Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 19 de novembro de 2024

SORTE - Mega-Sena acumula e irá sortear prêmio de R$ 18 milhões


Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.798 que foram sorteadas na noite desta terça-feira (19) no Espaço da Sorte, em São Paulo. O prêmio da faixa principal acumulou e está estimado em R$ 18 milhões.


Os números sorteados foram: 03 – 09 – 18 – 54 – 59 – 60

TN

EMPREENDEDORISMO - Mais de 30% das empresas do RN são lideradas por mulheres

Celebrado no dia 19 de novembro, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino reforça a necessidade de discutir medidas para ampliar o espaço das mulheres nos negócios. Em 2023, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE, o Rio Grande do Norte tinha 119 mil empreendedoras. Apesar de já responderem por cerca de 32% das empresas do estado, estudo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio RN) mostra que elas ainda enfrentam muitos desafios de gênero.

Desenvolvida pela Câmara da Mulher Empreendedora – Fecomércio Com Elas, a pesquisa “Perfil e Desafios das Empreendedoras do Rio Grande do Norte” apontou que a falta de acesso a capital (63,7%) e conciliar vida pessoal e profissional (40,8%) são os principais desafios enfrentados pelas empresárias do RN. Além disso, de acordo com as entrevistadas, faz-se necessário investir em políticas de incentivo (48,3%), ampliar o acesso a financiamentos (45,3%) e promover capacitações específicas para mulheres (41,3%).

“Apesar de todas as dificuldades, mais de 84% das empreendedoras do estado são mães que encontraram nos negócios uma forma de mudar a vida de suas famílias. Estamos falando de mulheres que muitas vezes começaram a empreender por necessidade, que não tiveram a oportunidade de colocar tudo na ponta do lápis e formalizar suas empresas, por exemplo; então as capacitações promovidas pela Câmara Fecomércio Com Elas podem fazer toda a diferença”, ressaltou a coordenadora da Câmara, Sâmela Gomes.

A instalação da Fecomércio COM ELAS no RN foi a partir da criação da Câmara Brasileira das Mulheres Empreendedoras do Comércio (CBMEC), da Confederação Nacional do Comércio. “A Fecomércio é uma das poucas federações que tem um grupo que fale especificamente do empreendedorismo feminino, seguindo o exemplo da CNC, que entende a necessidade de investir em iniciativas que promovam o ambiente favorável aos negócios”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Projeto Conectando Mulheres fomenta o empreendedorismo feminino

Para ampliar o espaço das mulheres no mundo corporativo, a Câmara da Mulher Empreendedora – Fecomércio Com Elas criou o projeto Conectando Mulheres, que leva cursos gratuitos sobre gestão de negócios e empreendedorismo feminino para municípios de todo o estado. Iniciado em 2023 e ministrado por profissionais do Senac RN, o projeto já empoderou mais de 400 mulheres em 18 cidades do Rio Grande do Norte. De acordo com a instrutora Vyctoria Carvalho, o objetivo é incentivar tanto quem já empreende quanto quem quer começar.

“A ideia é que elas possam alcançar uma maior independência financeira e diminuir a desigualdade de gênero, que ainda é algo muito presente na nossa realidade. Esse projeto tem muito êxito por unir o saber técnico com o saber da prática, do dia a dia de mulheres que empreendem e muitas vezes começaram por necessidade. Quando elas conhecem as ferramentas e técnicas de gestão, conseguem prosperar e ter ainda mais sucesso nos negócios”, explicou a instrutora do Senac RN.

Capacitações já beneficiaram 400 mulheres em 18 cidades do RN

A manicure Lucimar Costa é uma das mulheres que teve sua vida transformada pelas capacitações do Senac RN. Ela aprendeu a fazer unhas aos 14 anos de idade, quando foi matriculada pela mãe em um curso da instituição: “minha mãe nunca ia imaginar que esse curso me faria tão bem. Minha mãe faleceu, meu esposo me deixou, mas eu criei minhas três filhas sendo manicure. Elas eram todas pequenas, mas fazendo unha eu conseguia ficar em casa e dar conta delas”.

