Encantar: A Urbanidade e a Natureza de Alto do Rodrigues", protagonizada por Iran Rodrigues do Nascimento, um talento emergente da fotografia potiguar. A mostra será parte integrante da IV Mostra Audiovisual Talentos do Alto e acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro de 2024, a partir das 18h, no entorno da Praça Municipal Joaquim Rodrigues, em Alto do Rodrigues/RN.

Iran Rodrigues do Nascimento, é um artista autodidata que encontrou na fotografia uma forma de eternizar a beleza de sua terra natal, Alto do Rodrigues. Nascido em uma família humilde e cercado pelas belezas naturais do Rio Grande do Norte, Iran começou sua jornada nas prateleiras da mercearia do saudoso Chico de Piu. Foi ali, entre revistas e imagens que despertaram sua paixão, que seu olhar sensível pela arte começou a se formar.

Até então servidor público na Secretaria de Agricultura de Alto do Rodrigues, Iran tem se dedicado a explorar e registrar a riqueza dos cenários ao seu redor, transformando seu hobby em uma celebração visual das peculiaridades e encantos de sua cidade. Cada fotografia é um convite para que observadores sintam a magnitude das paisagens, permitindo que a história e a beleza do Alto do Rodrigues sejam eternizadas através da sua lente.

Este projeto foi contemplado pela Lei de Emergência Cultural Paulo Gustavo - Edital 02/2023 - Alto do Rodrigues/RN, e não poderia ser realizado sem o apoio e incentivo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Alto do Rodrigues, a quem agradecemos pelo compromisso com a valorização da arte e cultura do município.

Venha se encantar com as belezas que o Alto do Rodrigues tem a oferecer e prestigiar o olhar único de Iran Rodrigues do Nascimento. A exposição promete ser um marco na celebração da cultura popular da região e um momento imperdível para todos que amam a arte e a natureza.

Serviço:
- O quê: Exposição Fotográfica "Cenários de Encantar: A Urbanidade e a Natureza de Alto do Rodrigues"
- Quando: 13 e 14 de novembro de 2024, a partir das 18h
- Onde: Entorno da Praça Municipal Joaquim Rodrigues, Alto do Rodrigues/RN

Aguardamos todos vocês para celebrar juntos a arte e a cultura de Alto do Rodrigues.

#CenariosDeEncantar #IranRodrigues #IVMostraAudiovisualTalentosDoAlto #CulturaPopular #AltoDoRodrigues #Fotografia #ArteLocal

sábado, 9 de novembro de 2024

ESPORTE - Seleção: Léo Ortiz, do Flamengo, e Gabriel Martinelli, do Arsenal, substituem Militão e Rodrygo


O zagueiro Léo Ortiz, do Flamengo, e o atacante Gabriel Martinelli, do Arsenal, foram convocados neste sábado para a seleção brasileira, que enfrenta a Venezuela e o Uruguai pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Eles foram chamados para substituir Rodrygo e Éder Militão, ambos do Real Madrid. Os dois atletas se lesionaram na partida do clube na manhã deste sábado pelo Campeonato Espanhol e, por isso, não poderão integrar a delegação da Amarelinha neste mês.

Rodrygo sofreu um problema muscular na coxa direita, enquanto Militão rompeu o ligamento cruzado do joelho direito e está fora da atual temporada.

GE

POLÍTICA - Allyson está descartado para disputar o Senado em 2026


O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (UB), é um dos nomes colocados no tabuleiro político do RN para a disputa majoritária de 2026. Com 32 anos, em 2026 o prefeito não vai ter a idade mínima necessária para ser candidato ao Senado, que é 35 anos. Para majoritária, Allyson só poderá ser governador ou vice.

HEITORGREGORIO

POLÍTICA - Prefeito eleito em cidade no Ceará diz que vai renunciar para virar deputado e dar vaga para mãe


O prefeito eleito de Orós (CE), Simão Pedro (PSD), disse que vai renunciar ao cargo após ser empossado em 1º de janeiro de 2025.

