Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 22 de maio de 2024

MACAU - Documentário “Sábado é Dia de Feira” será lançado no sábado (25).

No próximo sábado (25), a fotógrafa e cineasta Laíne Paiva lançará o documentário “Sábado é Dia de Feira” no Centro de Cultura Porto de Ama, no município de Macau. O evento incluirá um pocket show do músico Zelitto Coringa, autor da trilha sonora original do filme. O documentário explora a vida dos comerciantes do Mercado Público de Macau, mostrando suas lutas diárias e histórias pessoais.

Laíne Paiva, que além de dirigir também roteirizou e produziu o documentário, explica que o projeto é uma continuidade de um trabalho fotográfico anterior com o mesmo nome. Inicialmente, ela fotografava os feirantes de Macau, mas devido às restrições sanitárias da Covid-19, o projeto foi transformado em uma exposição online.

“Alguns desses feirantes, que conheço desde criança, faleceram nos últimos anos. Quando surgiu a oportunidade de participar de uma chamada pública para realizar um projeto audiovisual, não hesitei. Esta é uma forma de homenagear essas pessoas que, através de seus relatos, contam também a história de Macau“, diz Laíne.

O documentário também será lançado online no YouTube e terá pré-estreias nas escolas municipais Padre João Penha Filho e Edinor Avelino.

O projeto audiovisual foi realizado por meio do Edital n° 005/2023 PMM/SEMEC de Apoio ao Audiovisual, com recursos federais da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Macau.

Opoti

terça-feira, 21 de maio de 2024

ALERTA - Estudo mostra 31 cidades do RN, incluindo municípios do Vale do Açu, com risco de desastres ambientais, saiba quais são.

municípios do Vale entre as cidades com risco de desastre ambiental. Foto: internet

As mudanças climáticas intensificadas pela ação humana têm aumentado a ocorrência de desastres ambientais em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. Um estudo do governo federal mapeou 1.942 municípios brasileiros suscetíveis a deslizamentos de terra, alagamentos, enxurradas e inundações. Esse número representa quase 35% dos municípios do país. O Rio Grande do Norte é um dos estados mais afetados, com 31 municípios em situação de risco.

O levantamento, publicado em abril deste ano, revisou a metodologia anterior, incorporando novos critérios e bases de dados, o que resultou em um aumento de 136% no número de municípios considerados vulneráveis em comparação com 2012, quando eram 821. Com os novos dados, os estados com maior proporção de população em áreas de risco incluem Bahia (17,3%), Espírito Santo (13,8%), Pernambuco (11,6%), Minas Gerais (10,6%) e Acre (9,7%). Em contraste, o Distrito Federal (0,1%), Goiás (0,2%), Mato Grosso (0,3%) e Paraná (1%) têm as populações mais protegidas.

A Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, ligada à Casa Civil da Presidência da República, coordenou o estudo, que foi solicitado em função das obras previstas no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Este programa prevê investimentos em infraestrutura em todo o país.

Ainda de acordo com o estudo, as populações mais pobres são as mais vulneráveis aos desastres ambientais. A urbanização rápida e desordenada e a segregação sócio-territorial têm levado as populações carentes a ocuparem áreas inadequadas e perigosas. Entre 1991 e 2022, o Brasil registrou 23.611 desastres ambientais, resultando em 3.890 óbitos e 8,2 milhões de desalojados ou desabrigados.

O estudo recomenda uma série de ações ao Poder Público para minimizar os danos de futuros desastres, incluindo a ampliação do monitoramento e dos sistemas de alerta, a atualização anual dos dados e a divulgação das informações.

Veja os municípios potiguares que aparecem na lista de risco de desastres naturais:

Açu;
Alto do Rodrigues;
Apodi;
Caicó;
Canguaretama;
Carnaubais;
Ceará-Mirim;
Felipe Guerra;
Goianinha;
Ipanguaçu;
Jandaíra;
Jardim de Piranhas;
João Câmara;
Jucurutu;
Luís Gomes;
Macaíba;
Macau;
Mossoró;
Natal;
Nísia Floresta;
Nova Cruz;
Parnamirim;
Patu;
Pendências;
Porto do Mangue;
Santa Maria;
São Gonçalo do Amarante;
Tibau do Sul;
Touros;
Várzea;
Venha-Ver.

opoti.com.br

domingo, 19 de maio de 2024

ESPORTE - ABC goleia o Ferroviário por 4 a 0 e deixa a zona de rebaixamento da Série C

O Ferroviário segue sem vencer na Série C do Brasileiro. Em casa, o Tubarão da Barra foi goleado pelo ABC-RN por 4 a 0 no Estádio Presidente Vargas, neste domingo (19). Jenison, Gabriel Santiago e Matheus Blade (2) marcaram para os visitantes, que não diminuíram a pressão diante da equipe cearense e conquistaram a primeira vitória na competição.

GE

RS - Por causa das enchentes, emissora de TV em Porto Alegre encerra atividades

Realmente não está sendo nada fácil para os gaúchos que viram suas vidas mudarem drasticamente em virtude da maior tragédia que assolou o estado do Rio Grande do Sul, onde mais de 400 municípios tiveram bairros inteiros atingidos pelas enchentes.

A RDC TV, por exemplo, que nasceu em 2018, e com sede localizada no Quarto Distrito, região de alto risco de inundação, demitiu todos os funcionários e encerrou contrato com fornecedores em virtude de ter sua sede invadida pelas águas perdendo todos os equipamentos.

Em entrevista dada ao portal Coletiva.Net, o CEO da emissora, Marcio Irion, afirmou que por conta dos estragos, não há condições do canal se manter e voltar a realizar transmissões devido a inundação, que causou danos em todos os equipamentos da casa.

"Estamos fora do ar desde o primeiro dia (de enchente), perdemos tudo, o estúdio está debaixo d'água”, disse. Segundo ele, a emissora está sem condições de se manter e voltar a realizar transmissões e a única solução foi encerrar as atividades da emissora.