Agora, aos 57 anos, Lucimar é uma das alunas da turma do bairro de Cidade da Esperança que se formou pelo projeto Conectando Mulheres. Para ela, a capacitação reacendeu a vontade de investir em seu negócio. “Esse curso foi uma luz, estou pretendendo até modernizar meu salão, trabalhar com unhas em gel. Cada aula abriu uma porta, foi incrível, aprendi o que é empreendedorismo, como administrar meu comércio, o que melhorar, qual é a meta que eu vou ter e muito mais”, destacou a manicure.

A crocheteira Katiana Dias, de Mossoró, também teve a oportunidade de participar do projeto Conectando Mulheres. Segundo ela, a capacitação é uma ótima oportunidade para quem deseja gerar renda extra e conquistar mais independência financeira. “O Senac está de parabéns por essa oportunidade que está dando às mulheres, principalmente muitas donas de casa, que começam a empreender porque não podiam trabalhar fora de casa por causa da família”, finalizou Katiana.

Ponta Negra News

CULTURA - 11ª Mostra de Cinema de Gostoso apresenta programação da mostra competitiva; confira


A Mostra de Cinema de Gostoso se consolidou como um evento único no Brasil, ao promover a exibição de filmes a céu aberto na sala de cinema montada na paradisíaca praia do Maceió, em São Miguel do Gostoso (RN), aliando conforto e alta qualidade de projeção. Este ano, a 11ª edição acontece de 22 a 26 de novembro.

Com uma equipe de curadoria renovada e diversa, a Mostra de Cinema de Gostoso conta com os novos olhares de Janaína Oliveira, Mariana Souza e Carine Fiúza, que se juntam a Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld no trabalho de seleção dos filmes e de montagem da programação.

Ao longo de cinco dias, o público da Mostra de Cinema de Gostoso assistirá aos mais recentes lançamentos cinematográficos em uma sala de cinema de alta tecnologia, montada ao ar livre na Praia do Maceió. Com 700 espreguiçadeiras, tela de 12m x 6,5m, projeção com resolução 2K e 4K e som 7.1, a sala recebe exibições da MOSTRA COMPETITIVA que concorrem ao Prêmio do Público, definido pelo voto do popular, e ao Prêmio da Crítica, concedido por jornalistas presentes na Mostra.

Na Mostra Competitiva, serão exibidos os longas-metragens: TIJOLO POR TIJOLO, de Victória Álvares e Quentin Delaroche; O DESERTO DE AKIN, de Bernard Lessa; KASA BRANCA, de Luciano Vidigal e MANAS, de Marianna Brennand.

Oito curtas farão parte da Mostra Competitiva: YBY KATU, de Geyson Fernandes, Jessé Carlos, Kaylany Cordeiro, Ladivan Soares e Rodrigo Sena; HOJE EU SÓ VOLTO AMANHÃ, de Diego Lacerda; CALUIM, de Marcos Alexandre; AXÉ MEU AMOR, de Thiago Costa; BATI DA VILA, de Raquel Cardozo; CHIBO, de Gabriela Poester e Henrique Lahude; RAPOSA, de Margot Leitão e João Fontenele e PEQUENAS INSURREIÇÕES, de William de Oliveira.

A 11ª Mostra de Cinema de Gostoso é apresentada pelo Ministério da Cultura, Petrobras, Salinor e Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Conta com o patrocínio da Coca-Cola, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Estado da Cultura – SECULT, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo e Banco do Nordeste.