Ele afirmou que assumirá o mandato de deputado estadual, com a saída de Gabriella Aguiar (PSD) da Assembleia Legislativa do Ceará para ocupar o posto de vice-prefeita em Fortaleza. Com a mudança, a cidade cearense terá como prefeita Tereza Cristina (PSD), que é mãe de Simão Pedro e vice na chapa eleita.

Em entrevista à TV Oasis no final de outubro, Simão Pedro disse que essa mudança já era uma possibilidade durante a campanha. Segundo ele, seu plano A era ter sido eleito deputado estadual em 2022, quando obteve mais de 35 mil votos e ficou como suplente. Então, seguiu para o plano B, a prefeitura de Orós. Agora, ele disse que poderá “juntar o A e o B”.

Simão Pedro disse, ao assumir a cadeira no Legislativo Estadual, poderá proporcionar mais ganhos para a cidade. Ele afirmou ainda que estará ao lado da mãe na prefeitura. “Nem à frente, nem atrás, mas junto.”

Simão Pedro já atua na Assembleia Legislativa, porque Gabriella Aguiar cumpre licença maternidade. Com a eleição dela como vice-prefeita em Fortaleza, ele poderá assumir o cargo definitivamente.

Teresa Cristina, mãe de Simão Pedro e sua vice, já foi prefeita da cidade de 1993 a 1996. Segundo o prefeito eleito, Teresa sabia desde o início da possibilidade de ter que assumir o cargo, caso a chapa de Evandro Leitão (PT) fosse eleita em Fortaleza. Em seu perfil no Instagram, Simão Pedro se apresenta como deputado estadual e prefeito eleito.

Simão Pedro obteve 8.287 votos (58,41% dos votos válidos) em Orós e venceu Luhanna Urya (PP), que conquistou 5.901 votos (41,59%).

Fonte: O Estado de S. Paulo

ESPORTE - América anuncia primeira contratação para temporada de 2025

O atacante Giva é o primeiro reforço do América para a temporada de 2025. O jogador, de 31 anos, estava no Retrô-PE, onde foi campeão da Série D e marcou 10 gols neste ano. Giva despontou como destaque nas categorias de base e, em seguida, no time profissional do Santos-SP. Desde então, passou por clubes como Coritiba-PR, Ponte Preta-SP, Água Santa-SP, Joinville-SC, Náutico-PE, CSA-AL, Goiânia-GO, ABC, Imperatriz-MA, Figueirense-SC e Botafogo-PB, além de ter feito duas passagens pelo Retrô. Giva vai se apresentar ao elenco alvirrubro na próxima segunda-feira (18) para o início da pré-temporada. 96FM

POLÍTICA - Ezequiel poderá concorrer a um novo mandato e caminha para chapa única


Entrou em pauta no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (8), a ADI Nº 7733, em que a Procuradoria-Geral da República (PGR) questiona regra do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte que permite que a eleição da Mesa Diretora do segundo biênio ocorra a qualquer tempo até o terceiro ano de cada legislatura, antes de inaugurada a sessão legislativa.

Assim como nas Assembleias Legislativas dos Estados de Amazonas, Sergipe e Goiás, o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira também pode ser candidato no biênio 2025/ 2026. Confiante na boa gestão que faz, Ezequiel já conversou com seus pares e deve anunciar nova eleição já nos próximos dias.

TRIBUNADONORTE

FESTA E INOVAÇÃO - Carnatal anuncia parceria com a Fotop e se torna o primeiro evento do NE a oferecer o serviço

FOTO: DIV ULGAÇÃO

O Carnatal, um dos maiores e mais tradicionais carnavais fora de época do Brasil, acaba de anunciar uma parceria inovadora com a Fotop, o serviço de fotopass que fez grande sucesso no Rock in Rio. A partir desta edição, o evento se torna o primeiro do Nordeste a oferecer essa experiência exclusiva para seus foliões.

A Fotop é uma plataforma inovadora que captura automaticamente as melhores fotos dos participantes durante grandes eventos. Com uma equipe de fotógrafos espalhados por todo o evento, os foliões poderão curtir o Carnatal sem se preocupar com registrar os momentos mais emocionantes. O serviço da Fotop garante que cada momento de diversão será capturado com qualidade e de forma profissional, oferecendo aos participantes um álbum digital recheado de recordações para lembrar a festa por muito tempo.

O Carnatal 2024 promete ser ainda mais inesquecível com essa novidade, garantindo que cada momento seja registrado de forma única e especial. O evento acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de dezembro de 2024 na Arena das Dunas. Mantendo a tradição, o Carnatal contará com mais de 12 horas de festa, divididos entre avenida durante a primeira parte da noite e camarote até o amanhecer.

A Fotop utiliza tecnologia de ponta para disponibilizar as fotos quase em tempo real, permitindo que os foliões compartilhem suas imagens instantaneamente com amigos e familiares nas redes sociais. Por meio de inteligência artificial, o folião poderá acessar o site e com reconhecimento facial encontrará todas as fotos em que aparece. Dentro do próprio site será realizada a compra para obter as imagens.

A parceria entre o Carnatal e a Fotop promete elevar a experiência do público, trazendo mais comodidade e diversão para quem vai ao evento. Agora, todos poderão curtir a folia sem se preocupar com câmeras ou celulares, sabendo que cada sorriso, dança e alegria será imortalizado.

“Estamos felizes e animados com essa parceria, tenho certeza que os foliões irão adorar essa novidade e será uma forma de poder curtir sem se preocupar, fazendo jus ao lema do evento: viver é agora!”, comenta Antonio Torres, Diretor de Marketing do Carnatal.

blogodofm

ESPORTE - Irapoã Nóbrega e Fábio Freire lançam plano de gestão; confira


Irapoã Nóbrega e Fábio Freire lançaram o plano de gestão da chapa para a disputa pela Presidência do ABC. O projeto é dividido entre metas e formas de conquistar títulos, base sólida, sustentabilidade e torcida. Confira abaixo:

96FM

ALTO DO RODRIGUES - Município conquista o Selo Unicef 2021-2024


Resultado do empenho da gestão municipal na promoção de políticas públicas para o Alto do Rodrigues, a gestão municipal atendeu aos requisitos e conquistou o Selo Unicef 2021-2024.

As ações desenvolvidas pela gestão que culminou na conquista do Selo foram bem articuladas e contou com a participação dos mobilizadores do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), os conselhos de Direito e Tutelar e ainda, às secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Educação e Desporto, bem como Cultura e Turismo.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

"Estamos muito satisfeitos com a obtenção do Selo Unicef para o nosso município versão 2021-2024. Durante 4 anos trabalhamos com as ações implementadas pela Unicef conhecidas como indicadores, articulamos com as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, sem privar os direitos da criança e do adolescente, com a participação de todos os profissionais ligados a rede de apoio. A todos que contribuíram para essa conquista, os meus parabéns e muito obrigado", afirmou a secretária de Assistência Social, primeira dama do município, Gerlane Baracho.

FEZINHA - Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 200 milhões


Nenhum apostador aceitou as seis dezenas do concurso 2.794, que foram sorteadas na noite desta quinta-feira (7) no Espaço da Sorte, em São Paulo. O prêmio da faixa principal acumulou e está estimado em R$ 200 milhões. Este foi o 11º sorteio consecutivo sem ganhadores do prêmio principal. Os números sorteados hoje foram: 03 – 09 – 14 – 20 – 28 – 52

A quina teve 160 apostas ganhadoras e cada uma vai receber R$ 51.793,93. Já a quadra registrou 13.197 ganhadores, com prêmio de R$ 897,06 para cada.  O concurso 2.795 será realizado sábado (9). As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 5.

SAÚDE - Alergia grave: pesquisadores criam 1ª caneta de adrenalina brasileira


Um grupo de pesquisadores brasileiros desenvolveu a primeira caneta de adrenalina autoinjetável do país. A medicação, quando disponibilizada nesse tipo de dispositivo, é aplicada pelo próprio paciente, em casos de reação alérgica grave e potencialmente fatal, quadro médico conhecido como anafilaxia.