Apoio institucional: Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso. Apoio: Emprotur, Visite RN, IDEMA, VESTAS, Pousada dos Ponteiros, Restaurante Balica, Sebrae-RN, Serveng, Inter TV, APAN, Mistika e DOT. Produção: Heco Produções e CDHEC

Dia 23/11 – 20h30 – Sala ao ar livre

Tijolo por Tijolo
Documentário, 103 min, PE, 2024, Livre
Direção Victória Álvares e Quentin Delaroche
Sinopse:
Durante a pandemia, Cris perdeu o emprego e a casa devido a um risco de desabamento. Grávida do quarto filho e em busca de uma laqueadura, ela trabalha como microinfluenciadora digital, enquanto tenta reconstruir a casa e reestruturar a vida.

O Deserto de Akin
Ficção, 78 min, ES, 2024, 12 anos
Direção Bernard Lessa
Sinopse:
Akin é um dos médicos cubanos trabalhando no Brasil em 2018. Com as eleições, a cooperação entre o Brasil e Cuba chega ao fim. Os médicos são convocados a retornar ao seu país de origem. Akin está em uma encruzilhada. Voltar para Cuba ou se estabelecer no Brasil?

Dia 24/11 – 20h30 – Sala ao ar livre

Bati da Vila
Documentário, 13 min, RN, 2024, Livre
Direção Raquel Cardozo
Sinopse:
“Bati da Vila: Memórias que Azeitam uma Tradição” traça o conhecimento de Dona Nicinha e das famílias mais antigas da Vila de Ponta Negra, mostrando o processo e a importância da produção do azeite do Bati, valorizando a memória e o conhecimento ancestral da cidade de Natal (RN).

Hoje Eu Só Volto Amanhã
Animação, 24 min, PE, 2024, 12 anos
Direção Diego Lacerda
Sinopse:
Nas ladeiras de Olinda, Marina busca o êxtase carnavalesco. Seu trajeto é visto através dos olhos de dez personagens diferentes e para cada um deles um(a) diretor(a) empresta seu olhar artístico. Mas, no meio de tanta gente, como encontrar o Carnaval?

Caluim
Ficção, 11 min, BA, 2023, Livre
Direção Marcos Alexandre
Sinopse:
Uma atriz negra recebe um tratamento bem peculiar em um set de filmagem composto por uma equipe branca.

Axé Meu Amor
Ficção, 18 min, PB, 2024, Livre
Direção Thiago Costa
Sinopse:
Mãe Bené acorda de um pesadelo e descobre que a vida de sua mãe de santo está por um fio. Em um jogo de búzios, descobre que tem de fazer sua última obrigação de 21 anos de santo. Antes que o pior aconteça, embarca numa viagem em busca do seu sagrado.

Kasa Branca
Ficção, 95 min, RJ, 2024, 12 anos
Direção Luciano Vidigal
Sinopse:
Dé é um adolescente negro da periferia da Chatuba, Rio de Janeiro, que recebe a notícia de que sua avó, Almerinda, está na fase terminal da doença de Alzheimer. Ele tem a ajuda de seus dois melhores amigos, Adrianin e Martins, para enfrentar o mundo e aproveitar os últimos dias de vida com ela.

Dia 25/11 – 20h30 – Sala ao ar livre

Yby Katu
Ficção, 18 min, RN, 2024, Livre
Direção Kaylany Cordeiro, Jessé Carlos, Ladivan Soares, Geyson Fernandes e Rodrigo Sena
Sinopse:
Enquanto os indígenas do Katu vivenciam mais um dia de suas jornadas, Fernanda enfrenta os mesmos problemas na escola.

Chibo
Documentário, 18 min, RS, 2024, 10 anos
Direção Gabriela Poester e Henrique Lahude
Sinopse:
Na fronteira entre Brasil e Argentina, uma família vive às margens do rio Uruguai e trabalha com chibo – travessia clandestina de mercadorias para subsistência, comércio e pessoas. Dani, a filha mais velha, está prestes a concluir o ensino médio e enfrenta as decisões dessa fase da vida.

Raposa
Ficção, 15 min, CE, 2024, 14 anos
Direção Margot Leitão e João Fontenele
Sinopse:
Em uma pequena casa do interior do Ceará, mora Raposa, uma mulher de jeito peculiar que chama atenção de Lelé, um diarista que trabalha na casa ao lado. A relação entre os dois muda a partir de sons estranhos vindos da casa de Raposa.