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), a adrenalina figura atualmente como o único medicamento disponível no mercado capaz de tratar casos de anafilaxia. O modelo autoinjetável, entretanto, só pode ser adquirido no Brasil por importação, o que torna o custo extremamente elevado.

O pesquisador da Fiocruz e neurofisiologista Renato Rozental fala sobre a 1ª caneta de adrenalina autoinjetável desenvolvida por pesquisadores brasileiros. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O médico Renato Rozental coordena a equipe responsável pela caneta nacional. Em entrevista à Agência Brasil, ele explicou que, apesar de ser o primeiro protótipo brasileiro, não se trata de uma “inovação radical”. “Você encontra essa caneta com facilidade na Europa, na América do Norte, na Ásia, na Oceania”.

“A grande pergunta é: por que demorou tanto tempo pra termos isso acontecendo no Brasil?”, questionou o pesquisador da Fiocruz. Rozental lembrou que, desde 2018, com a quebra do monopólio, opções genéricas da caneta no mercado externo fizeram com que o preço do dispositivo caísse substancialmente. “Mas continuava exorbitante”.

Anvisa

Rozental ressaltou que, há poucos meses, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fechou um acordo de bilateralidade com a agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA). A proposta é agilizar a entrada, no Brasil, de medicamentos já aprovados nos Estados Unidos.

“A Anvisa teria acesso a esses resultados de forma direta, apesar de serem confidenciais. Isso facilitaria muito a aprovação de qualquer dispositivo no Brasil. É um processo que vamos discutir na semana que vem, em Salvador, onde teremos um representante da Anvisa que lida especificamente com isso”, disse, ao se referir ao debate agendado para a próxima sexta-feira (15) no Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia.

“Do nosso lado, teríamos condições de, em 11 meses, ter essa caneta de adrenalina pronta para distribuição no país. Mas vai depender dessa discussão na próxima semana, do reconhecimento e da liberação pela Anvisa. Não está nas nossas mãos.”
Anafilaxia

À Agência Brasil, o presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), Fábio Chigres, alertou para um “aumento exponencial” de alergias no Brasil – incluindo casos de anafilaxia.

“Há 30 anos, em hospitais públicos especializados no tratamento de alergia, referência para esses casos, a gente via oito ou dez casos por ano de crianças com alergia a leite de vaca. Hoje, vejo isso em uma semana”.

Fábio Chigres, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai). - Fábio Chigres/Divulgação

Segundo ele, os alimentos figuram, no país, como a principal causa de alergia entre crianças – sobretudo leite e ovo. “Não é lagosta ou algo que se come eventualmente”, destacou.

“E essa criança com alergia alimentar fica muito mais exposta na rua do que quando está dentro de casa. Com isso, a qualidade de vida de toda a família fica muito ruim. Eles vivem esperando uma reação grave. Temos casos de crianças que caminham pela sessão de laticínios do mercado e têm reação”.

Já entre adultos, a principal causa de alergia, de acordo com Chigres, são medicamentos – sobretudo analgésicos e anti-inflamatórios, remédios que sequer exigem pedido médico no ato da compra. Antibióticos também respondem por um número considerável de casos de alergia na população adulta, além de alimentos como crustáceos e mariscos.

“A adrenalina reverte todos esses sintomas. Se eu começo a ter uma reação dessa e aplico a adrenalina, no prazo de um a cinco minutos, reverto quase totalmente o quadro de anafilaxia – ou permito que essa pessoa vá ao hospital completar o tratamento”, destacou Chigres.

“Não é só sobre o acesso à adrenalina. Preciso de um dispositivo que facilite o uso. E a caneta brasileira pode ser aplicada, na parte lateral da coxa, por uma pessoa que não tem formação em saúde.”

Segundo Chigres, a estimativa é que a caneta de adrenalina autoinjetável desenvolvida por pesquisadores brasileiros chegue ao mercado nacional custando em torno de R$ 400.

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

CULTURA - Borá Colab realiza festival de economia criativa, artes e empreendedorismo feminino no Parque das Dunas

O Festival Borá com Elas, realizado pela Borá Colab, ocorre no Parque das Dunas no dia 17 de novembro, das 10h às 17h30, com classificação indicativa livre. Contará com a presença de mais de 30 marcas lideradas por empreendedoras potiguares que irão expor produtos na feira de economia criativa, além de programação musical com show da banda Gracinha, DJ Brisa e DJ Marti. A programação conta ainda com três oficinas: pintura em aquarela, bordado livre e cerâmica fria, gratuitas ao público e com vagas limitadas. As inscrições ocorrerão pelo Sympla através do link (beacons.ai/boracolab).

Em 2024, O Festival Borá com Elas amplia seu impacto social ao promover a visibilidade do empreendedorismo feminino, criando um espaço de valorização e acesso a novos públicos. Em sintonia com a economia criativa e a economia da cultura, nesta edição o festival se dedica especialmente ao fomento do trabalho de mulheres em diversos segmentos, como artesanato, design, moda, gastronomia, além de artistas musicais e artífices, compartilhando seus conhecimentos nas oficinas.

Para saber mais sobre o festival e as ações da Borá Colab, acesse www.boracolab.com.br ou o instagram @boracolab

Conheça a Borá Colab
Desde 2017, a feira colaborativa Borá Colab vem evidenciando a efervescência cultural e criativa de Natal e região ao reunir marcas potiguares autorais, músicos, DJS, artistas multidisciplinares, ilustradores e muitos outros criativos. O projeto surgiu como uma alternativa ao incentivar o consumo consciente e tem como maior objetivo estabelecer a aproximação entre quem produz e quem consome, estimulando o desenvolvimento da economia pautada no consumo consciente. Ao longo desses 7 anos, foram beneficiados mais de 200 empreendedores, sendo destes 80% mulheres.

Programação
O festival tem como intuito a celebração do dia mundial do empreendedorismo feminino, celebrado no mês de novembro, e contará com exposição de 30 marcas autorais, show, DJ set, oficinas e muito mais. Veja abaixo a programação:

Feira de economia criativa - 10h às 17h30
Oficina “Criando com Cerâmica Fria” - 10h30 às 12h
Oficina de Bordado - 13h às 14h30
Oficina “Pintando com Água: aquarela para iniciantes” - 15h às 14:30
DJ Brisa - 13h30 às 15h
Banda Gracinha - 15h às 16h
DJ Marti - 16h às 17h30

Confira as marcas participantes da feira:

Elo em Cerâmica, Desvelo, Cravo Canela Tricot, Truques, Caju Maria Ateliê, Pacharte, Mari Medeiros, Karu, Ayala Arte Ancestral, Sonho de Papel, MST gastronomia e MST artesanato, Bolo com chá, Meu Barraco Boteco Bistrô, Jane Andrade sweet delicious, Eat Plants Foods - Comida Inclusiva, D'Araze Doces Saudáveis, Não Faço Pano de Prato, Dani Montoril, Nós Do Makramê, DISCOL, Alafia, Casa Reduto, Casa Pina, Tsara Patuá, Alu Light of Life, Rose Almeida - Arte & Cores, Achadinhos Brechó, Dona Criola, Carol de Santi, Baleia Mãe, Lojinha Borá e Merch Gracinha.

O “Festival Borá com Elas” é uma realização da Borá Colab, com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT) e da Fundação José Augusto (FJA), financiado pelo Edital de Projetos Multiculturais da Lei Paulo Gustavo. Esta edição também conta com o apoio do IDEMA-RN, Parque das Dunas, da Prefeitura do Natal e do mandato da Vereadora Brisa Bracchi.

Serviço:

Festival Borá com Elas
Quando? 17 de novembro, das 10h às 17h30
Onde? Parque das Dunas
Entrada: R$1,00 (valor da entrada no parque)

OPORTUNIDADE - Concurso Público para o magistério do RN segue com inscrições abertas


As inscrições para o Concurso Público da Secretaria da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC-RN) seguem abertas até o dia 21 de novembro de 2024, às 16h, horário de Brasília. Com taxa de inscrição fixada em R$ 150,00, o certame busca preencher 598 vagas para cargos no magistério público, com atuação nas diversas Diretorias Regionais de Educação do estado, as Direcs.