Pequenas Insurreições
Ficção, 13 min, PR, 2023, Livre
Direção William de Oliveira
Sinopse:
Na sala de espera de uma agência de babás, um grupo de mulheres decide firmar um pacto.

Manas
Ficção, 101 min, PE, 2024, 14 anos
Direção Marianna Brennand
Sinopse
Marcielle, jovem de 13 anos que vive na Ilha do Marajó (PA), começa a entender que o futuro não lhe reserva muitas opções. Encurralada pela resignação da mãe e movida pela idealização da irmã que partiu, decide confrontar a engrenagem violenta que rege sua família e as mulheres da comunidade.

TN

REGIONAL - Mar pode subir até 1,1m até fim deste século e cinco cidades do RN correm risco de inundação


As cidades Areia Branca, Guamaré, Galinhos, Caiçara do Norte e Macau sofrem o risco de inundação até o fim deste século, e lugares como Caiçara do Norte podem precisar ser removidos do sítio atual nesses casos, já que a cidade inteira poderia ser coberta por água, segundo o professor da UFRN, Marco Túlio Diniz. “A prévia mostra que o risco de inundação é bem preocupante,” afirma.

De acordo com Marco, a inundação seria como a que acometeu Ponta Negra neste ano, quando a água lentamente alagou ruas e quebrou calçadas. O professor explica que as cidades precisam se adaptar ao risco e pensar alternativas para deslocar parte do sítio urbano que ocupa a orla de forma inadequada.

A informação é baseada nos dados do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) e uma pesquisa do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN). O mar pode subir até 1.1 metros até o fim deste século. O estudo investiga esse risco em oito cidades da costa semiárida do Rio Grande do Norte: Grossos, Areia Branca, Guamaré, Galinhos, Caiçara do Norte, Macau, Porto do Mangue e São Bento do Norte.

Desde 2023 a equipe utiliza drones para simular cenários de inundação, seguindo o padrão do IPCC. As imagens feitas são analisadas com o objetivo de determinar quais correm mais perigo. A primeira cidade a ter os dados publicados foi Grossos, que não apresenta um risco alto, de acordo com o professor do Ceres e coordenador da pesquisa, Marco Túlio Diniz.

Aquecimento

A mudança do nível do mar é causada pelo derretimento de geleiras e pelo aumento da temperatura da água, ambos fenômenos provocados pelo aquecimento global, muitas vezes em conjunção com impactos ambientais instigados pela atuação humana.

Marco espera que até o fim do próximo ano, todos os dados da pesquisa estejam publicados. Os outros pesquisadores liderando o projeto são José Yure Santos, também do Ceres, e Paulo Victor Araújo, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Informações: Tribunadonorte via Portal da UFRN

ELEIÇÕES 2024 -Justiça Eleitoral confima data da diplomação dos eleitos do Alto Rodrigues, Pendências e Carnaubais.

 

A Justiça Eleitoral já confirmou para o dia 19 de dezembro de 2024, a data oficial para a diplomação das prefeitas, prefeito, vereadores (e suplentes) eleitos de Alto do Rodrigues, Pendências e Carnaubais, cidades que compõem a 47ª Zona Eleitoral.

Sob a presidência do Juiz Eleitoral, Dr Nilberto, serão diplomados para o Executivo (Dra Raquel/Richard Vannute, prefeita e vice de Alto do Rodrigues; Dra Lays/Gilberto, prefeita e vice-prefeito de Pendências; Dr Gleudinho/Wanderley, prefeito e vice-prefeito de Carnaubais), serão diplomados os 9 vereadores eleitos de Alto do Rodrigues e Carnaubais (e seus respectivos suplentes). Assim como os 11 vereadores e suplentes da cidade de Pendências.

Boa sorte e desejamos um mandato excelentes à todos, quem vai ganhar com isso é a população.