O concurso terá quatro etapas, sendo a primeira a realização de prova objetiva e discursiva, que tem caráter eliminatório e classificatório. A segunda será a avaliação de títulos, apenas com caráter classificatório. Por fim, as últimas duas serão a perícia médica e a heteroidentificação, respectivamente.

A prova objetiva contará com 65 questões, sendo 20 de língua portuguesa, 10 de Fundamentos da educação, 5 de raciocínio lógico-matemático, 5 de direitos humanos, ética e cidadania, além de outras 25 questões de conhecimentos específicos que será em conformidade com o conteúdo programático de cada cargo e disciplina escolhido pelo candidato. Esta será realizada no dia 19 de janeiro de 2025, das 13h às 18h.

Documentação e Requisitos
Para efetuar a inscrição, o candidato deve acessar o site da FGV, a banca organizadora do concurso: https://conhecimento.fgv.br/concursos/seec.rn24. Feito isso, é preciso preencher o Requerimento Eletrônico de Inscrição. Os inscritos deverão pagar a taxa por boleto bancário até o dia 22 de novembro de 2024. Além do pagamento, os candidatos deverão atender a uma série de requisitos no momento da posse, como comprovação de escolaridade mínima de Nível Superior, de acordo com a área pretendida, quitação com obrigações eleitorais e militares (para candidatos do sexo masculino), e estar apto física e mentalmente para as atividades. É importante destacar que no ato da inscrição o candidato precisa indicar a opção de cargo e especialidade além da sede da Diretoria Regional (Direc) que deseja atuar.

Vagas e Reservas
O concurso conta com um total de 598 vagas distribuídas em várias especialidades para ampla concorrência e com reserva de 10% para pessoas com deficiência e 20% para candidatos negros, conforme as leis vigentes. Os cargos abrangem várias disciplinas e especialidades, como professores de artes, ciências biológicas, educação especial-intérprete de libras, educação física, filosofia, física, geografia, história, língua espanhola, língua inglesa, língua portuguesa, matemática, pedagogia para os anos iniciais, pedagogia para educação especial, química, ensino religioso, sociologia, curso técnico de nível médio em administração, curso técnico de nível médio em informática e suporte pedagógico.

Resultados e Publicações
O resultado preliminar da prova objetiva será publicado no site oficial do concurso até o início de fevereiro de 2025, e os candidatos terão um prazo de dois dias úteis para entrar com recurso. O resultado definitivo, após recursos, e o resultado final do concurso, após a avaliação de títulos, serão homologados no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte e no site da FGV.

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

INOVAÇÃO - Aeroportos passarão a ter salas especiais para passageiros autistas


A criação de um programa para ajudar passageiros com transtorno do espectro autista (TEA) e outras neurodivergências no deslocamento pelos aeroportos foi anunciada pelo governo federal, nesta terça-feira (5). A expectativa é implantar 20 salas especiais para este público até 2026. Além de acolhedoras, elas terão adaptações voltadas aos cerca de 200 mil passageiros com essas características, que circulam anualmente pelos aeroportos brasileiros.

De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, a iniciativa visa dar melhores condições não apenas às pessoas com neurodivergências, mas também a seus familiares, conforme lembrou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

“Eu tenho, como afilhado, uma pessoa com espectro autista. Sei, portanto, o que significa uma iniciativa comAo esta. Este gesto simboliza muito bem o que precisamos no Brasil: o olhar para o bem estar social, para aqueles que precisam de uma atenção não só do poder público, mas do poder privado”, disse o ministro ao lançar um desafio: “A concessionária que fizer as três primeiras salas terá olhar diferenciado na premiação dos melhores aeroportos do ano”, destacou o ministro.

MUDANÇAS - CNJ lança painel de acompanhamento de processos sobre racismo


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou nesta terça-feira (5) um painel para acompanhamento de processos sobre crimes de racismo em todo o país.

De acordo com dados da plataforma, há 11.620 processos em tramitação em todo o país. A Bahia lidera o ranking, com 4,9 mil ações em andamento (42%). Em seguida, aparecem os estados do Paraná (767), Minas Gerais (682) e Santa Catarina (636).

O levantamento também revela de há 74 mil pessoas negras no Judiciário, sendo 2,4 mil magistrados e 71,6 mil servidores. O número de juízes negros representa 13,2% do total de magistrados. O percentual de servidores negros é de 25,5%.

Mais cedo, durante a abertura da sessão do CNJ, o presidente do conselho e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, disse que a magistratura brasileira é predominantemente branca e que há déficit de representatividade de pessoas negras no Poder Judiciário.

Ao citar que o Judiciário reflete as marcas históricas da exclusão de pessoas negras, Barroso disse que o CNJ já conseguiu com parceiros da iniciativa privada 750 bolsas de estudo para candidatos negros que ficarem entre os primeiros colocados no Exame Nacional da Magistratura (Enam). Cerca de R$ 7 milhões foram levantados para custear as bolsas.

terça-feira, 5 de novembro de 2024

COTIDIANO - Feirão Limpa Nome oferece descontos de até 99% em dívidas no RN


A Serasa iniciou, na segunda-feira (28), um novo mutirão nacional para negociação de dívidas. O Feirão Serasa Limpa Nome tem mais de mil empresas parceiras, como bancos, empresas de telefonia, de água, energia e gás, com descontos de até 99% nos valores. Nesta edição, os consumidores podem negociar várias dívidas de uma vez.

O feirão permite que consumidores negociem dívidas diretamente pelo site ou aplicativo da Serasa, oferecendo a possibilidade de quitação sem necessidade de deslocamento e em até três minutos.

Em Natal, também existe a opção de atendimento presencial na agência do Correios, na Cidade Alta. No local estão especialistas em finanças para auxiliar o público interessado em negociar suas dívidas.

“Sabemos que muitos brasileiros ainda têm dificuldades com os meios digitais e, por isso, estamos enviando especialistas para atendê-los. O objetivo é levar orientações sobre as formas de lidar com o dinheiro e dicas para uma vida financeira mais saudável”, explica Aline Maciel, gerente da plataforma Serasa Limpa Nome.

O mutirão, que vai até o dia 29 de novembro, terá mais de 550 milhões de ofertas em todo o Brasil, com descontos e parcelamentos de acordo com cada orçamento. Segundo a Serasa, este será o maior mutirão da história.

Pela primeira vez, os consumidores que possuem mais de uma dívida podem reunir débitos em uma única forma de pagamento.

"Com as contas dispersas, é difícil acompanhar todas as datas de pagamento e ter todos os valores em mente o tempo todo. Ao consolidar as dívidas num só documento, reduzimos o risco de o consumidor se perder, ter de pagar juros e multas por atraso e ainda ficar com o nome negativado”, explica Aline.

Como negociar?

1. Baixar o app da Serasa:
Depois de fazer o download do aplicativo da Serasa no celular (disponível para Android e iOS), digite o seu CPF e preencha um breve cadastro. Ao acessar a plataforma, todas as informações financeiras do consumidor já aparecerão na tela, como a existência de possíveis dívidas e a pontuação do Serasa Score.

2. Escolher oferta:
Após selecionar a opção “Ver detalhes”, é possível verificar as condições oferecidas para pagamento com o desconto do Serasa Limpa Nome já aplicado. Basta clicar em uma das dívidas disponíveis e ver as opções para renegociar cada débito.  Para fazer um acordo, clique no campo “Negociar” em cada uma delas.

3. Revisar e finalizar acordo:
O consumidor deve escolher a opção que desejar e a forma de pagamento de sua preferência. Caso seja boleto, você pode copiar o código, baixar ou solicitar o envio via WhatsApp. Se optar pela opção do Pix, selecione o dia para vencimento e a quantidade de parcelas desejada. Depois, confirme as informações, revisando todas as condições apresentadas, e clique em “Fechar acordo”.  

4. Fazer pagamento do débito:
Ao fechar seu acordo, o pagamento deve ser realizado de acordo com as condições definidas na etapa anterior. Para pagar com o Pix, clique em “Copiar chave Pix” e cole no aplicativo da instituição bancária para prosseguir.   

BRASIL - Novembro terá três feriados nacionais este ano


A partir deste ano, o mês de novembro contará com três feriados nacionais. Até então considerado feriado em diversas cidades e em alguns estados do país, por meio de leis locais, o dia 20 de novembro estreia em 2024 como data a ser respeitada em todo o Brasil como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Em dezembro de 2023, após aprovação do Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que torna o 20 de novembro feriado nacional. A data remete ao marco da morte do líder do Quilombo dos Palmares - um dos maiores do Brasil durante o período colonial, de resistência contra a escravização negra no país.

Ensino nas escolas

Desde 2003, as escolas passaram a incluir o ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo. Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff oficializou o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. É para destacar a importância da cultura afro-brasileira e da luta contra o racismo no país. Mesmo sendo data comemorativa, o dia não era considerado feriado.

Os outros feriados nacionais caem nos dias 2 e 15 de novembro. Este sábado (2) é o Dia de Finados, uma data reservada para que a população preste homenagens aos mortos. Fazem parte da tradição a visita a cemitérios e celebrações religiosas.

Já no dia 15 - uma sexta-feira - os brasileiros celebram a Proclamação da República. Este feriado lembra 1889, quando o Marechal Deodoro da Fonseca assinou o Decreto 1, marcando o fim da monarquia e o início da república no Brasil.

Além das datas nacionais, outros feriados estaduais e municipais podem existir pelo país em novembro.

No Distrito Federal, por exemplo, o dia 30 de novembro é feriado pelo Dia do Evangélico, de acordo com a Lei Distrital nº 963/1995. Em 2010, em seu segundo mandato, Lula sancionou lei instituindo a data como Dia Nacional do Evangélico, mas não é considerado feriado nacional.

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

EDUCAÇÃO - Enem 2024: confira documentos aceitos nos dois dias de provas


Os participantes brasileiros do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 devem levar ao local das provas indicado no Cartão de Confirmação da Inscrição um documento válido com foto para identificação – impressos ou digitais, emitido por órgãos brasileiros, como a carteira de identidade, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). As provas do Enem 2024 serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Os documentos podem ser apresentados no formato digital no próprio celular do candidato pelo aplicativo oficial do documento, como Carteira de Identidade Nacional (CIN), RG digital; o e-Título, que é a via digital do título eleitoral; a CNH digital – versão digital da Carteira Nacional de Habilitação; ou no app Gov.br, na sessão Meus Documentos.

Se for apresentada a versão digital, o candidato deve verificar com antecedência se o aplicativo está atualizado e funcionando corretamente para evitar contratempos nos dias das provas.

Para o participante estrangeiro acessar a sala de aplicação das provas é obrigatória a apresentação de um dos documentos de identificação oficial e original com foto, como passaporte e identidade expedida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, entre outros documentos.

Sem documento de identificação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avisa que o participante não poderá permanecer no local de aplicação das provas.
Situações

Em caso de perda ou extravio de documentos físicos, o boletim de ocorrência (B.O.) expedido por órgão policial não será mais aceito, diferentemente de edições anteriores, com o objetivo de garantir mais segurança ao exame. Nessas situações, será necessário apresentar uma versão digital dos documentos aceitos ou de outro documento de identidade com foto válido.

Cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas, fotos de documentos digitais apresentadas fora de seus aplicativos oficiais ou que não tenham foto não serão aceitos pelo fiscal de sala.

De acordo com o edital do Enem 2024, o participante que apresentar a via original do documento oficial de identificação danificada, ilegível, com fisionomia diferente que não permita a completa identificação dos seus caracteres essenciais ou de sua assinatura poderá prestar as provas, desde que se submeta à identificação especial.

Nessa situação, um colaborador contratado para trabalhar no dia da aplicação da prova do Enem deverá fazer a coleta de informações pessoais e a captura de foto da face do participante e do documento de identificação apresentado, nas dependências físicas onde será realizado o exame.

Em caso de o participante usar máscara de proteção à doença infectocontagiosa, será necessária a retirada do item do rosto para identificação.